Varadero: tudo que você precisa saber para conhecer o caribe cubano

Sabe aquele destino que não tem erro? Varadero em Cuba certamente é um desses!

Situado a somente 140 km de distância da capital cubana, Havana, o mais badalado balneário do país atrai visitantes de todos os cantos do mundo. A península de apenas 20 km é cercada pelo Mar do Caribe de todos os lados, o verdadeiro paraíso na terra!

Varadero é aquele lugar certo para quem quer curtir sol e mar caribenho com conforto e comodidade.

Leia neste guia

Como chegar

Onde se hospedar

Quando visitar

O que fazer

Fim de tarde no primeiro dia em Varadero

______________________________________
Siga nosso Instagram e fique por dentro das novidades @mochilacameraacao ! E mais fotos de Cuba seguindo a #mochilaemcuba

Como chegar

Transfer turístico

Em havana, assim como em outras cidades cubanas, existem diversas agências de turismo que oferecem o transfer diretamente para sua hospedagem em Varadero. Se estiver indo na alta temporada procure comprar com pelo menos 2 dias de antecedência.

O preço desse serviço fica na faixa de 30 a 35 CUC, porém se estiver com pouco tempo vale reconsiderar, pois os transfers vão parando em todos os resorts de Havana e o mesmo em Varadero. Ou seja, se você for um dos primeiros em Havana, vai acabar ficando um longo tempo no ônibus até que todos os outros passageiros embarquem.

Ônibus da Viazul

Diariamente saem ônibus da empresa Viazul de vários cantos do país. Eu não utilizei o transporte, mas vi ônibus bem novos circulando nas cidades onde passei. Porém, pelo que conversei com quem utilizou o único problema são os atrasos nos horários. A viagem acaba levando mais tempo que o normal devido as muitas paradas e até mesmo atrasos para iniciar a viagem em si.

Está achando Cuba um país interessante? Encontre passagens aéreas para Havana e ainda parcele em até 12x sem juros!

É possível comprar a passagem diretamente pelo site da Viazul em www.viazul.com. Após a confirmação de pagamento, você vai receber um comprovante por email que deverá ser apresentado no embarque (você deverá chegar com uma hora de antecedência).

É possível também comprar a passagem direto nos terminais da Viazul, assim você terá o bilhete em mãos na hora. Mas fique atento com a disponibilidade e não deixe para comprar em cima da hora.

Dica: Não esqueça de ter seu passaporte em mãos, pois certamente será solicitado para embarcar.

Táxi coletivo

Essa é a forma mais rápida e prática de se locomover em Cuba de maneira geral. Se você não quiser pagar o preço de um táxi particular (táxi em Cuba é bem caro), existe essa opção de táxi coletivo que é bem utilizada no país por turistas e cubanos.

Eu utilizei essa forma quando saí de Trinidad em direção a Varadero. O meu táxi coletivo era meio velhinho, mas deu super certo. O motorista passou na casa que eu estava hospedada na hora marcada e me deixou na porta do hotel em Varadero.

Leia tudo que você precisa saber antes de viajar para Cuba: guia de viagem!

Pegar um táxi coletivo é uma ótima para quem estiver em grupo, dá para negociar e fechar um táxi para vocês. Peça indicação na casa que estiver hospedado, eles sempre tem alguém de confiança para indicar..

Dica: Só fiquem atentos para as condições dos veículos, se notar que o carro está velho demais e não tiver nem cinto de segurança, é melhor considerar.

Onde se hospedar

Resorts

Varadero possui a maior rede hoteleira de Cuba. São diversas opções para bolsos diferentes. A grande maioria dos resorts ficam na faixa dos 4 ou 5 estrelas. Sendo no sistema all inclusive, com muita estrutura de lazer para todo viajante.

Para quem deseja curtir Varadero com conforto eu não recomendaria nada diferente do que ficar em resort, então entre as opções disponíveis atente se para:

  • Os resorts localizados no extremo da península de Varadero são os mais luxuosos, onde somente existe estrutura de resorts mesmo. Sem comércios.

Meliá Las Américas – Resort só para adultos que oferece banheira de hidromassagem, 4 piscinas, sauna e academia.
A propriedade conta com cabeleireiro e loja de presentes. Você também pode desfrutar de comida japonesa, pratos internacionais, frutos do mar e carnes em um dos 5 restaurantes, bem como tomar uma bebida em um dos 6 bares.

Blau Varadero Hotel – Resort só para adultos oferece piscina ao ar livre, quadra de tênis, academia e balcão de turismo com equipe que fala alemão, inglês, espanhol e francês.

Reserve aqui sua hospedagem no Blau Varadero Hotel

Iberostar Selection Varadero – O resort oferece piscina ao ar livre e centro de spa, além de parquinho infantil e instalações para esportes aquáticos. O local também oferece serviço de babá e lojas.

  • Já mais no início da península e no centro ficam os resorts mais simples, com preço mais acessível e inclusive a forma pela qual os cubanos optam quando querem passar férias em Varadero.
Villa Tortuga
Piscina do Villa Tortuga | Foto: Alessandra Siqueira

Eu me hospedei em um resort da categoria simples, o Villa Tortuga. Passei 2 noites no Villa Tortuga, sendo uma delas a noite de Ano Novo por USD 253,38 o casal. A hospedagem foi no regime all inclusive e realmente estava tudo incluso! Até mesmo bebida alcoólica. Além das áreas externas serem bem bonitas.

As refeições eram muito bem servidas, tinha várias atrações para crianças e opções de entretenimento incluso. Além de entrada exclusiva para a praia.

Os pontos negativos que aponto são: o quarto que não era confortável: tinha cheiro de mofo (era velho demais) e o ar condicionado estava vazando. E os banheiros das áreas externas estavam na maioria das vezes sujos.

Mas como fui na alta temporada (ano novo) o preço de resorts melhores estava muito alto, então o Villa Tortuga valeu pelo custo benefício.

Para não correr o risco de pagar mais caro que o normal ou até perder as melhores opções de custo benefício, sugiro que a reserva seja feita com antecedência principalmente se for para alta temporada.

Não deixe para a última hora a sua hospedagem, reserve agora com segurança pelo Booking e garanta o melhor custo benefício!

Casas particulares

Recentemente as casas de famílias cubanas passaram a ser opção de hospedagem também em Varadero. Essa pode ser uma boa opção para quem está com o orçamento apertado, mas não quer deixar de conhecer Varadero. Eu tive excelentes experiências ficando em casa de cubanos em Havana e Trinidad, mas em Varadero resolvi ficar em hotel como mencionei anteriormente.

Nas casas particulares os preços giram em torno de 25 a 30 CUC em quarto duplo.

Você pode reservar sua hospedagem em casas particulares pelo AirBnb e o blog te dá R$130 de crédito em sua primeira viagem pelo site.

Notei que as casas particulares em Varadero ficam mais pelo centro, não sendo exatamente na beira da praia. Mas ainda assim é possível chegar a pé na praia.

Quando visitar

O clima em Varadero é o mesmo em todo o país, dividido em duas estações do ano: a seca e a chuvosa.

Não esqueça que o seguro de viagem é obrigatório em Cuba, então viaje com segurança e tranquilidade com Seguros Promo e aproveite o desconto de 5% com o cupom CAMERAEACAO5

O período de seca vai de novembro a abril, considerada como alta temporada por ter menos chuva. E com isso vem a alta de preços e menores opções de hospedagem, por exemplo.

O período de chuvas vai de maio a outubro, com aumento do calor também. Nessa época o número de turistas diminui junto com os preços. Então vale avaliar o que é mais importante para você, além da disponibilidade para viajar é claro!

Porém algo importante a se lembrar é que Cuba fica no Caribe, e com isso está na rota de ciclones e furacões que vai de julho a outubro. Com isso, é altamente recomendado evitar viajar para Cuba nesses meses.

Eu fui em dezembro e peguei tempo bom em Varadero todos os dias | Foto: Alessandra Siqueira

Como Cuba é um país tropical, não faz frio! A temperatura é quente durante maior parte do ano e o inverno é ameno.

O que fazer

Praia de uma ponta a outra

Praia de Varadero| Foto: Alessandra Siqueira

Quem procura um destino como Varadero não poderia estar procurando algo diferente do que praia não é mesmo?!

Mesmo com os resorts tendo entrada particular para as praias, as praias de Varadero são públicas. Se você não quiser ficar só no local que está hospedado e quiser conhecer outras partes de Varadero, claro que você não vai sair entrando pelos resorts que quiser e bem entender, pois existem entradas alternativas que você acessa a pé!

As praias em Varadero não tem um nome específico oficial, é tudo Varadero Beach. Porém também acabam sendo denominadas principalmente pelos nomes do resorts.

Para conhecer melhor a península, além do local que me hospedei, aluguei uma scooter para ter mobilidade e ganhar tempo! Paguei absurdos 20 CUC para 4 horas de aluguel.

Segui pela Autopista Sur até a ponta extrema da península até chegar na Marina de Varadero. De lá achei uma entrada para a praia entre o Iberostar Playa Alameda e o Paradisus Princesa del Mar. Foram somente uns 200 metros andando e estava bem tranquilo e lindo!! Além de quentinha e com “banheiras” de água na areia.

Depois fui parando e entrando em várias praias percorrendo toda a península de uma ponta a outra. E acaba que é tudo muito parecido mesmo. Tudo azul, calmo, quente e belíssimo como só o caribe sabe ser!

Varadero Beach Tour

Outra opção para quem quiser conhecer várias praias diferentes e a cidade em si, é o ônibus panorâmico que percorre a península inteira, parando em pontos estratégicos e na porta dos principais resorts.

ônibus do Varadero Beach Tour | Foto: Alessandra Siqueira

O Varadero Beach Tour custa 5 CUC por pessoa e você pode descer e subir quantas vezes quiser durante um dia inteiro.

Mansão Xanadu

Foto antiga da Mansão | Fonte: http://ttnotes.com

Esse lugar é uma das principais atrações de Varadero. A mansão foi construída por um milionário americano chama do Dupont que também comprou metade da península por volta dos anos 30, com isso ele foi transformando a região em um destino dos americanos e cubanos ricaços. Acontece que com a Revolução Cubana em 59, o governo de Fidel Castro desapropriou as mansões da região e então o milionário fugiu de Cuba abandonando sua mansão e suas terras.

O lugar então, após muito tempo fechado, foi transformado em um restaurante aberto até hoje. Em dezembro quando estive lá a Mansão estava em obras.

Mesmo que você não vá comer por lá (os preços são bem salgados), vale muito a pena a visita ao lugar que possui uma vista sensacional!!

Além disso, o campo de golf também construído do Dupont pode ser visitado e utilizado pelos praticantes do esporte.

Feirinhas de artesanato

Se você quer comprar artesanato em Cuba espere para comprar em Varadero! É sério! Varadero foi onde achei mais variedades e melhores preços de artesanato!

Existem diversas feiras com barraquinhas vendendo produtos cubanos lindos! Eu me apaixonei pelos artigos em couro! Comprei uma mochila linda por 30 CUC e um mapa mundi gigante por 65 CUC.

Ande pela Avenida 1ra e vai encontrar muita coisa, ela a principal rua da cidade e corta a corta a península do início ao fim. É nela que você encontra  os principais comércios de Varadero, como restaurantes, bancos, agências de turismo e lojas.

Carros clássicos passeando pela Av. Primera | Foto: Alessandra Siqueira

Eu amei a Plaza de Artesanos. Vale a pena.

Por aqui encerro os artigos sobre Cuba! Quem tiver qualquer dúvida sobre o país é só deixar um comentário que irei ajudar! 😉

Espero que tenham gostado e até a próxima!

Leia todos os artigos sobre Cuba

Tudo que você precisa saber antes de viajar para Cuba: guia de viagem!

Quanto custa viajar para Cuba? Guia de gastos!

O que fazer em Havana: Roteiro de 3 dias

O que fazer e como chegar em Cayo Guillermo e Cayo Coco

O que fazer em Trinidad, Cuba: Roteiro de 2 dias

Varadero: tudo que você precisa saber para conhecer o caribe cubano

↠ Planeje sua viagem com o Mochila, Câmera e Ação ↞

↠ Reserve sua estadia pelo Booking através do Blog, você não paga nada além por isso! ✌

  Reserve com segurança os melhores passeios em toda América do Sul com a DeNomades

↠ Passagens aéreas em até 12x sem juros com a ViajaNet 

↠  Viaje com segurança e tranquilidade com Seguros Promo e aproveite o desconto de 5% com o cupom CAMERAEACAO5

↠ Chegue no exterior com internet no seu celular com a EasySim4U

↠ Ganhe R$130 de crédito em sua primeira viagem pelo AirBnb

↠ Precisando de ajuda para programar seu intercâmbio sem contratar agência? Eu posso te ajudar!

↠ Roteiros personalizados?? Pergunte-me como.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.