Valle Sagrado e Machu Picchu

Bem essa parte foi sem dúvidas o auge da viagem !! A parte mais esperada e mais sensacional !! Toda expectativa é esperada é pouca diante da beleza e encanto de Machu Picchu !

21/04/2013 (Domingo): Acordamos bem cedinho pra guardar nossas mochilas no locker do hostel (é de muita ajuda, pois não precisamos levar nossas mochilas pra nosso passeio nem pra Aguas Calientes, levamos só o necessário pra 2 dias) ! É super seguro e muito recomendável !
Nosso transfer chegou 8h e partimos pra nossa esperada aventura ao Valle Sagrado !

Nossa primeira parada foi num pequeno mercadinho de Pisac, onde pudemos ver um pouco do artesanato local e seus típicos bichinhos: Lhamas e Alpacas !

Depois dali tomamos o bus e mais pra frente paramos num ponto estratégico pra apreciar a vista do Valle Sagrado, o Mirador Taray !! A Codilheira dos Antes é mesmo maravilhosa !

 Valle Sagrado

Pisac é conhecido pelo seu forte em artesanato, como cerâmica, prataria, bijus, mantas e muito mais !! Tudo produzido pelo povo do local !! Os preços também são mais em conta… e foi no famoso mercado de Pisac nossa próxima parada !

O tempo ali foi bem curto e não deu tempo de fazer muitas compras, mas tem muita coisa pra ver no local !! E sem contar a bela cultura andina !

Continuando no caminho, nosso próximo destino era o Centro Arqueológico de Pisac !! Na entrada tivemos que comprar o passe (já que não tínhamos o boleto turístico que da direito a entrada em diversos pontos) por 70 soles e o guia instruiu a quem não comprou no mercado, comprar ali chapéu e manta, pois o sol estava bem forte e sem muita sombra pra nos proteger !! Belaaaaa dica !! A manta que comprei foi minha companheira o resto da viagem !! Ela é perfeita pra essas ocasiões.. protege do sol mas não fica aquele calor insuportável !! É própria pra isso mesmo !! Tanto que se vê muitos locais usando !! 😉

O local é impressionante.. o guia conta a história local e a gente só vai se encantando ainda mais com tudo !! É realmente muito lindo, a fortaleza e suas ruínas, as tumbas (adoro esse tipo de história, vontade de ir lá perto ver), a zonas agrícolas, os canais de água, etc !! Eh incrível !! Eu amei muitoooo !!! Meu sonho era ser arqueóloga, então tudo isso me dá uma realização a parte !!

 Pisac

 Pisac

Pisac

Bem depois dali paramos pra almoçar.. e seguir viagem !!
O destino foi Ollantaytambo !! O nome difícil de aprender, mas depois viciante de falar !!! =D

Ollantaytambo é uma cidade incrível.. parece cena de filme.. um verdadeiro túnel do tempo !!
Fomos então pra ultima parte do nosso tour, o Parque Arqueológico de Ollantaytambo !! Mais um show de informações do nosso guia de paisagens espetaculares !!

Aquela região foi um antigo complexo militar, religioso e agrícola !! Ou seja, foi uma região muito importante para os Incas ! O parque é uma fortaleza gigante que impressiona.. impossível não pensar na dificuldade que aquele povo passou pra construir algo tão grandioso !! As pedras gigantes eram trazidas de baixo e era necessário mais de 2.000 homens para transporta-las ! Mias uma vez fiquei maravilhada com tudo aquilo !

 Ruínas de Ollantaytambo

Impressionante…

O tour continuaria para Chinchero e depois de volta pra Cusco, mas dali iriamos pegar o trem para Aguas Calientes. Como era só 21h deu bastante tempo de conhecer bem a cidade.. passear pelas ruas, comprar lembranças, tomar uma cerveja na praça.. o tempo passou que nem vimos !!!
Então deu a hora e pegamos nosso trem, pela Peru Rail !! Bem confortável e foi uma viagem bem divertida com a presença de um brasileiro maluco que foi o último a subir no trem !!

 Menininha linda e simpática moradora de Ollanta

 Pequeno comércio na praça

Meus amigos nas ruas da cidade

Chegando em Aguas Calientes tinha uma pessoa nos esperando com informações e passagens de ônibus pro dia seguinte !! Ficamos no Pirwa por 31 reais a noite !

22/04/2013 (segunda-feira): Chegou o tão esperado dia.. conhecer Machu Picchu, a cidade perdida dos Incas, uma das 7 maravilhas do mundo… (suspiros…)

Madrugamos pra pegar o ônibus cedinho, deixamos umas coisas no hostel e fomos nós !! A empolgação era evidente para todos nós !! Cada segundo que nos aproximávamos eu ia ficando mais apreensiva !!
Chegamos então na base do parque para aguardamos nosso guia !! Compramos água (dica super importante: não deixe pra comprar lá.. o preço é absurdo !!! 8 soles uma garrafinha pequena ) e então começamos a aventura !

Começando por uma curta subida por degraus de pedra (porém puxada, até porque qualquer coisa na altitude cansa), mais ou menos 10 minutos e chegamos a tão famosa vista panorâmica de Machu Picchu !!!
Não existem palavras pra descrever a emoção que é ver aquele lugar.. não tem como falar.. é plenamente perfeito !! Inacreditável existir um lugar como esse.. de deixar qualquer um arrepiado !!
Ali então o guia contou um pouco da impressionante história do lugar e seu povo… mas confesso que nem da pra prestar muita atenção de início.. a gente quer ver tudo, quer tirar foto.. sei lá !!

 Vista panorâmica de Machu Picchu

Então fomos com o guia conhecer um pouco mais da história e andar pelo lugar.. a sensação eh maravilhosa.. você, um simples mortal caminhando por aquele lugar mágico

Passamos por várias partes da cidade, impressiona como tudo tem um porque, tudo esta ligado… principalmente ao Sol e a Lua !! Templos, observatório, roca cerimonial, praças, setores agrícolas, casas, fontes, uma imensidão de cultura.. de história !! Eu me interessei muito por tudo e quero saber mais.. dedicar um tempo melhor pra conhecer a cultura.. ter sobre isso e voltar lá !!
Tudo é mágico.. uma das partes que me deixou mais impressionada (e arrepiada) foi no local onde eram feitas oferendas aos deuses.. o guia pediu para 2 pessoas colocarem a cabeça em buracos na parece e que todos fizessem o som “on”.. nossa… o som ecoa no lugar e parece que ondas saem das pedras.. é lindo…

Machu Picchu

Continuamos mais um tempo e então o guia se despediu e alguns foram fazer a trilha Waynapicchu (nós não conseguimos ingresso que é bem limitado) e nós continuamos andando pelo lugar.. conhecendo com mais calma.. apreciando e parando pra descansar..
Mais tarde um pouco comemos um cachorro quente (absurdo de caro também) pra então iniciar a nossa trilha que era livre e tão alta quanto Waynapicchu, Intipunku, Portal do Sol !!

Bem.. a trilha é um capítulo a parte.. é incrível, porém exaustiva !! Vão dizer que são 40 minutos.. o que eu acho humanamente impossível (a não ser que vc seja um Inca), até porque são degraus e mais degraus.. fizemos 40 minutos na volta.. descida..
Mas vale a pena !! Eu não faria de novo, mas faria outras pra conhecer ! Mas fiquei muito feliz de ter ido até lá !! A paisagem é maravilhosa.. vc pode ver a cidade de Machu Picchu bem pequenina..

Vista de Intipunku

 Um zoom durante o caminho…
Na volta…

Descemos a trilha e ficamos mais um pouco.. mais uma vez a hora voou.. chegamos 7 e pouquinha e saímos quase 17h.. com certeza aqueles momentos vão ser eternos !! Eu agradeci muito por poder estar ali..

 Pegamos o bus e voltamos pra Aguas Calientes.. como nosso trem de volta era só 21:30 mais uma vez tivemos tempo de conhecer a cidade e tomar aquela cervejinha e um pisco pra comemorar !!

1 comentário

  1. Amiga, vim pegar suas dicas para a minha viagem! Mas tem uns detalhes que vou te perguntar mais pra perto! :*

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.