Travessia Salar de Uyuni: segundo dia na Bolívia

Travessia Salar de Uyuni: segundo dia na Bolívia

salar bolívia

Olá pessoal! É hora de dar continuidade a essa incrível aventura de Travessia Salar de Uyuni e nossa viagem pela Bolívia conhecendo paisagens sensacionais!!

Hoje irei contar sobre o nosso segundo dia de travessia e as belezas do deserto boliviano! 😉

Nesse dia percorremos uma distância bem grande e visitamos vários lugares. A viagem é cansativa, passamos muitas horas sacudindo no carro, mas a cada nova curva da estrada nos deparamos com algo tão lindo que todo o cansaço desaparece!

Então vamos lá continuar nossa viagem!

Lembrando que fizemos a travessia com a agência DeNomades, especialista em passeios pela América do Sul.

Segundo dia

Acordamos cedinho como diz Reinaldo, tempraniño, para seguir viagem. Mas antes tivemos nosso café da manhã no refúgio. Simples, mas bem servido e suficiente para dar um levante matinal!

Travessia Salar de Uyuni: primeiro dia na Bolívia

Salar de Uyuni: o dia mais esperado no maior deserto de sal do mundo!

O dia estava estupidamente lindo, com um céu azul de encher os olhos e um friozinho bem suportável (eu gosto de frio meu povo, fico feliz). Colocamos as coisas no carro e partimos!

arrumando o carro
Reinaldo no alto do nosso carro

Nossa primeira parada do dia foi no mirante da Laguna Colorada, pertinho do refúgio. E dali tivemos a real noção do quão remoto passamos nossa noite e a grandeza da Laguna Colorada.

mirante laguna colorada

Belo jeito que começar o dia, muita gratidão!

______________________________________
Siga nosso Instagram e fique por dentro das novidades @mochilacameraacao ! E mais fotos da Bolívia seguindo a #mochilanabolivia

Desierto Siloli

Dali pegamos estrada novamente rumo ao Desierto Siloli, um dos mais áridos do mundo a 5.000 metros acima do nível do mar!

Esse deserto é onde está localizada a famosa Arbol de Piedra, muito presente em fotos da Bolívia e agora também no Mochila, Câmera e Ação!

Travessia Salar de Uyuni: Arbol de Piedra

Essa formação rochosa de origem vulcânica fui esculpida pelo vento e ganhou essa forma de uma árvore. Linda, no meio do deserto! Ficamos um tempo bom por ali tirando fotos e escalando algumas formações até seguir viagem novamente!

Roberta: um pontinho amarelo no meio do deserto

Pelo caminho, sempre vemos animais típicos do altiplano andino e hoje tivemos que parar para admirar a fofa viscacha. Parece um coelho, mas na verdade elas são parentes das chinchilas e possuem um grande rabo.

Continuamos nosso caminho através do Salar de Chiguana para então visitar mais algumas lagunas altiplânicas!!

Saiba quanto custa viajar para o Atacama e Salar de Uyuni! Guia de gastos!

Laguna Honda

A primeira laguna que visitamos é a Laguna Honda a mais ou menos 4.150 metros de altitude (tudo na viagem pela Bolívia ficou acima dos 4.000 metros). Paramos no alto para algumas fotos e depois descemos caminhando para sua encosta. Ela é clara como a Laguna Blanca, mas no fundo tinha um tom um pouco esverdeado também, ou seja, acaba sendo uma mistura das lagunas do dia anterior. Nem preciso dizer que também é linda!

No carro novamente, passamos por mais um animal típico. A raposa do deserto que estava toda tranquila, sem se importar muito com nossa presença.

Laguna Chiarkota

As lagunas desse dia são bem próximas, e a parada seguinte foi na Laguna Chiarkota na mesma altitude da anterior. Por ali vimos lindas vicuñas!! Esses bichinhos só vivem na altitude e são selvagens! Mesmo que fosse tentado domesticá-las, assim como as parentes lhamas, não foi possível e hoje elas vivem protegidas sendo proibida a caça desses animais.

Garanta seu seguro de viagem com desconto aqui no Blog!

Laguna Hedionda

Estávamos de passagem, para então parar no próximo destino, a Laguna Hedionda que é a mais famosa das 4 que visitaríamos nesse dia.

Nesse lugar existe um hotel chamado de Los Flamencos, com pouca estrutura como quase tudo na Bolívia, mas por lá se oferece wi-fi (pagando um valor bem salgado), restaurante e banheiros.

Nessa parada temos um bom tempo para relaxar e tirar muitas fotos enquanto nosso guia prepara o almoço. Apesar de a Laguna ser totalmente tóxica, é uma das mais bonitas que visitamos.

Os flamingos parecem não se importar nem um pouco com o cheiro de enxofre do local e as toxinas na água..

Depois de muito passear, chegou a hora de almoçar! Nesse dia comemos no refeitório que pertence ao hotel, junto com outros grupos que também faziam a travessia.

Almoço bem leve para não pesar na altitude

Laguna Cañapa

Com as energias restabelecidas, montamos no carro para seguir viagem! A próxima parada foi na Laguna Cañapa e adivinhem: mais flamingos!

Ela é bem bonita assim como toda a paisagem em volta. É uma imensidão que só nos resta contemplar e agradecer pela nossa existência.

Nosso carro

Salar de Chiguana

Dali continuamos o caminho através do Salar de Chiguana, também um deserto de sal porém menos conhecido que o Salar de Uyuni.

Internet no seu celular com a Travel Mobile

É nesse local que se encontra a famosa linha férrea de liga Uyuni até Antofagasta no Chile para o transporte de minérios. Sim, ela é ativa e passam trens por lá!

Mas enquanto os trens não passam, nós tiramos milhões de fotos nesse belíssimo cenário!

Roberta, eu, Barbara e Bea

San Juan del Rosario

Seguindo caminho para nossa acomodação do dia, o Hostal de Sal, paramos primeiro na pequena vila San Juan del Rosario. Essa parada é para que possamos comprar cervejas artesanais feitas com cactus e quinoa e alguns petiços para  quem quiser reabastecer o arsenal de snacks.

Vila San Juan

Então chegamos a nossa hospedagem da segunda noite, o famoso Hostal de Sal de San Juan. A primeira coisa que recebemos quando chegamos foi um café da tarde com biscoito e chá para aguardarmos a janta, então arrumamos nossas coisas em um quarto duplo.

hostal de sal

Eu estava bem curiosa com esse lugar, já que lá tudo é feito de sal! Desde o chão todo salgado, as paredes feitas de blocos de sal e toda a mobilha.

Claro que seria uma experiência única, mas sinceramente eu gostei mais do local da noite anterior. A infraestrutura desse hotel é um pouco melhor, mas mesmo assim bem simples.

Por lá tem água quente para o banho, porém na minha hora e de Roberta, a água estava congelando e o aquecimento não funcionou. Ou seja, o tão esperado banho não saiu como planejado! Mas aqui não precisa mais se preocupar com as cargas de celulares e câmeras, nos quartos existem tomadas sem limite de tempo para carregar.

Passagens aéreas em até 12x sem juros!

Com tudo arrumado (já com roupa separada para o dia seguinte) e banho tomado, chegou a hora da janta que foi bem boa!! Para entrada teve caldo verde bem gostoso e quentinho e para jante teve frango assado e batatas fritas, além de uma garrafa de vinho chileno cortesia da DeNomades!! Algo que me surpreendeu durante essa viagem foi a comida, mesmo sendo simples, era tudo bem servido e gostoso.

Durante a janta nosso guia Reinaldo nos perguntou se gostaríamos de sair na madrugada para ver o nascer do sol no Salar, ou se preferíamos descansar um pouco mais e sair mais tarde. Nem preciso dizer qual foi a escolha né!! Porém ele também avisou que o tempo estava nublado e que talvez não houvesse sol, mas era uma tentativa que vale a pena!

Com tudo acertado era hora do merecido descanso… As noites no deserto são muito frias, mas até que no Hostal de Sal a temperatura ficou mais agradável e não foi necessário saco de dormir. Até porque nessa noite o saco de dormir não estava incluso e nós também não levamos.

 

Continuem comigo que o próximo post será sobre o tão esperado Salar de Uyuni!! Espero que estejam gostando de acompanhar essa aventura!! Compartilha com os amigos, assim você ajuda a divulgar o meu trabalho e me dá força para continuar escrevendo!!

 

Leiam todos os posts sobre o CHILE 😉

 

↠ Planeje sua viagem com o Mochila, Câmera e Ação ↞

——————————————————————————————
↠ Precisando de ajuda para programar seu intercâmbio sem contratar agência? Eu posso te ajudar!
↠ Já tem seguro de viagem? Cote seu seguro com a Mondial e aproveite as promoções especiais!
↠ Reserve sua estadia pelo Booking através do Blog, você não paga nada além por isso! 
↠ Chegue no exterior com internet no seu celular com a Travel Mobile 
↠ Passagens aéreas em até 12x sem juros com a ViajaNet 
↠ Roteiros personalizados?? Pergunte-me como.
——————————————————————————————

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.