KAWAH IJEN: A CRATERA DO VULCÃO DE CHAMA AZUL, EAST JAVA

A cratera do vulcão Ijen, ou Kawah Ijen, em East Java na Indonésia ficou famosa por um efeito conhecido como “chama azul” ou ainda “lava azul”. Isso porque na cratera desse vulcão ocorre uma grande combustão de gases de enxofre (gás sulfídrico), ou seja, na cratera o enxofre emite gases que se queimam em contato com a atmosfera. Com isso, no escuro, essa queima se apresenta em tons azulados, parecidos com o fogo dos fogões a gás que temos em casa.

Durante todo o dia os gases ficam queimando, no entanto como essas chamas azuis são visíveis somente à noite, muitos turistas saem ainda na madrugada para presenciar esse fenômeno da natureza!

O que antes era apenas conhecido pelos trabalhadores que trabalham na mina de enxofre desse local, com a explosão na mídia em programa de TV, o lugar se tornou destino de desejo para aqueles que viajam para a Indonésia.

Conhecer a cratera do vulcão Ijen entrou definitivamente para meu roteiro pelo leste da ilha de Java e mesmo que já estivesse cansada no final da viagem de 23 dias pelo país, esse destino não poderia ficar de fora, valeu a pena todo o esforço!

Como é o passeio do vulcão Ijen?

Ainda na estrada de carro, após conhecer a belíssima cachoeira Tumpak Sewu e algumas praias do litoral leste, entrei em contato com a agência Blue Flame Tour http://blueflametour.com/ para fazer o passeio a partir da cidade de Banyuwangi que fica próxima a Kawah Ijen e foi a base que escolhi para passar a noite.

______________________________________
Siga nosso Instagram e fique por dentro das novidades @mochilacameraacao ! E mais fotos da Indonésia seguindo a #MochilaNaIndonesia

Preparativos do passeio

Como eu disse anteriormente, para ver a chama azul é preciso estar lá no local ainda de noite. Com isso, por volta de meia-noite e meia a equipe da Blue Flame Tour nos buscou na pousada em Banyuwangi em carro particular e com um guia para então partirmos rumo ao vulcão Ijen.

A viagem de carro dura em torno de 1 hora até a área de Paltudin, onde há um estacionamento e ali podemos tomar um café ou comer algo e então começamos a preparação para início do trekking (trilha).

Nesse momento o guia da agência nos entregou a máscara de gás necessária para a aproximação da área onde os gases estão queimando e uma lanterna para iluminar o caminho naquela escuridão.

➳ Passagens aéreas: encontre voos para a Indonésia e parcele em 12X sem juros

Trilha até a cratera (kawah) do vulcão Ijen

Parte da trilha já pela manhã

A trilha para alcançar a cratera do vulcão Ijen possui apenas 3 quilômetros, no entanto não se engane! O caminho é bem íngreme, o que torna a caminhada um tanto cansativa. Esses 3 km levam em torno de 1 hora e meia a 2 horas para serem percorridos. Contudo, o caminho em si não é difícil e a trilha é bem demarcada.

Por outro lado, a noite estava belíssima e o céu coberto de estrelas, apesar do cansaço de ter dormido pouco e o frio do caminho. A proporção que se vai subindo o cheiro de enxofre começa a exalar cada vez mais forte, então ao chegar no alto da cratera, Kawah Ijen, é hora de usar as máscaras de gás para fazer com que a respiração se torne um pouco mais leve.

De certo ponto, uma placa indica que é proibido descer até a cratera, no entanto as pessoas estão ali para isso! Todavia a placa diz que passando daquele ponto você estará por sua conta e risco!

Antes mesmo de iniciar o passeio, a agência Blue Flame Tour havia nos informado que o acesso à cratera, Kawah Ijen, estava fechado por motivos de segurança, devido à atividade de gás venenoso e o vento. Então já sabíamos que só poderíamos ver o fenômeno das chamas azuis de cima.

Só que nem de cima conseguimos ver as chamas… Foi então que o guia pegou uma pedrinha de enxofre que estava no chão, nos levou para uma parte mais escura e colocou fogo na pedrinha. Com isso pudemos ver a demonstração de como é o efeito.

Assim se vê a queima durante a noite

Descendo até a Kawah Ijen

Vale lembrar que se você em uma época onde o acesso até a cratera esteja liberado, a descida possui cerca de 800 metros e leva em torno de 30 minutos a partir do topo para chegar na base. Por lá o caminho é bem perigoso e escorregadio. Além disso, quando estiver próximo da cratera, o vento pode trazer vapores nocivos de enxofre causando dificuldade de respirar, mesmo com máscara e forte irritação nos olhos. É importante pensar se realmente que passar por isso… hehe

As pedras amarelas são os minérios de enxofre e é perto desse ponto que as pessoas descem para ver o fogo azul

➳ Nunca deixe de viajar sem seguro de viagem. Viaje com segurança e tranquilidade com Seguros Promo e aproveite o desconto de 5% com o cupom CAMERAEACAO5

Nascer do sol no vulcão Ijen

Após a tentativa de ver de perto da chama azul, era hora de caminhar novamente em torno de meia hora para nos posicionar em um bom local para assistir o nascer do sol no alto do vulcão com vistas para o incrível Lago Ijen.

Esse lago é totalmente ácido e sua bela coloração azul-turquesa é justamente pelos compostos de ácido sulfúrico. Quando o sol vai raiando é justamente o momento que se dá conta do cenário belíssimo daquele lugar!! Do alto então é possível ver as rochas amarelas de enxofre subindo muita fumaça, justamente o que a noite faz o efeito de chama azul (foto anterior).

O nascer do sol foi um espetáculo!! Na minha opinião foi o que mais valeu desse passeio pelo vulcão Ijen!! A paisagem é simplesmente sensacional e faz vale a pena todo o esforço.

Lado B do passeio até Kawah Ijen

Infelizmente a realidade por detrás das câmeras pode ser bem cruel… Como eu disse, na cratera do Ijen existe uma mina de extração de minérios de enxofre. Com isso, durante o passeio você irá se deparar com os trabalhadores dessa mina.

E esse cenário não é um cenário bonito de se ver… Os mineiros sobem e descem até a cratera com pesados cestos carregados de enxofre. Sem equipamentos de segurança, em um ambiente insalubre e com salários baixíssimos.

Essa realidade é bastante impactante e achei importante alertar para que saibam exatamente o que encontrarão.

Quanto custa o tours para Kawah Ijen?

Estive em East Java, Indonésia, em junho de 2019 e o valor cobrado pela agência Blue Flame Tour foi 1.150.000 rúpias para duas pessoas (73 euros ou R$342)

Incluso no pacote:

– Carro particular
– Motorista
– Gasolina completa
– Bilhete de entrada para 2 pessoas
– Guia da cratera Ijen
– Máscara de gás profissional
– Lanterna
– Água mineral durante o programa

Para quem vai por conta própria, a taxa de entrada é paga no estacionamento do parque com um custo de 150.000 rúpias.

O que vestir no tour do vulcão Ijen?

Assim como qualquer passeio noturno em proximidade de vulcões, as temperaturas são baixas e normalmente o vento gelado ainda piora as coisas. Me lembrei bastante da preparação para os passeios no deserto do Atacama no Chile e no Salar de Uyuni na Bolívia, onde era necessário vestir roupas em camadas.

O clima na cratera, Kawah Ijen, é bem frio durante toda a madrugada e até o amanhecer estava gelado, mesmo com o tempo claro! Vale a pena ir preparado.

Para fazer esse passeio eu vesti:

Parte de baixo: calça térmica + calça jeans
Nos pés: duas meias e bota cano médio
Parte de cima: blusa térmica + blusa de manga comprida + casaco + pashmina
Na cabeça: touca de lã

Ainda é recomendado que não use joias ou bijuterias visto que a fumaça de enxofre pode fazer com que mudem de cor e fiquem escuras.

Como chegar ao vulcão Kawah Ijen?

Com tour de agência

É possível fazer o passeio no vulcão Ijen fechando com agência ou até mesmo por conta própria.

Como eu disse, fechei o tour privado com a Blue Flame Tour e achei que valeu a pena principalmente pelo conforto de não se preocupar com a estrada (que é bem ruim por sinal) e pela segurança de ter um guia na trilha.

Existem diversas opções de tour para o vulcão Ijen e também o famoso Monte Brono! É possível comprar pela internet ainda do Brasil como o tour de 3 dias para Monte Bromo e Ijen partindo de Bali ou caso só tenha um dia para esse passeio, há opção de tour de 1 dia para o Ijen partindo de Bali.

Agora se você fizer como eu, a melhor opção para fazer base é a cidade Banyuwangi, assim é possível ter uma noite de mais descanso para iniciar o dia nesse passeio ainda a noite. Na cidade existem diversas agências locais que fazer o passeio. Assim como em Malang, entretanto seria mais longa a viagem.

Por conta própria

Mais uma vez, o ideal é se hospedar em Banyuwangi e alugar um carro, de preferência 4×4 visto que não há transporte público para o local. Pelo google maps não é difícil achar o local e no estacionamento você pode comprar as entradas para o parque.

Como eu disse, a trilha não é difícil e muito possível que encontre diversas pessoas fazendo o passeio, então não tem como se perder.

Reparem o tamanhinho das pessoas na trilha da Kawah Ijen

Vale lembrar que é extremamente necessário o uso da máscara de gás, então se estiver por conta própria não esqueça de alugar em algum lugar confiável.

Qual a melhor época para visitar Monte Ijen?

Para visitar o vulcão Ijen, a melhor época é a estação seca, entre abril e outubro. Nesse período há poucas chances de chuvas e a visibilidade é melhor.

Na estação das chuvas, entre novembro e março, não é recomendado devido à dificuldade que se pode encontrar para fazer o caminho, pois normalmente estará com lama e escorregadio.

#DICA: É recomendado evitar os finais de semana e feriados, pois o número de turistas pode ser bem grande e os preços podem subir. Eu estive durante o feriado do Ramadã e estava simplesmente LOTADO!

Onde se hospedar para visitar a Kawah Ijen?

Se você decidir também se hospedar em Banyuwangi, é possível encontrar diversas opções de hospedagem para todos os bolsos.

Categoria econômica

O Banana Homestay oferece acomodações com lounge compartilhado, jardim e recepção 24 horas, além de café da manhã asiático e organização de passeios. O quarto duplo com banheiro privativo custa em torno de R$53. Reserve aqui.

Outra hospedagem nessa pegada é o QUINN Homestay, com disponibilidade de cozinha equipada com área para refeições, geladeira, chaleira e torradeira. O quarto duplo sem café da manhã custa em torno de R$40. Reserve aqui.

Categoria mediana

Pertinho da praia fica o Ketapang Indah Hotel que dispõe de uma grande piscina ao ar livre, acompanhada por um terraço ao ar livre, e recepção 24 horas. A diária em quarto duplo custa a partir de R$150 com café da manhã. Reserve aqui.

Mais uma opção nessa categoria é o Hotel Blambangan, com quartos espaçosos, piscina e espaço para negócios, também oferece aluguel de carros e passeios para a Kawah Ijen. Reserve aqui.

Categoria luxo

Com jardim e piscina espetaculares, o Ijen Resort and Villas é daqueles lugares super instagramáveis! Com vista para montanhas e campos de arroz. O quarto duplo custa em torno de R$437 a diária com café da manhã. Reserve aqui.

Outra opção é o EL Royale Hotel & Resort Banyuwangi com quartos bem equipados, academia, perto da praia e restaurante no local. As diárias custam em torno de R$230 o quarto duplo com café da manhã. Reserve aqui.


Todos os artigos sobre a Indonésia aqui:


↠ Planeje sua viagem com o Mochila, Câmera e Ação ↞

  • Reserve sua estadia pelo Booking através do Blog, você não paga nada além por isso! ✌
  • Reserve com segurança os melhore passeios em toda América do Sul com a DeNomades
  • Passagens aéreas em até 12x sem juros com a ViajaNet 
  • Viaje com segurança e tranquilidade com Seguros Promo e aproveite o desconto de 5% com o cupom CAMERAEACAO5
  • Chegue no exterior com internet no seu celular com a EasySim4U
  • Ganhe R$130 de crédito em sua primeira viagem pelo AirBnb
  • Precisando de ajuda para programar seu intercâmbio sem contratar agência? Eu posso te ajudar!
  • Roteiros personalizados?? Pergunte-me como.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.