Olá pessoal! Prontos para mais um dia de passeio??!!
Nesse post vou contar sobre um clássico do Atacama: o incrível Salar de Tara!
Esse tour é um tanto quanto polêmico e divide opiniões.. Antes de eu ir, li coisas negativas e quase desisti, mas com a experiência própria, minha opinião é que vale muito a pena!!!
O Salar de Tara fica na Cordilheira dos Andes, na Reserva Nacional Los Flamencos a mais ou menos 150 km de San Pedro e chega a 4.500 metros de altitude!! Esse incrível deserto foi formado a partir de uma grande erupção do Vulcão Vilama e hoje essa área é chamada de Caldeira de Vilama.
O passeio do Salar de Tara é bem longo, bem alto e consiste em algumas parada pelo caminho, como o Mirante San Pedro de Atacama e Vulcão Licancabur, Laguna de Quepiaco, Monges de la Pucara, Catedrais de Tara, e o Salar em si!

Mirante San Pedro de Atacama
Saindo de San Pedro por volta de 8h 30min da manhã, rumo ao Salar, nossa primeira parada já nos deixa apaixonados!
Rolou com caso de amor com o vulcão Licancabur e no mirante você terá uma visão panorâmica do bonitão! ♥
Além disso, ainda tivemos a chance de ver lhamas para fazer essa paisagem ficar ainda mais linda!!
O mais divertido foi o pessoal, me incluindo nessa, tentando tirar uma foto pertinho delas.. Não rolou, mas valeu! Hehe
Laguna Quepiaco
Seguindo caminho pela bela estrada do deserto, subindo e subindo (teve um momento que chegamos a 4.800 metros de altitude), a próxima parada foi para contemplarmos a Laguna Quepiaco e a vista do Cerro Simba.

Paramos rapidamente, aproveitamos para um “banho inca”, tiramos umas poucas fotos e partimos!
↠ Seguro Viagem: é sempre bom viajar tranquilo, garanta garanta 5% de desconto com a Seguros Promo usando o cupom CAMERAEACAO5
Monges de La Pucara
Seguindo caminho, nossa próxima parada foi para conhecer uma figura bem tradicional no Atacama: el Indio!



Passamos um tempinho explorando o local e tirando um milhão de fotos! Mas é hora de seguir viagem!
Catedrais de Tara
Algo bem impressionante desse passeio são os caminhos que passamos, é inacreditável como o carro passa por cada pedreira que dá até medo! Tem que ser muito motorista mesmo para andar no deserto!!
Saiba quanto custa viajar para o Atacama e Salar de Uyuni! Guia de gastos!
Seguindo o caminho, a próxima parada foi no mirante das Catedrais de Tara, onde a formação pode ser vista do alto! Esse momento foi bem especial e fiquei um tempo contemplando aquela imensidão e refletindo sobre como somos pequenos… O sentimento era de muita gratidão por estar ali realizando mais um sonho!

Fizemos mais uma parada no caminho e então fomos de encontro as impressionantes Catedrais de Tara! Mas não antes de parar pelo caminho para mais algumas fotos…
Já nas Catedrais agora de perto se tem uma melhor noção da grandeza e beleza desse paredão rochoso.
↠ Passagens aéreas: encontre voos promocionais para Calama e parcele em até 12x sem juros com a ViajaNet
O carro para no início de um caminho em frente ao paredão, onde você pode fazer o caminho a pé para curtir a paisagem, ou descer com o carro até o estacionamento.
Claro que escolhi caminhar e valeu muito a pena!! Mas atenção, o caminho é demarcado e você não pode sair da rota para não perturbar os animais que vivem ali, muitas vezes em buracos no chão.


Dicas preciosas para esse passeio:
- Não há banheiros durante todo o tour!! Se você ainda não conhece, aqui você vai conhecer o banheiro Inca. Nada mais é que aproveitar de lugares estratégicos para fazer suas necessidades pelo caminho. A situação não é confortável, mas acaba sendo divertido.
- Como não tem banheiro, é imprescindível levar papel higiênico ou lenço umedecido (melhor ainda) e saquinho de lixo.
- Dentro do parque não existe trilha e caminho demarcado, então não se arrisque querendo fazer esse tour por conta própria. Sem contar que para andar pelos buracos que andamos, tem que ser com carro muito preparado, experiência no volante e conhecimento do local.
- Não faça como eu que fiz esse passeio no início da viagem.. O Salar de Tara é um dos mais altos e seu corpo precisa acostumar com a altitude. Eu aconselho ir a partir do terceiro dia no Atacama pelo menos.
- Leve pelo menos 1 litro e meio de água para se hidratar… No almoço a Ayllu fornece água, mas durante todo o trajeto não tem lugar nenhum onde você pode comprar então leve a sua. É muito importante se manter hidratado na altitude.
- Certifique-se de contratar uma agência bem preparada! Esse passeio é bem extremo e ninguém quer passar maus bocados né. Minha amiga Roberta passou muito mal nesse passeio por causa da altitude, mas o pessoal da Ayllu deu toda assistência a ela! Até balão de oxigênio foi necessário e deu para ver o quanto eles estavam prontos para emergências.
Eu recomendo a Ayllu Atacama para todos os meus amigos porque confio neles de verdade!! E para os leitores do Blog, têm desconto nos passeios.É só informar que leu sobre a agência aqui no Mochila, Câmera e Ação!!
Maiores informações sobre o passeio:
O que eu vesti no passeio (final de novembro):
Reserve sua hospedagem pelo Blog! Você não paga nada além por isso e me ajuda com uma pequena comissão para continuar mantendo o Blog e trazendo informações gratuitas para mais viajantes! | Reserve aqui |
↠ Planeje sua viagem com o Mochila, Câmera e Ação ↞
↠ Reserve sua estadia pelo Booking através do Blog, você não paga nada além por isso! ✌
↠ Reserve com segurança os melhore passeios em toda América do Sul com a DeNomades
↠ Viaje com segurança e tranquilidade com Seguros Promo e aproveite o desconto de 5% com o cupom CAMERAEACAO5
↠ Chegue no exterior com internet no seu celular com a EasySim4U
↠ Ganhe R$130 de crédito em sua primeira viagem pelo AirBnb
↠ Precisando de ajuda para programar seu intercâmbio sem contratar agência? Eu posso te ajudar!
↠ Roteiros personalizados?? Pergunte-me como.
2 Comentários