Querido Panamá !!

Hola !!!
Como é bom voltar a escrever… isso significa que viajei, então significa que estou feliz e animada pra contar como foi essa nova aventura !!
O destino da vez foi o Panamá!! Engraçado que eu nunca tinha escutado muito falar sobre o país (o que é uma pena), mas acredito que em breve será um destino super procurado e concorrido !!
Mais uma vez eu estava procurando uma viagem nova pras férias, a princípio seria Bolívia (o que ainda não desisti), mas olhando umas fotos e ouvindo falar tanto no meu seriado favorito (Prison Break) resolvi dar uma chance ao Panamá !! E não poderia ter escolhido melhor !! Tudo ficou a favor, desde o clima, as promoções e os amigos que conhecemos !! =D
Pra iniciar tenho que falar das passagens, comprei com antecedência (pouco menos de 2 meses) pela CopaAirlines, que é a principal companhia do país, por 1.545 reais voo direto ida e volta partindo do Rio de Janeiro !! Ótimo não? Só em ser voo direto já foi um ganho !! E a Copa foi ótima também !! Voos no horário, excelente serviço de bordo, nada de problemas com bagagem.. só as poltronas que eu achei um pouco desconfortáveis. Mas no geral eu recomendo e volto a voar com eles ! Detalhe para se preparar, foram pouco menos de 7 horas de voo, mas tranquilo, sem turbulência !
Como o voo saiu na madrugada do Rio, e com o horário de verão, o Panamá fica com fuso horário 3 horas a menos que o Brasil, chegamos lá antes das 7 da manhã ! Dia inteiro pra aproveitar !!
O transfer foi com um taxista do hostel, e ficou por 30 dólares  (bem tudo será escrito em dólares, pois é a moeda corrente do país) ! Bem carinho, mas tava no preço.. é sempre mais ou menos isso que cobram mesmo. A não ser que queria se aventurar de ônibus.. mas ai levará horas pra chegar, o transito é bem pesado na cidade !
O hostel escolhido foi o Panamericana, que fica no Casco Viejo em frente a uma conhecida praça, a Plaza Herrera (Calle 10 y Avenida A # 8-31) e email panamericanahostel@gmail.com . A princípio reservei só duas noites pra depois de voltar de San Blas decidir se ficava lá ou não, então resolvi ficar. O hostel não tem luxo é claro, mas gostei bastante !! Staff prestativo, quartos grandes e localização impecável, de lá é fácil chegar em qualquer lugar. O preço foi 35 dólares o quarto privado com banheiro e o restante das noites acabei ficando no privado com banheiro compartilhado (que estava sempre limpinho) por 25 dólares. Isso sendo o valor para o quarto pra dois. Eu também indicaria, a pesar de ser barulhento (que é pra mim o ponto fraco do albergue).
 Panamericana Hostel

Dia 27/01/14 – Como chegamos de manhã, pudemos aproveitar bem esse dia !! Foi só chegar no hostel, deixar as coisas, tomar um banho e um café e partir pra rua !!
Vou começar falando do Casco Viejo, onde fiquei e me apaixonei !! Eu não poderia ter escolhido lugar melhor pra ficar, já que AMO centros históricos !! O Casco é uma delicia.. andar por suas ruas e respirar aquele ar raiz do país não tem preço !!
Esse primeiro dia tirei pra conhecer o Casco, e foi o que fizemos !! Com um mapinha na mão fomos desbravando o lugar !! Minha impressão foi maravilhosa !! É um lugar seguro, onde se encontra de tudo ! Barzinhos, pubs, artesanato, panamenhos, Kunas e cultura !!!
Primeira parada foi em frente as ruinas da Igreja da Companhia de Jesus, já que era passagem do hostel. Eu amo ruinas.. e adoro ficar imaginando como era no passado ! Pra mim existe uma beleza única e especial nelas. Então eu paro e fico admirando.. sendo elas simples ou não. Um detalhe pra essas ruinas foi que reparei que eram abrigo de gatos !! Todos os dias tinha ali uma concentração de gatinhos.

 Igreja da Companhia de Jesus

Dali fomos pra Catedral Metropolitana, na Plaza de La Catedral ou Plaza Major. Mas também ali esta a Plaza de la Independencia. Lá ate o inicio do século XX era o centro da capital. Com certeza é a catedral mais diferente que já vi, ela mistura estilos de arquitetura e é um charme ! Claro que não pude deixar de me apaixonar, não só por ela, mas como todo o lugar em volta !! Acredito que acabou sendo o lugar mais visitado da viagem (junto com o shopping) !! Era o lugar perfeito pra dar aquela relaxada e dar aquela olhadinha no face (sim lá o wi-fi é liberado).
Na esquina da Catedral também tem uma feira de artesanato que já faz você sair querendo comprar tudo.. é realmente bem bonito o trabalho deles !
Plaza de La Catedral
Depois caminhamos até a Plaza Bolívar, que tenho que admitir que não tem nada demais.. tem belos prédios ao redor que estão sendo reformados.
Dali fomos pro Teatro Nacional, que é lindo por dentro !! Pudemos passear pelo prédio sem guia e sem pagar.
Teatro Nacional
Do teatro chegamos ao início do Paseo Esteban Huertas, que é um pequeno trecho da muralhara que protegia a cidade antigamente. O lugar é lindo.. cheio de flores, pássaros, bancas de artesanato e o melhor, uma paisagem maravilhosa !! Do topo do Paseo você vê bem o contraste do novo e velho Panamá !
Paseo Esteban Huertas
No final do Paseo você já chega no Obelisco da Plaza Francia. Essa praça foi dedicada ao trabalho de construção do Canal do Panamá e as pessoas que morreram durante ele. É legal também !!
Descendo e caminhando por alí esta Las Bovedas, um antigo galpão que fazia parte do sistema de defesa da cidade. Mas hoje me pareceu uma área boemia, com mesinhas para quem sabe uma musica ao vivo (não conferi na noitada).
La Boveda

Saindo da pontinha do Casco e voltando para a região da Catedral, passamos pelas ruínas do Convento de Santo Domingo ! Mais ruínas !! Gosto muito !! E as do Convento são lindas !! Me apaixonei mais uma vez.. passei um tempo lá.. tirando fotos, apreciando..
Convento
Mais tarde um pouco, depois de muito caminhar pelo belo Casco chegou a hora de conhecer o famoso Mercado de Mariscos !! O lugar não é dos mais requintados, bem longe disso, mas com certeza vale a pena a visita !! Porque é impossível não amar o delicioso Ceviche artesanal que servem lá !! E o preço é convidativo também (2,25 dólares) !! Ai foi festa !! Já aproveitando a oportunidade pra experimentar a cerveja panamenha que também é boa !!
Mercado de Mariscos
Depois foi a vez de experimentar o sorvete artesanal francês Granclément, que fica na Av Central com Calle 3. Vale a pena, uma delicia !!
Mais a noitinha paramos num barzinho que se tornou nosso point.. foram quase todas as noites lá ! O barzinho e restaurante se chama Tequila Bar !! A Piña Coladadeles foi o melhor drink que já tomei !! Vicianteeee !! E os petiscos também ótimos, tudo mexicano !
E assim terminou o primeiro, e longo, dia de aventura !!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.