Pousada Piuval: hospedagem e passeios no Pantanal Mato-grossense

Bem, tenho que admitir que o Pantanal nunca foi um destino que eu sonhava e planejava conhecer… Mal sabia eu a grata surpresa que me esperava!!

Pois é, o Pantanal surpreendeu e já entrou para lista de lugares que quero voltar e explorar mais!!

Minha querida amiga Aliny do Blog Me Leve na Mala mora em Cuiabá e deu o prazer de ser nossa anfitriã no Mato Grosso. Já que eu estava devendo essa visita, segui o conselho dela em visitar o Pantanal matogrossense!

O Pantanal é considerado a maior planície inundável do mundo. E possui umas das faunas mais ricas também!! Esses são alguns dos motivos desse destino ser tão procurado pelos gringos, mas ainda é pouco explorado por nós brasileiros.

Muita gente acaba tendo medo de passar perrengue quando o assunto é turismo em lugares onde a natureza é quem manda… No entanto, se você é do tipo que gosta de curtir ecoturismo sem passar apertos e tem vontade de conhecer o Pantanal, minha dica é a Pousada Piuval!!

Com uma proposta de sustentabilidade, a Pousada Piuval oferece conforto, comodidade e muito contato com a natureza!! Você pode escolher fechar um pacote, se hospedar de maneira mais independente ou até mesmo fazer um day use. Continue com a gente e saiba tudo sobre essa aventura!

Sobre a Pousada Piuval

Chegamos no Pantanal já de noite, mas de cara já deu para perceber o tamanho do lugar e o tanto de verde que nos esperava!!! Então na recepção da pousada fomos recebidos com suco de limão como boas vindas. Lá os funcionários iniciaram falando sobre a proposta sustentabilidade da pousada e os melhores passeios!!

A Pousada Piuval presa por uma política sustentável, visando o comprometimento com o meio ambiente, sempre preservando a Flora e Fauna, e temos todos que concordar que são a maior riqueza do Brasil!

Para dar a vocês um exemplo do que estou falando, na Pousada Piuval a água utilizada nos chuveiros, pias e ar condicionado é reutilizada nos vasos sanitários… Imaginem a quantidade de água que é salva com essa prática!! Outro exemplo é o forte processo de coleta seletiva, onde além de poupar recursos não renováveis, evita a contaminação do lençol freático. Tudo isso quando a destinação de resíduos é feita de maneira consciente!

É muito bom saber que estamos nos hospedando e curtindo passeios com um estabelecimento que se preocupa com a preservação do meio ambiente, até porque para a continuidade de um turismo bom de se fazer é extremamente necessário sentir esse cuidado e manter o coração leve. Quem acompanha o Blog sabe que eu fico muito triste quando vejo descaso e turismo desenfreado que só preza pelo lucro.

Garanto, na Pousada Piuval essa realidade passa longe!

Instalações da Pousada Piuval

A Pousada Piuval possui instalações muito confortáveis, nada extravagante, simplesmente do jeito que faz a gente se sentir em casa!

Lembra que eu falei lá no começo sobre curtir a natureza e continuar confortável? As suítes da pousada são divididas em três categorias: Standard, Luxo e Master, com certeza uma delas vai se encaixar no seu perfil. Todas elas possuem ar, WiFi gratuito, cofre, TV grandona com canais a cabo, banheiro privado, porta com fechadura eletrônica e frigobar.

Quarto de casal

Ficamos hospedados na suíte luxo, onde também tinha uma deliciosa varanda privativa com rede e uma vista maravilhosa para os campos da pousada!!

Além disso, para quem está indo curtir o Pantanal em família ou grupos, a Pousada Piuval tem estrutura especial e pacotes para atender as necessidades da galera! Outra coisa legal é que eles também atendem pedidos de decoração para ocasiões especiais, como surpresa de aniversário e lua de mel. É só entrar em contato com antecedência. 😉

Em relação às áreas comuns, que por sinal é muito grande, a Pousada Piuval possui uma piscina com cascata, quadra de vôlei gramada, playground, sala de jogos, mesa de sinuca e totó, entre outros jogos para distrair depois dos passeios.

Já fez seu seguro de viagem? Use o cupom VIAJEFELIZ e garanta 20% de desconto!

E como eu sou boa de prato, não poderia deixar de destacar o restaurante da Pousada Piuval!! A hospedagem funciona no regime de pensão completa, ou seja, no valor da diária está incluso café da manhã, almoço, lanchinho da tarde e janta. Só excluindo as bebidas que podem ser compradas a parte com um preço justo.

Café da manhã na Piuval

No restaurante são servidas comidas típicas do pantanal, tudo muito gostoso, de qualidade e com gostinho de comida caseira! Claro que também terão opções convencionais para quem não curte peixe por exemplo.

Dica: não deixei de experimentar os peixes típicos do Pantanal como o Pacu. E também a deliciosa farofa de banana!!

Passeios com a Pousada Piuval

Já falamos de conforto e comodidade que você encontra na Piuval, então é claro que eles também ofereceriam passeios de qualidade. Algo que ficou muito claro em todos os passeios que fizemos foi a capacitação e preparo da equipe de guias, além de nos passarem muita segurança na realização dos passeios.

Mais uma vez contando com o desenvolvimento sustentável no turismo e valorizando na contratação de Guias Pantaneiros.

Os passeios são os momentos mais esperados da viagem e o que fizeram nos apaixonar pelo Pantanal de vez!! Infelizmente o tempo nos pregou uma peça e pegamos uma frente fria inesperada, mas nada que tenha impedido de curtir demais a região!!

Conheça também nosso canal no YouTube !

Passeio de barco

Esse passeio é muito interessante, pois conseguimos ver os animais em seus habitats naturais.
Por vários momentos nosso guia pantaneiro, o Osvaldo, parava para que pudéssemos ver os animais de perto! Além de nos dar uma aula de ecossistema!!

Durante o passeio, que dura em torno de 2 horas, percorremos a Baía do Piuval que possui em torno de 5 km de extensão.

Vimos de pertinho jacarés bem tranquilos curtindo o sossego no rio, vimos também capivaras e várias aves típicas do Pantanal.

Em uma das paradas do passeio, descemos em uma ilha para visitar uma torre de observação e fazer uma caminhada. Foi nessa parada que avistamos o tuiuiu, que é o pássaro símbolo da região!

Aprendemos durante o passeio que existem mais de 650 espécies de aves catalogadas no Pantanal, o que torna a região um dos melhores pontos do planeta para a observação de aves.

Como o tempo estava fechado, das duas vezes que fizemos o passeio, não pudemos ver o pôr do sol, nem o nascer do sol.

Mas deixo a dica de que esses são os melhores horários para fazer o passeio de barco!

Cavalgada

Quando falamos de turismo envolvendo animais toda uma preocupação precisa ser gerada. Eu fui criada amando e respeitando os animais e jamais seria condizente com algo que sai dos meus princípios!

Desde que decidi visitar o Pantanal eu queria fazer cavalgada e chegando na Pousada Piuval sabia que poderia confiar.

O dono da Pousada Piuval é veterinário e tivemos a chance de ver que os animais são muito bem cuidados por lá, mais um ponto para o turismo sustentável!

Olhem os cavalos pastando livremente

O passeio a cavalo é a maneira mais tradicional para se conhecer o Pantanal. A cavalgada da Piuval dura em torno de duas horas e passeamos pelos campos pantaneiros podendo ver vários animais soltos em seu habitat natural! Para quem medo de andar a cavalo, é bom saber que os cavalos são bem treinados e acostumados com os turistas. Além de seguirem muito harmonicamente o líder, que é o guia! É seguro e tranquilo!

Em alguns momentos passamos por partes alagadas, que é um cenário bem típico do Pantanal! Amei essa parte, é tudo tão lindo!

Sem contar na volta a Pousada quando nos deparamos com varias araras azuis brincando em cima de uma árvore. Nosso guia contou que o número de araras azul vem crescendo cada vez mais na região, isso mais uma vez é o espelho do turismo sustentável que se preocupa com a preservação do meio ambiente.

Nesse passeio também existe uma parada para observação da paisagem, então subimos em uma torre de 20 metros de altura para uma vista panorâmica.

Safári Fotográfico

No nosso primeiro dia iniciamos nossos passeios com o safári noturno, onde passeamos pelas terras da pousada a noite para observar os animais em seus hábitos noturnos. O maior objetivo desse passeio é ter a chance de se deparar com a incrível e famosa onça pintada!! E digo que passamos perto, já que encontramos as pegadas frescas desse poderoso animal!!

Pegadas da onça pintada

O passeio é feito de forma segura, com guia pantaneiro experiente e em veículos da Piuval. Dependendo do numero de pessoas, os grupos saem em caminhonetes, mini caminhão ou em trator com vagão!

Melhor época para visitar o Pantanal Mato-grossense

O Pantanal é o típico destino que pode ser visitado o ano todo, porém existem duas épocas bem definidas com prós e contras.

A época de seca que vai de abril a setembro é considerada a melhor época para quem quer ver muitos animais. Isso porque sem chuva e conseqüente campos alagados, os animais precisam sair de suas moradas para buscar alimentos e água.

Durante essa temporada, geralmente final de julho ou começo de abril, acontece a floração das piúvas, ou ipês como conhecemos e o Pantanal muda de cor e se torna rosa! Infelizmente não pude contemplar essa beleza, dá só uma olhada:

Fonte: Portal Mato Grosso

Na alta temporada a Pousada costuma ficar bem cheia, então minha dica é reservar com antecedência.

Você pode fechar direto com a Pousada Piuval aqui!

Mas também existe a época da cheia, que vai de outubro a março. Essa é a temporada que a água chega e renova a vida, revigorando as plantas que voltam a produzir folhas e tudo fica verde novamente. Para quem visitar a região nesse período, o cenário será típico de planície alagada pela qual o Pantanal é famoso.

Como chegar até a Pousada Piuval

Com acesso fácil, a pousada está localizada no inicio da rodovia transpantaneira, que é uma estrada de terra de 147 km de extensão que liga a região de norte a sul.

Para quem está vindo de Cuiabá, assim como eu, a cidade base para conhecer o Pantanal se chama Poconé, a aproximadamente 120 km da capital e já pertinho da pousada. A maior parte do percurso é feita por estrada asfaltada (rodovia MT-060) e apenas um trecho de +/- 7 km é feita por estrada de terra, mas mesmo assim estava bem conservada.

Alugamos um carro em Cuiabá e com o GPS do celular facilmente chegamos na Pousada Piuval. Aqui a baixo um mapinha para vocês entenderem:

 

Super recomendo a Pousada Piuval para todas as idades e todos os gostos!! Com eles é garantido ter uma ótima experiência no Pantanal Mato-grossense!!

 

Mais informações sobre a Pousada Piuval

Site oficial: http://www.pousadapiuval.com.br/

Endereço: Rodovia Transpantaneira, Km 10 – Zona Rural, Poconé – Mato Grosso, Brasil

Telefones: +55 65 3345-1338 e +55 65 99983-7425

E-mail: reservas@pousadapiuval.com.br

Instagram: https://www.instagram.com/pousada_piuval/

Facebook: https://www.facebook.com/PiuvalLodge/

 

** O Blog Mochila, Câmera e Ação esteve na Pousada Piuval a convite, em Junho de 2018, porém as opiniões e avaliações aqui relatadas são pessoais e baseadas na experiência vivida no local 😉

 

↠ Planeje sua viagem com o Mochila, Câmera e Ação ↞
——————————————————————————————
↠ Precisando de ajuda para programar seu intercâmbio sem contratar agência? Eu posso te ajudar!
↠ Já tem seguro de viagem? Cote seu seguro com a Mondial e aproveite as promoções especiais!
↠ Reserve sua estadia pelo Booking através do Blog, você não paga nada além por isso! 
↠ Chegue no exterior com internet no seu celular com a Travel Mobile 
↠ Passagens aéreas em até 12x sem juros com a ViajaNet 
↠ Roteiros personalizados?? Pergunte-me como.
——————————————————————————————

2 Comentários

  1. Amigaa, ficou muito perfeito o seu relato da nossa experiência na Pousada Piuval!! Amei!! Post leve e fluído, arrasou! Sds do nosso passeio já

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.