Piedras Rojas e Lagunas Altiplânicas: o passeio mais lindo do Atacama

Olá pessoal!!
Chegou a hora de contar sobre um dos melhores passeios que fiz no Atacama!!!
A beleza da natureza não tem fim e as paisagens que vimos nas Piedras Rojas e Lagunas Altiplânicas são simplesmente sensacionais!

E claro, paisagens e mais paisagens maravilhosas pelo caminho! Que estradas lindas se têm no deserto… Muito mais do que eu podia imaginar! Nesse tour visitamos Piedras Rojas, Laguna Tuyaito, o Trópico de Capricórnio, Lagunas Miscanti e Miñiques.

Piedras Rojas

Nosso dia começa bem cedo, pois vamos percorrer uma distância cerca de 150 km até Piedras Rojas, já quase na fronteira com a Argentina. E como nosso guia contou, temos que chegar cedinho lá para poder ver o espelho d’água, antes que o vento se intensifique (para ter o espelho, a água precisa ficar parada, sem interferência de vento).

Nessa primeira parada estamos a 4.000 metros de altitude, no Salar de Talar, nome oficial do lugar. Mas também conhecido como Piedras Rojas. O lugar ganhou esse apelido muito conhecido pelas pedras terem uma tonalidade vermelha (roja) devido ao ferro oxidado nessas formações de origem vulcânica.

Nem preciso dizer o quanto esse lugar é impressionante, as fotos falam por si, e olha que nenhuma delas condiz com a beleza ao vivo!!

Nas pedras é possível ver buracos redondos formados pelas bolhas de lava antes da solidificação e sim, nosso guia estava completamente coberto de razão de querer chegar tão cedo! Pudemos ver com clareza o tão esperado e magnífico espelho!

______________________________________
Siga nosso Instagram e fique por dentro das novidades @mochilacameraacao ! E mais fotos do Atacama seguindo a #mochilanochile

Nesse início de passeio é bem frio, mas na época que fui não foi nem um pouco insuportável. Mas é bom se prevenir e ir bem agasalhado (no final detalho como me vesti).

Depois de muito fotografar, foi a hora de relaxar com um café da manhã sensacional preparado pelo nosso guia da Ayllu Atacama!!
Mais uma vez tivemos muita fartura, qualidade e a melhor vista da vida!

Saiba quanto custa viajar para o Atacama e Salar de Uyuni! Guia de gastos!

Laguna Tuyajto

Seguindo nosso caminho, nossa próxima parada foi na Laguna Tuyajto. Ela é uma lagoa salgada que fica no altiplano da região de Antofagasta, próximo a Piedras Rojas.

Ela é morada de flamingos, mas infelizmente não vimos nenhum, o que também não deixou de um ponto belíssimo do nosso passeio!

Reserve sua hospedagem pelo blog sem pagar nada a mais!

Lagunas Altiplânicas

E então as tão esperadas Lagunas Altiplânicas!! O caminho já era incrível, mas a visão que temos quando chegamos na primeira Laguna, a Laguna Miscanti, é tipo assim: wowwww

As Lagunas Altiplânicas Miñiques e Miscanti estão a 4.200 metros de altitude e também fazem parte da Reserva Nacional Los Flamencos, assim como o Salar de Tara. Esses sítios arqueológicos são administrados pela comunidade indígena de Socaire.

A entrada no parque custa 3.000 pesos, cerca de 17 reais e tem banheiro para quem se apertou e não quis utilizar o banheiro inca.

Nosso guia nos deixa no começo da trilha, na entrada do parque. Mais uma vez a opção para quem quer fazer aquela caminhada leve mais recompensadora possível.

Descemos então por um caminho que vai de encontro a grandiosa Laguna Miscanti (essa belezura possui cerca de 15 quilômetros)! Sem palavras pra descrever, sério!! Acho que é um dos lugares mais lindos que já vi na vida!!

Garanta seu seguro de viagem com desconto aqui no Blog!

A vegetação típica, o cordão de vulcões, a cor azul intensa da laguna, os animais… É impossível não ficar grato por esse momento!!

A essa altura do passeio o frio já tinha dado uma trégua e já estamos sem uma das camadas! Como falei no guia do Atacama, a maioria dos passeios é assim. Uma hora você está completamente empacotado e no mesmo passeio você tira uma ou duas camadas e fica mais fresquinho.

Continuamos para a vizinha Laguna Miñiques, por sua vez menor e que recebe água de Miscanti por um canal subterrâneo.

Essa Laguna não é permitido chegar nas margens, então tivemos uma bela visão do alto!!

Trópico de Capricórnio

Mais um ponto de parada do nosso tour é no marco do Trópico de Capricórnio, onde existe a linha imaginária que divide a zona tropical da zona temperada do nosso planeta!

As fotos são típicas e a região é linda, de onde se tem uma ótima visão do vulcão mais ativo na região, o Lascar!

É nesse caminho também que paramos para fazer as fotos na estrada!! Sim, é bem tradicional e um momento bem esperado!! Pudera né… é só olhar ao redor que entendemos!

Já falei que os caminhos no deserto são cheios de surpresa né?! Mas tivemos a sorte de presenciar algo relativamente raro que acontece a cada 6 ou 7 anos: o deserto mais árido do mundo florido!

Esse incrível passeio mais uma vez foi feito com a agência Ayllu Atacama!! Garantindo a qualidade e segurança da nossa viagem!

E para os leitores do Blog, têm desconto nos passeios.
É só informar que leu sobre a agência aqui no Mochila, Câmera e Ação!!

Maiores informações sobre esse passeio:

Preço: R$543 (146 USD ou 95.000 pesos)

Entrada Lagunas Altiplânicas: 3.000 pesos *só aceita pesos chilenos

Alimentação inclusa: Café da manhã tipo buffet e almoço no Restaurante Ayllu.

Roupa apropriada: calça térmica + calça legging ou jeans, blusa térmica + casaco de tricot ou fleece + casaco de plumas ou algum outro bem quentinho para o começo do passeio. Uma blusa mais leve para o final do passeio. Bota trekking ou tênis.

O que levar: gorro, touca ou chapéu, cachecol ou lenço, óculos de sol, protetor solar e água.

Horário: 05h às 14h00 (inverno) e 05h30 às 14h30 (verão)

Temperatura: de 0 a 10° no inicio e 25° no final

Altitude: 4.200 metros

O que eu vesti no passeio (começo de dezembro):

Estava com uma calça térmica e a calça jeans na parte de baixo. Na parte de cima fui com uma blusa térmica, um suéter e o casaco de plumas. Estava também com uma gola de lã e um lenço. No pé foi tênis.

Conheça nosso Guia completo de como planejar uma viagem para o Deserto do Atacama!

Outros posts sobre o Chile:
↠ Planeje sua viagem com o Mochila, Câmera e Ação ↞
——————————————————————————————
↠ Precisando de ajuda para programar seu intercâmbio sem contratar agência? Eu posso te ajudar!
↠ Já tem seguro de viagem? Cote seu seguro com a Mondial e aproveite as promoções especiais!
↠ Reserve sua estadia pelo Booking através do Blog, você não paga nada além por isso! 
↠ Chegue no exterior com internet no seu celular com a Travel Mobile 
↠ Roteiros personalizados?? Pergunte-me como.
——————————————————————————————

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.