Passeando no Panamá !!

Passeando no Panamá !!

01/02/2014 – Dia da partida de San Blas..
Acordamos cedo como sempre com a concha.. as coisas já estavam arrumadas então foi só tomar café e esperar o barquinho dos kunas.
Confesso que da uma dorzinha ir embora.. pegar o barco e olhar pra trás deixando o paraíso.. 3 dias é suficiente pra conhecer San Blas, mas a vontade é ficar mais um pouco.. hehe
O trajeto de barco foi tranqüilo como na ida, e no meio do percurso já botei o Dramin pra dentro ! hehe (medo da parte do carro)
Chegando no porto por volta de 9h, sabíamos que o carro viria no máximooo até as 10h, mas…. atrasou ! A LAM vacilou muito nesse assunto.. só fomos entrar no carro 10:30h. Uma hora e meia perdida.. sentada sendo comida pelos mosquitos.. hehe
E outra, viemos enlatados no carro.. o motorista enfiou malas grandes no porta malas, com isso o banco foi pra frente, e nos que estamos sentados no banco traseiro ficamos amassados.. se foi um inferno na ida imagina essa volta.. andar naquela estrada montanha russa espremido !! Não é bom nem lembrar.. hehe
 Então finalmente chegamos no hostel ! Cheios de fome e putos da vida !! Mas a viagem continua !!
Como já não estava cedo, o passeio que escolhi foi ir pra Causeway ! Mas antes, como estavamos com muita fome, comemos no Casco. Numa pizzaria bem na Plaza central que esqueci o nome ! Muito boa, mas carinha… ficamos com medo de não achar comida na Causeway, grande engano !
Dali mesmo pegamos um taxi, notei que na Plaza da catedral os taxistas cobram mais caro ! Acho que é devido ali ter muito turista ! O cara cobrou 15 dolares.. bem absurdo !
Chegando lá na Calçada Amador Causeway fomos direto pro free shop que tem lá !! Os preços não variam muito, mas nem comprei nada.. não achei vantagem e não tinha grandes variedades !! Continuamos o passeio então !
O lugar é bem bonito !! Um calçada enorme que liga tres  ilhas a cidade !! É o lugar ideal pra quem gosta de caminhar, pedalar, ou simplesmente passear ! A paisagem é linda !
As dicas que posso dar é que lá tem bastante opções de refeições, lanches ou petiços. E achei as lembrançinhas mais baratas que no centro também !! E outra, não foi difícil achar taxi pra voltar. Caminhando pela calçada você vê muito taxi indo e vindo. Então é tranqüilo. O nosso de volta custou 8 dólares.

Como era sábado, mesmo com o cansaço, queria conhecer um pouco da vida noturna do Panamá !! Então a escolha foi o Relic Bar !! É um pub bem famoso no Casco Viejo, que fica junto ao Luna´s Castle Hostel.
O ambiente é super diferente !! Bem rústico, a parte do bar de dentro parece uma caverna ! hehe
Lá tem gente de todas as idades, e muito turista !! O preço das bebidas não barato, mas também nada de absurdo !! Foi legal, valeu a visita ! Mas nem deu pra ficar muito.. estava morta com farofa.. hehe
02/02/2014 – Próxima parada, Panamá Viejo !
E lá vou eu fazer uma das coisas que mais amo em viagens.. ver ruínas !! =D
A historia desse lugar é muito interessante, foi no Panamá Viejo que a cidade nasceu ! A antiga cidade foi fundada em 1519 e só foi crescendo e crescendo principalmente devido sua localização privilegiada, mas sofreu também com terremotos e ataques piratas, mesmo assim se mantendo em pé ! Masss em 1671 um Pirata maluco chegou com seus homens e acabou de vez com a cidade colocando fogo em tudo ! Foi então que a população decidiu sair de lá e reconstruir a cidade, se mudando então para o Casco Viejo !
Hoje Panamá La Vieja, como também é chamada, é considerada Patrimônio Mundial da Unesco !!
Eu amei o passeio !! Vale muito a pena !! É lindo.. andar pelas ruínas.. imaginar.. apreciar.. eu amo !!
Não pagamos para ver as ruínas, e acabou que não entramos no museu. O taxi de ida foi 6 dólares (bem barato porque é longe) e com isso já fechamos com o taxista pra nos levar pro aeroporto o dia de ir embora.
Passamos um bom tempo andando (é bem grande) pela antiga cidade.. Não tenho muito o que falar.. então nesse caso eu mostro mais fotos..

Depois de tanto ver ruína, e como estávamos com tempo livre, resolvemos continuar nosso dia no Albrook ! hehe Comprar viciaaa !! O taxi até lá foi 5 dólares.
Então fizemos mais umas comprinhas, comemos e voltamos pro hostel. E mais tarde pra fechar o dia adivinhem… Tequila Bar !! =D
03/02/2014 – Teoricamente o ultimo dia de passeio..
Faltava então o mais famoso de todos os passeios.. o Canal do Panamá !!
Acordamos e fomos !! O taxi até lá foi 8 dólares e a entrada 15 dólares. Particularmente achei caro, mas não poderia deixar de ir né ! Endereço: Miraflores Locks.
A construção é incrível ! Esse ano esta fazendo 100 anos !! E mesmo hoje ainda é considerado um dos maiores feitos da engenharia mundial.
 Fechando…

 Navio passando…

Finalizando a travessia..
Demos a sorte de poder ver 3 grandes navios passando !! É realmente interessante ver as eclusas enchendo e esvaziando, e aqueles gigantes atravessando na nossa frente !
Com o tíquete de entrada você também tem direito a conhecer o museu de lá, são 4 andares que vão contando a historia da construção do canal. Tem um andar só para a fauna e flora que é bem legal !! E em um dos andares (acho que no ultimo) tem um simulador que faz você se sentir dentro de um navio atravessando o canal !!
Dentro do museu
Sem duvidas é um passeio para todas as idades !!
Dali pegamos um taxi e fomos mais uma vez pro Albrook.. hehe
Eu então decidi comprar uma câmera melhor !! Rodei as lojas e o melhor preço que encontrei foi na Photura. Comprei a Rebel T3i da Canon, com uma lente de 18-135mm. O preço não foi tanta diferença do Brasil.. Mas valeu a pena, custou 791 dólares, com um cartão de 8 GB. Esse preço já com os 7% de imposto.
Outro valor de eletrônico que não disse, para se ter uma noção, foi o do Playstation 4 que meu irmão encomendou. Comprei na Panaphoto por 535 dólares o de 500 gigas.

Compramos mais umas coisinhas e voltamos pro hostel (esse dia nem demoramos, fui mesmo pra comprar a câmera)
Como ainda estava cedo eu quis aproveitar mais um pouquinho o Casco, e estrear minha câmera é claro !!
Ainda não tinha tirado foto na aconchegante Plaza Herrera, em frente ao hostel. Agora era a hora !!

Plaza Herrera
Plaza Herrera (e o Panamericana ao fundo)
 Depois fomos pra Plaza da Catedral e por uma linda coincidência encontramos nosso casal de amigos da ilha !! Então continuamos o passeio !
Plaza de La Catedral
Passamos novamente por todos (ou quase todos) pontos do Casco.. admirando aquele lugar encantador (já estou com saudades…) !
 Paseo Esteban Huertas (nosso casal de amigos)

Kuna vendedora no Huertas

Plaza Francia

Andamos, andamos e andamos.. e no final fomos apresentar o Tequila para eles !! hehe
Assim foi nossa ultima noite.. muito agradável e em ótima companhia !!

04/02/2014 – Hora de partir…
Sim, agora estava mesmo acabando.. então levantamos bem cedinho pra aproveitar !!
Começamos por uma parte que só tínhamos feito passagem e não parada pra conhecer.. A Cinta Costera(ou melhor, o inicio dela) !!
 Dizem que foi inspirada no Aterro do Flamengo.. Mas só sei que é muito agradável !! Ótimo para passear e contemplar o Pacífico ! Tudo muito bem conservado e ainda estão ampliando !

Por ali que se chega no Mercado também.
 Cista Costera
Cinta Costera

Ai aproveitamos pra comer o ultimo Ceviche lá.. e voltamos para o centro. Eu fui comprar as ultimas lembrancinhas e me despedir do Casco..
 Eu e minha câmera numa lojinha no Casco 

 Gatinho na Companhia de Jesus
Então chegou a hora.. o taxista nos buscou como combinado e fomos pro aeroporto !!
Lá foi tudo bem tranqüilo !! Fiz umas comprinhas no free shop (no não, lá são NOS free shop) e pegamos o avião de volta pro Brasil.
Assim acaba mais uma viagem maravilhosa !! Voltei com uma ótima impressão do Panamá e seu simpático povo !!
Até a próxima !!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.