O que fazer Itacaré, Bahia? Melhores praias, pôr do sol e mais dicas

Itacaré, no litoral sul da Bahia, é um dos destinos praianos mais famosos e procurados do estado. Seja por baianos que adoram dar uma esticada até Itacaré, ou seja por turistas do mundo inteiro! Não é para menos, Itacaré reúne belas praias, cachoeiras, culinária baiana e muito agito!

Com um pouco mais de tempo ainda é possível visitar os vizinhos como a Península de Maraú, as belas ilhas da Baía de Camamu e as fazendas de cacau em Ilhéus. Leia agora sobre o que visitar em Itacaré e mais dicas para planejar a sua viagem! 😉


O que fazer em Itacaré?

Rua da Pituba

A Rua da Pituba é o coração de Itacaré! É lá que tudo acontece, desde barzinhos, lojas de artesanato, restaurantes, música ao vivo e por ai vai!

A rua fica movimentada o dia inteiro, mas é à noite que se vê a cidade inteira por lá. A rua é bem roots, mas têm alguns espaços bem charmosos e requintados.

Para quem quer ficar bem localizado e perto de tudo, a dica é se hospedar no entorno da Rua da Pituba, onde estão a maioria das agências de turismo, caixas eletrônicos, etc.

Pôr do sol no Mirante do Xaréu

Vista de Itacaré no pôr do sol do Mirante do Xaréu

Para quem não dispensa um programa de final de tarde com um belo pôr do sol, o Mirante do Xaréu é a pedida.

Localizado na Ponta do Xaréu, o acesso é feito a partir da Praia da Concha, também subindo a ladeira da Praia da Coroa.

Do mirante se vê o Rio de Contas e a Praia da Coroa, é realmente lindo!

Muitos locais e turistas curtem diariamente esse programa, uns ficam nas pedras, mas eu preferi conhecer o lounge Espaço Dharma.

O espaço é muito agradável, servindo drinks e petiscos. Achei muito mais reservado que ficar pelas pedras…


Praias de Itacaré

Praia da Coroa ou Coroinha

Bem central, essa é uma praia não apropriada para banho. A Praia da Coroa fica na orla da cidade de Itacaré.

O lugar é bonito, com barquinhos e casarões no entorno, mas achei o cheiro bem desagradável…

Praia das Conchas

Essa é uma praia bem estruturada e ideal para toda a família. Conta com restaurantes e lugares na sombra. Bem mansinha também.

É uma boa para praticar stand up paddle por exemplo. Da Praia das Conchas se vê o farol de Itacaré.

Essa região é uma boa opção para hospedagem também, visto que você estará de cara para a praia e ao mesmo tempo perto do centro.

______________________________________
Siga nosso Instagram e fique por dentro das novidades @mochilacameraacao ! E mais fotos da Bahia seguindo a #MochilaNaBahia

Tour das 4 Praias

Itacaré possui praias belíssimas, principalmente as que estão um pouco fora do centro turístico. Inclusive é comum muitas agências fazerem o chamado tour das 4 praias, no entanto também é possível conhecer essas belezas por conta própria, assim como eu fiz.

Essas praias são acessadas por trilhas curtas, onde você poderá fazer sozinho, contratar um guia local ou fazer com alguma agência.

Engenhoca

Para quem vai de carro, por conta própria ou com um tour, é preciso estacionar na estrada para então seguir pelas trilhas.

A primeira praia da trilha é a Engenhoca, você vai caminhar cerca de 20 minutos.

Logo na chegada da Praia da Engenhoca você se depara com um lindo cenário, de muitos coqueiros, praia azul, areia branca e um rio saindo por detrás dos mangues.

Típico visual de filme com praia selvagem né! Essa foi uma das praias que mais gostei em Itacaré.

Canto dos surfistas na Praia da Engenhoca

A Praia da Engenhoca tem uma estrutura simples, mas há opção de barracas vendendo comidas e bebidas. Tudo muito simples, mas ideal para passar uma boa parte do dia.

Além do visual, essa praia é procurada por aqueles que amam surfar, com suas belas ondas e ótima extensão de praia.

Depois de curtir a Praia da Engenhoca, é precisar voltar um pouco na trilha e pegar um segundo caminho para seguir para as outras praias.

Havaizinho

A segunda praia é Havaizinho. Essa trilha leva em torno de uns 15 minutos. Nenhuma delas é difícil e se caminha na sombra.

Chegando na praia, mais uma vez um belo cenário! Uma vasta área com coqueiros, num patamar acima da praia.

Para curtir a praia do Havaizinho em si é necessário caminhar mais um pouquinho para a direita e então você vai encontrar barracas servindo comidas e bebidas. Bem naquele estilo rústico que a gente adora.

LEIA TAMBÉM: O que fazer em Arraial d’Ajuda – Bahia: praias, atrações e muitas dicas

Camboinha

Seguindo pela trilha a direita da Praia do Havaizinho, a próxima parada é a Praia da Camboa, ou Camboinha.

Essa trilha é mais cheia de sobes e desces, leva cerca de 15 minutos também.

A Praia da Camboinha é bem deserta, a hora que eu cheguei, por exemplo, não tinha ninguém!! Além disso, não há estrutura, apenas a natureza fazendo seu espetáculo.

Praia da Camboinha totalmente deserta

Você viaja com Seguro Viagem? Ele é importante também para quem viaja pelo Brasil. Com o Seguro Viagem você tem assistência médica e odontológica em qualquer lugar, além de seguro de bagagem, cancelamento de voo e etc.

Com a Seguros Promo você faz uma cotação online e recebe o comparativo de preços das melhores seguradoras. Assim você garante o melhor preço e qualidade. Utilize o cupom CAMERAEACAO5 e garanta 5% de desconto além das promoções vigentes no site da Seguros Promo.

Itacarezinho

Praia de Itacarezinho | Fonte: http://itacareinforma.com.br/

Se quiser continuar seguindo para a última praia, será preciso subir um trecho de pedras depois da Praia da Camboinha e fazer mais uma trilha por dentro da mata. Eu preferi não arriscar, visto que estou grávida.

Quem fecha com alguma agência, eles fazem o trecho de carro pela estrada.

Eu gostaria muito de ter conhecido a Praia de Itacarezinho, mas infelizmente não tive tempo! Vi que ela é belíssima, com uma vasta faixa de areia branca.

A praia é bem estruturada, com pousada e restaurante.

O que comer e beber em Itacaré?

Não é difícil se apaixonar pela culinária baiana! Estando lá não perca os pratos feitos com frutos do mar e regados no azeite de dendê. São muitas opções deliciosas: acarajé, bobó, moqueca! Além das tapiocas e carne de sol. Lembrando ainda que esses pratos na Bahia são muito mais baratos do que no Rio de Janeiro.

Algo bem interessante que comi em Itacaré foi a banana da terra recheada. Uma delícia que fica na Rua da Pituba: Bananas Café Gourmet, não deixe de visitar!

Para beber, como a região de Itacaré e arredores é conhecida como Costa do Cacau, sendo a principal produtora no Brasil, você não pode perder as bebidas feitas com essa fruta! O suco de cacau é uma delicia e eu fiquei viciada!! Há também a caipirinha de cacau, mas essa não pude provar.

Quem tiver mais tempo, vale conhecer uma fazenda de cacau, sendo em Ilhéus as mais procuradas e conhecidas. As agências fazem bastante esse tour. É uma boa opção se pegar algum dia de chuva na viagem também.

Como chegar em Itacaré?

Itacaré fica a 250 km da capital baiana, Salvador e a 1.370 km do Rio de Janeiro. Itacaré não possui aeroporto, o aeroporto mais próximo é o de Ilhéus, a 75 km de distância, ou o de Salvador.

Com isso, a maneira mais recomendada de chegar em Itacaré é de ônibus ou carro.

Conforme eu disse anteriormente, estava fazendo essa viagem de carro e minha primeira para foi em Arraial d’Ajuda, mais ao sul da Bahia e a 393 km de Itacaré. Viemos pela BR-367 e depois pegamos a BR-101 até a cidade de Ubaitaba, onde pegamos a BR-030. Nessa rodovia fomos até o trevo de Itacaré, onde então pegamos a BA-001 até a rotatória onde a estrada cruza a BA-654 que leva até Itacaré. Tudo pelo Google Maps.

Para quem chega de avião por Salvador, também deve pegar a estrada alugando um carro ou pegando um ônibus. Nesse caso você chegará no terminal rodoviário de Itacaré que fica no Centro.

Para fazer o trecho Salvador – Itacaré de ônibus, verifique as passagens com as companhias: Cidade Sol e Águia Branca.

Para quem tem costume de alugar carro eu acho uma boa vantagem mesmo. Porquê em Itacaré as melhores praias são as mais distantes do centro, então você vai precisar de carro ou terá que fechar com alguma agência.

No site oficial de turismo em Itacaré você encontra empresas credenciadas para fazer transfer. Verifique aqui.

Onde ficar em Itacaré?

Durante minha estadia em Itacaré, fiquei hospedada na Pousada Galeão Itacaré! A pousada é muito acolhedora. O casal que administra o local é ótimo, sempre solícitos e com papo agradável.

Quarto com uma varandinha com rede, frigobar e cama confortável. O café da manhã é farto e com delícias caseiras. A localização é ótima, perto da Rua da Pituba, a rua mais agitada de Itacaré e ao mesmo tempo num local silencioso.

Fonte: Booking.com

3 diárias (31/12/19 a 03/01/20) para duas pessoas com café da manhã incluso custou R$620.
| Reserve aqui |

Outras opções de hospedagem em Itacaré:

Fonte: Booking.com

Fonte: Booking.com

Fonte: Booking.com

Em conclusão, Itacaré na Bahia é um destino que vale muito a pena visitar. São tantas praias lindas para conhecer, uma culinária de dar água na boca e opções de turismo para todos os gostos.


Reserve sua hospedagem pelo Blog! Você não paga nada além por isso e me ajuda com uma pequena comissão para continuar mantendo o Blog e trazendo informações gratuitas para mais viajantes! | Reserve aqui |


PLANEJE SUA VIAGEM COM O BLOG! RESERVE AQUI!

Ao fazer uma reserva com um link do blog, eu ganho uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso. Assim você me ajuda a continuar mantendo o Blog e trazendo conteúdos gratuitos para mais viajantes!

🛏️ Hospedagem 🛏️
Reserve o seu hotel, hostel ou apartamento no Booking e casas no AirBnb

🚑 Seguro viagem 🚑
Garanta uma viagem tranquila com a Seguros Promo (cupom desconto CAMERAEACAO5)

🎟️ Passeios e ingressos 🎟️
Encontre tours para muitas atrações na DeNomades e GetYourGuide

📲 Chip de celular 📲
Internet no seu celular em diversos países na EasySim4U

🗺️ Intercâmbio 🗺️
Realize seu sonho de estudar inglês em Malta na am Language e ainda ganhe 15% de desconto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.