Fundada em 1566, Valletta é a capital de Malta, uma das menores capitais da Europa e considerada um museu a céu aberto! Sim, mesmo pequenininha, Valletta está repleta de locais de importância histórica, tanto que toda a cidade foi considerada um Patrimônio Mundial da UNESCO e foi reformada para representar a Capital Européia da Cultura em 2018!!
Valletta fica num ponto estratégico de Malta, entre dois portos naturais: o Grand Harbor e o Marsamxett Harbour. A capital é o centro administrativo e comercial do país, onde estão localizadas importantes sedes governamentais e escritórios de muitas empresas.
Além disso, a cidade está recheada de prédios lindos e históricos, na maioria no estilo barroco, muitas escadarias, restaurantes, lojas e belas vistas!!
Finalmente irei falar sobre uma das minhas cidades favoritas de Malta e um dos passeios que mais amava fazer na ilhota!
Quer entender porque eu gosto tanto desse lugar?? Venha comigo que conto tudo que ganhou meu coração!
Entrada principal da cidade
O City Gate é o principal ponto de entrada da cidade, localizado no lado sul de Valletta com ligação direta a principal rua da cidade, a Avenida da República. Já passando pelo portão (Gate), é como se entrasse em uma cidade cinematográfica!
O contraste nesse ponto é a principal atração, quando de um lado você o moderno Parlamento (direita), vários edifícios antigos à esquerda e logo um pouco mais a frente do Parlamento, as ruínas do Royal Opera House.
Já tem seguro de viagem? Não esqueça que é obrigatório na Europa! Use o cupom CAMERAEACAO5 e garanta 5% de desconto com a Seguros Promo!
Upper Barrakka Gardens
Valletta fica no alto, com vistas belíssimas, e o Upper Barrakka Gardens é um espetáculo a parte! Esse jardim público é um Oasis no meio da agitação da cidade.
Quando você chega no lugar já sente a paz, quando chega no bastião fica impressionado com a vista do Grand Harbour e das Three Cities, além dos canhões do Saluting Battery.
No jardim existe um quiosque que é um ótimo local para tomar um cafezinho e comer um pastizzi, o tradicional lanche maltês.
Ainda por lá, fico o elevador do Upper Barrakka, outra entrada / saída para a cidade e que também dá acesso aos cais do porto, onde cruzeiros desembarcam e também de onde partem os tours para as Three Cities.
* DICA: você não paga para descer pelo elevador, só se quiser subir.
Esta pensando em fazer intercâmbio? Não se esqueça que os seguidores e leitores do Mochila, Câmera e Ação terão desconto de 15% no curso de inglês com a am Language e 5% na acomodação oferecida pela escola!! Insira o código MOCHILA na sua cotação ou informe que leu sobre a escola aqui no Blog! 😉
Saluting Battery
Plataforma construída para defender a cidade contra os ataques que vinham através do Grand Harbour, mas também utilizada como forma de cumprimento as embarcações amigas que chegavam nos tempos antigos.
Hoje em dia, ao meio-dia e às 4 da tarde, os canhões restaurados são disparados como demonstração para as pessoas. Você pode assistir do bastião ou pode pagar e visitar o museu com uma visita guiada.
Lower Barrakka Gardens
Simplesmente o ponto mais tranquilo da capital de Malta e com uma vista de tirar o fôlego!
Por ser um pouco afastado, acaba não sendo muitas vezes visitado (o que é uma pena), mas garanto que vale a pena. O lugar é lindo!!
Em frente ao jardim está o monumento Siege Bell War Memorial, mais uma bela vista.
Siege Bell War Memorial
O monumento foi inaugurado pela poderosa Rainha Elizabeth II em 1992 em honra as pessoas que morreram durante a Segunda Guerra no famoso confronto ocorrido em Malta, que ficou conhecido como “O cerco de Malta”.
O sino é tocado todo dia ao meio-dia, mais uma oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história do país.
St. John’s Co-Cathedral
Malta é um país muito católico e você vai ver muitas e muitas igrejas, são ditas 365 igrejas em Malta (uma para cada dia do ano)! Mas nenhuma delas é tão grandiosa quanto a St. John’s Co-Cathedral!!
Por fora ela é bem simples (diferentes de muitas belas igrejas que me encantaram), mas por dentro é de deixar qualquer um de queixo caído! Ela é cheia de detalhes que até se perdem de vista, e ainda conta com um museu com obras do renomado artista italiano Caravaggio.
A Co-Catedral serviu como convento dos tão importantes Cavaleiros da Ordem de São João e é um prato cheio para quem ama arte Barroca.
A entrada custa 10 euros (incluindo áudio guia)
Segunda a Sexta: 09:30 a 16:30
Sábado: 09:30 a 12:30
Fechado nos domingos e feriados
Fortifications Interpretations Centre
Um lugar não muito conhecido, mas que gostei bastante de visitar. Por lá se encontram fotos antigas do país e maquetes, onde a história de Malta é contada. O lugar antigamente funcionava como um porto fortificado, com uma vista privilegiada como estratégia de defesa contra os invasores.
Do 3 º andar você terá uma vista linda e outra, a entrada é gratuita.
Auberge de Castille
Esse belíssimo palácio é atualmente instalação do Primeiro Ministro de Malta, mas antigamente foi residência dos cavaleiros espanhóis e portugueses da ordem de São João.
Não fiz uma visita no palácio, mas amava aquela região.. Um lugar muito lindo com uma atmosfera bem forte! Por ali também estão belos edifícios como: St James Cavalier e Correio Nacional.
Triq Merchants Merchants
Street é uma das maiores ruas de Valletta e também uma das principais!! A rua é bem movimentada sempre, com vários restaurantes, cafés e lojas! Além de prédios lindos!!
Bem esses são meus pontos favoritos da capital, mas te digo, passear pelas ruas de Valletta já é um programão em si!! É cada cantinho lindo que você vai querer parar todo tempo para tirar fotos!!
![]() |
Mapa Valletta |
Como chegar:
Ônibus: Tudo em Malta passa por Valletta! O maior terminal de ônibus do país fica lá, então praticamente todas as rotas iniciam e terminam lá. Então, onde quer que você esteja, facilmente você chega no terminal que fica quase em frente ao portão principal de Valletta.
- DICA: Saiba tudo sobre o transporte público de Malta em: http://www.publictransport.com.mt.
Ferry boat: Você também pode chegar a Valletta de ferry boat! Particularmente gosto muito dessa opção que já é um tour por si só. Eles partem de Sliema (através do porto de Marsamxett, com saída no Sliema Ferry) e Bormla (uma das Three Cities) através do Grand Harbour).
Carro: Sim, você até pode entrar na cidade de carro, mas estacionamento é algo raro.
Como se locomover:
Valletta é uma delicia ser percorrida a pé, mas se você prefere ou precisa de mais conforto, existem opções de táxis elétricos, ônibus (algumas linhas passam pelas ruas principais ruas da cidade) e charretes.
E aí, gostaram??!! Compartilha com os amigos e ajude a divulgar o meu trabalho ♥
Mais posts sobre Malta?! Leia:
6 razões para fazer intercâmbio em Malta
Como é estudar com a am Language Studio
30 coisas legais para fazer em Malta
Custo de vida em Malta: guia de viagem
Comino: um pequeno paraíso em Malta
Marsaxlokk e os barquinhos coloridos de Malta
O que fazer em Valletta: a capital de Malta
Mdina: a Cidade Silenciosa em Malta
6 razões para visitar Malta na primavera
2 Comentários