O que fazer em Trinidad, Cuba: Roteiro de 2 dias

Se me perguntarem qual cidade de Cuba que mais gostei juro que ficarei na dúvida entre Havana e Trinidad. Mas garanto que são amores diferentes… Trinidad é aquela típica cidade de interior que parece parada no tempo… Aquela cidade onde todo mundo se conhece e que a paz reina absoluta!

A cidade de Trinidad foi fundada por espanhóis nos tempos de descobrimento do “Novo Mundo” e se mantém bem no estilo colonial do século XVI, sendo tombada como Patrimônio Mundial da UNESCO.

Trinidad já foi uma das maiores e mais importantes cidades de Cuba, isso quando os engenhos de açúcar eram forte fonte de riqueza. Porém com a queda da produção e exportação de açúcar no século XIX, Trinidad perdeu seu reinado e acabou esquecida…

Muitos anos depois devido a necessidade de trazer o turismo para o país, Trinidad passou a ser restaurada e hoje revela muitas belezas arquitetônicas e históricas!

Andar pelas ruas de Trinidad é um programa delicioso que não cansa, por suas ruas de pedra  facilmente encontramos charretes e cavalos como meio de transporte o que literalmente nos leva a uma viagem no túnel do tempo.

Hospedagem em Trinidad

Assim como em Havana, resolvi me hospedar em casa particular de cubanos. Sábia decisão! Posso falar com propriedade que vale muito a pena essa experiência!

Trinidad foi uma surpresa muito agradável, eu estava chegando de um perrengue em Cayo Coco e fui muito bem recebida pela doce Yanara, a dona da casa que me hospedei e melhor pessoa que conheci em Cuba!

Como essa noite não era prevista, a casa dela não estava com essa noite vaga, então Yanara arranjou a casa do marido dela para que pudéssemos passar aquela noite. E então na manhã seguinte iríamos para a casa oficial.

O táxi chegou de madrugada, mas mesmo assim Yanara nos recebeu com café quentinho… Então era hora de dormir e esquecer o descaso que passamos antes e aproveitar as coisas boas que estavam por vir!

Yanara y Famby Hostal

Tratei a reserva diretamente com a Yanara por email. Ela é muito atenciosa e tira todas as dúvidas que precisarem. Mesmo parecendo estranho reservar por email e pagar na hora, isso é comum em Cuba.

Endereço: Restoy Fajardo (Luz), No. 30, entre José Mendoza (Santa Ana) y Abel Santa Maria (Lírio)

Email: yanara104@gmail.com

Telefone: +53 910286 ou +53 0141 992 356

Mas vamos lá, agora conto como foi o meu roteiro pela cidade colonial mais linda de Cuba:

Primeiro dia: centro histórico de Trinidad

Acordei cedo e fui direto para a casa oficial de Yanara para então tomar café da manhã. Quem nos levou até lá foi o Famby, marido da Yanara! Igualmente uma pessoa muito boa!

A casa é uma graça!! Super confortável e acolhedora. Recomendo com certeza. Não somente pela casa e a experiência, mas também pela Yanara que cuida dos hóspedes como parte da família.

Após o café era hora de bater perna!! O clima estava maravilhoso, finalmente haveria dias bonitos depois da frente fria que pegamos.

A casa de Yanara fica no centro de Trinidad, bem pertinho da Igreja de Santa Ana, então foi por ali que começamos.

______________________________________
Siga nosso Instagram e fique por dentro das novidades @mochilacameraacao ! E mais fotos de Cuba seguindo a #mochilaemcuba

Igreja de Santa Ana

A igreja é uma bela construção que hoje infelizmente está em ruínas. Ela foi erguida em 1719 com a utilização de terra, mas com o passar dos anos foi abandonada.

Seu entorno é bem agradável, com uma pracinha de mesmo nome que é bem bonitinha e um centro cultural onde há restaurante com música ao vivo e uma deliciosa cerveja artesanal!

O nome do lugar é Factoria Santa Ana.

Vale a pena a visita durante o dia e á noite.

Dali segui caminhando pelas tranquilas ruas do centro histórico em direção a Plaza Céspedes.

Igreja de Santa Ana no fundo da rua

Está achando Cuba um país interessante? Encontre passagens aéreas para Havana e ainda parcele em até 12x sem juros!

Plaza Céspedes

Também conhecida como Plaza Carillo, é um lugar super movimentado e bem bonito!! A praça tem uma cobertura feita em arcos com várias trepadeiras que ajudam a proteger do sol. Com os dias quentes cubanos, o lugar é uma ótima ideia! Ainda mais que por ali você pode aproveitar para comprar o cartão de internet na loja oficial da ETECSA e se conectar no ponto de wifi que fica justamente na praça.

Além disso, na praça também estão belos prédios históricos como o que abriga o Iberostar e a Assembleia Municipal.

Dali segui em direção da Plaza Mayor, mas acabei de deparando com várias feirinhas de rua com artesanatos lindos! Então não dá para resistir né?! O tempo passou que nem vi.. Aproveitei para me perder um pouco pelas ruas e conhecer também as lojas Artex que são possuem mais artesanatos para casa, como porcelanas.

Não esqueça que o seguro viagem é obrigatório em Cuba, cote o seu com a Seguros Promo e garanta o melhor preço! Aproveite também o desconto de 5% com o cupom CAMERAEACAO5

Almoço no restaurante San José

Já depois de muito bater perna era hora de parar para o almoço! Assim como em Havana, segui o conselho sábio do TripAdvisor e fui conhecer o #1 de Trinidad.

O restaurante San José iniciou como um simples paladar mas se tornou o lugar mais concorrido da cidade.

Paella de mariscos: 10,50 CUC e Arroz Frito: 7 CUC (pratos individuais que serviriam duas pessoas)

Piña colada: 3 CUC

Olha, foi a melhor comida que comi em Trinidad!! O ambiente é muito agradável e a decoração linda! Os pratos eram muito bem servidos com preço justo. Servem almoço e janta por lá. O problema é que fica bem cheio e normalmente tem fila de espera. Se estiver morrendo de fome isso não será legal.

Endereço: Calle Maceo, 382. Entre as ruas Colon e Smith.

Com a barriga cheia (e põe cheia nisso), hora de seguir o passeio!

Plaza Mayor

Chegar na Plaza Mayor e não se encantar com o cenário eu acho bem difícil. A praça é encantadora e o coração do centro histórico de Trinidad! Ao seu redor estão belos prédios antigos e bem conservados, tudo compondo muito bem a pracinha gradeada com bancos e afrescos.

Ainda na praça está localizada a Igreja Paroquial da Santíssima Trindade, algumas mansões de figuras importantes de Cuba antiga e Palacio Cantero que hoje abriga o Museu de História Municipal. Ao fundo da praça também se tem uma bela visão de uma das construções mais icônicas da cidade: o antigo Convento de São Francisco de Assis.

Foto clássica em Trinidad

Casa de la Musica

Saindo pela direita da Plaza Mayor fica um dos lugares mais animados da cidade, a Casa de la Musica e sua escadaria.

Durante o dia parece um lugar tranquilo, mas no finzinho da tarde a escadaria se transforma e a música cubana invade o ambiente.

Na parte alta das escadas fica a Casa de la Musica propriamente dita e por ali grupos cubanos se apresentam ao vivo e a galera fica curtindo a boa música e muitos drinks. Além de aula de dança para aqueles que se animarem um pouquinho mais.

Museu de História Municipal

Também conhecido como Palácio Cantero onde é possível encontrar afrescos originais, coleções de objetos antigos que contam um pouco da história de Cuba, além de um belíssimo pátio de entrada e uma torre de observação onde é possível se ter uma bela vista da cidade.

Funcionamento: quinta a sábado das 9h às 17h

Entrada: 2 CUC

Com isso, já estava cansada e resolvi voltar para casa para descansar um pouco e mais tarde sair novamente! O calor estava realmente intenso.

Factoria Santa Ana

A noite resolvi conhecer o restaurante e cervejaria que fica na praça Santa Ana.

Estava rolando música ao vivo e claro que aproveitei para experimentar as cervejas artesanais.

Tinha pensado em cair na balada, mas como sou uma pessoa totalmente diurna, fiquei só pelo restaurante mesmo.

Todavia um lugar que acho válido deixar a dica para balada é a Disco Ayala. Uma espécie de boate que fica dentro de uma caverna! Yanara disse que é bastante animado por lá, mas acabei não indo então não pude comprovar.

O lugar é tido como o principal point da vida noturna de Trinidad, com 5 pistas de dança e 3 bares.

Segundo dia: Praia Ancón e mais centro histórico de Trinidad

Acordei relativamente cedo pois queria pegar praia, mas tão ir muito tarde… Tomei aquele café delícia da Yanara e pernas pra rua!

Playa Ancón

Trinidad é uma cidade pequena, então normalmente é legal colocar no roteiro lugares no entorno da cidade, como a Praia Ancón.

A praia fica pertinho de Trinidad, cerca de 30 minutos de ônibus e tem acesso super fácil.

O lugar é lindo, achei uma boa ideia alugar uma bike para ir conhecendo o caminho. Eu não tive essa coragem porque o calor estava insuportável para pedalar.

Como fui de ônibus, conheci somente a praia mesmo. Ela possui uma faixa de areia branca que se estende por boa parte do litoral. Como de costume no Caribe, as águas são claras, rasas e mansas.

A principal estrutura da praia é o Hotel Ancón que oferece aluguel de cadeiras e guarda-sóis por 2 CUC por pessoa. Além de vender lanches e bebidas em seu quiosque.

Como chegar na Playa Ancón:

  • Ônibus panorâmico que parte da frente ao escritório da Cubatur. O preço fixo é 5 CUC por pessoa para ida e volta.

Dica: Guarde sua passagem para apresentar na volta e fique ligado nos horários de volta, pois não será fácil achar táxi ou outro meio de transporte coletivo.

Horários do ônibus: saindo de Trinidad (9h, 11h, 14h e 17h); saindo de Praia Ancón (10h, 12h30, 15h30 e 18h).

  • Bicicleta alugada é uma boa opção se você tiver disposição! A estrada além de linda, é bem sinalizada.

  • Táxi é o meio mais confortável, mas também mais claro certamente. Você vai ver um monte de gente oferecendo esse trajeto no centro de Trinidad. Mas fique atento quanto a volta… É preciso deixar bem combinado um horário com o motorista para você não acabar ficando na mão.

Dica: negocie o valor, táxi em Cuba é caro e possivelmente vão tentar cobrar além do normal se você não tentar baixar o preço.

Estrada para a praia

Voltando para Trinidad, fui para casa tomar um banho e depois almoçar.

Almoço na Taberna La Botija

Mais uma dica do amigo TripAdvisor, esse lugar é quase um museu! O restaurante é todo temático, com antiguidades, armas e várias peças antigas da época dos engenhos de açúcar na região.

A comida é deliciosa e os drinks são ótimos, os pratos individuais servem até duas pessoas. O local serve desde o café da manhã até o jantar. E a noite ainda costuma ter música ao vivo.

Prato de cordeiro que serve 2 pessoas: 8,75 CUC

Drink: 3 CUC e cerveja Bucanero: 4 CUC

Endereço: Calle Amargura, 71. Esquina com a rua Boca.

Depois do almoço fui andar um pouco mais pela cidade e então conhecer o museu nacional que fica perto da Plaza Major.

Museo Nacional de la Lucha Contra Bandidos

Se você procurou imagens de Trinidad certamente viu muitas fotos de uma torre amarela! O prédio é símbolo da cidade e já foi no passado o Convento de São Francisco de Assis.

Hoje o lugar abriga o museu que conta a história dos contra-revolucionárias que se refugiaram na Sierra del Escambray e lutaram contra as tropas de Fidel Castro após a revolução cubana.

O museu possui uma grande coleção de fotos, mapas, cartas, armas entre outros objetos da época. Além de uma lancha pirata e o pedaço de um avião abatido. Para quem gosta de história é bem interessante, mas certamente a cereja do bolo é a subida na torre!

A vista do alto do campanário é sensacional! Você vai ter a visão privilegiada da Plaza Major e um 360º da cidade! Tudo isso entre os sinos que restaram do antigo convento.

Funcionamento: segunda a domingo das 9h às 17h (exceto quinta feira)

Entrada: 1 CUC

Após o passeio do museu, finalizei meu dia na Casa de la Musica bebendo mojito em grande estilo!!

Essa foi a noite final em Trinidad. Uma cidade encantadora que não pode ficar de fora de qualquer roteiro em Cuba!

O dia seguinte foi dia de partir para o destino final dessa viagem: Varadero! Mais esse é papo para o próximo artigo!!

E aí, o que estão achando de Cuba? Compartilha com os amigos que também estão pensando em conhecer esse país!

Leia todos os artigos sobre Cuba

Tudo que você precisa saber antes de viajar para Cuba: guia de viagem!

Quanto custa viajar para Cuba? Guia de gastos!

O que fazer em Havana: Roteiro de 3 dias

O que fazer e como chegar em Cayo Guillermo e Cayo Coco

O que fazer em Trinidad, Cuba: Roteiro de 2 dias

Varadero: tudo que você precisa saber para conhecer o caribe cubano

↠ Planeje sua viagem com o Mochila, Câmera e Ação ↞

↠ Reserve sua estadia pelo Booking através do Blog, você não paga nada além por isso! ✌

  Reserve com segurança os melhores passeios em toda América do Sul com a DeNomades

↠ Passagens aéreas em até 12x sem juros com a ViajaNet 

↠ Viaje com segurança e tranquilidade com Seguros Promo e aproveite o desconto de 5% com o cupom CAMERAEACAO5

↠ Chegue no exterior com internet no seu celular com a EasySim4U

↠ Ganhe R$130 de crédito em sua primeira viagem pelo AirBnb

↠ Precisando de ajuda para programar seu intercâmbio sem contratar agência? Eu posso te ajudar!

↠ Roteiros personalizados?? Pergunte-me como.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.