O que fazer em Istambul em 2 dias!

O que fazer em Istambul em 2 dias!


Quem me conhece sabe como eu me apaixonei por Istambul e a Turquia em geral… Já escrevi alguns posts sobre o país, mas estava devendo as atrações que conheci em Istambul.

Infelizmente fiquei pouco tempo na cidade e não pude conhecer tudo que gostaria (mais um motivo para voltar né).. Então aqui estão as dicas do que fazer em Istambul em dois dias!

Mesquita Azul (Sultan Ahmet Cami)

A famosa Mesquita Imperial do Sultão Ahmet (Sultan Ahmet Cami) ficou conhecida como mesquita azul devido à decoração azul de seu interior. Construída entre 1603 e 1617 no local que estava instalado o palácio dos Bizantinos e outra mesquita também super famosa, a Santa Sofia.

A Mesquita Azul tem 6 minaretes, aquelas torres com microfones utilizados para chamar os muçulmanos para as rezas. Sem duvidas é uma dos principais pontos turísticos de Istambul. Vale muito a pena, conhecer por dentro e por fora! Impossível não se apaixonar!

Interior da Mesquita Azul

Pátio da Mesquita Azul

Dica para a visita: Não é permitido entrar nas Mesquitas com roupas curtas e justas, isso serve para homens e mulheres. Também não pode estar com ombros à mostra.

Porém, nas mesquitas mais turísticas de Istambul são fornecidas saias e pashminas para cobrir o joelho e a cabeça.

Como chegar: Bonde elétrico (estação Sultanahmet).

Endereço: Sultan Ahmet Mh., Torun Sk, 19

Horário de visitação: 9h30 às 16h30. Fechada 45 minutos antes do início de cada uma das 5 orações diárias e 30 minutos após o início das orações. Sexta feira só abre após as 14h30.

Entrada gratuita.

Quer mais 5 motivos para amar Istambul? Confira esse post aqui

Santa Sophia (Aya Sophia)

A igreja da divina sabedoria, Santa Sophia, foi uma importante marca do império Bizantino. A mesquita é linda e se torna mais impressionante ainda ao saber que sua enorme cúpula foi construída no século VI. Até a construção da Igreja de São Pedro no Vaticano, era a maior igreja do mundo. Durante o império Otomanos passou a ser uma mesquita, muitos anos depois foi declarada como museu.

Para quem vai fazer a visita, poderá admirar muitos tesouros do período bizantino. O museu foi declarado como Patrimônio Mundial pela UNESCO. Hoje é um dos lugares mais visitados em Istambul.

Como chegar: Bonde elétrico (estação Sultanahmet ou Gulhane).

Endereço: Ayasofya Meydanı, Sultanahmet

Horário de visitação: 15 de abril a 25 de outubro de 9h às 19h / 25 de outubro a 15 de abril 9h às 17h

Preço: 40 TL

Parque Sultanahmet

O agradável parque fica situado entre a Mesquita Azul e a Santa Sophia. Nos tempos antigos era o centro dos impérios Bizantino e Otomano.

Também faz parte do parque o Hipódromo de Constantinopla, o local era palco de corridas de charretes. Nele se encontra o Obelisco de Theodosius datado de 390 a.C.

Hipódromo

Na praça do parque também está uma fonte alemã que foi um presente do imperador alemão Wilhelm II ao sultão Abdulhamit II.

Como chegar: Bonde elétrico (estação Sultanahmet).

Endereço: Hippodrome, Istambul

Precisando de hospedagem em Istambul?! Minha dica é: Hotel Empress Zoe e Hotel Ibrahim Pasha

Grand Bazaar

Nada mais, nada menos que o maior e mais antigo mercado coberto do mundo!! O Grand Bazaar possui mais de 3 mil lojas. Quem ama umas comprinhas nem vai ver o tempo passar… Lá se encontra de tudo, as famosas especiarias turcas, frutas secas, tapetes, antiguidades, lenços e pashiminas, jóias, bijuterias, muitos doces e claro, milhões de lembrancinhas da Turquia!

Agora uma dica muito importante, nunca compra nada pelo primeiro preço!! A negociação faz parte da tradição turca, eles já esperam que você negocie!

Na minha opinião, mesmo que não esteja pensando em comprar, o passeio já vale por si só!

Mapa Grand Bazaar

Como chegar: Bonde elétrico (estação Beyazıt-Kapalıçarşı ou Laleli-Üniversite).

Horário de funcionamento: segunda a sábado das 9h às 19h (fechado aos domingos e feriados).

Já tem seguro de viagem? Não se esqueça que na Europa o seguro viagem é obrigatório!! Cote seu seguro com a Mondial e aproveite as promoções especiais!

Ponte de Gálata (Galata Bridge)

O azul do Bósfaro é incrível, com a Ponte de Gálata no cenário fica ainda melhor!!

A ponte foi construída no local de um importante porto unindo dois lados da cidade na parte européia de Istambul. Sempre cheia de pescadores, na parte de baixo dela foram construídos vários restaurantes com especialidade em que frutos do mar.

Como chegar: Bonde elétrico (estação Eminönü).

Endereço: Hoca Kasım Köprüsü Sk.

Bazar de Especiarias (Spice Bazaar)

Pertinho da Ponte Gálata, o mercado de especiarias possui uma parte coberta e outra aberta. Na parte interna, o cheiro dos temperos é uma delicia e se espalha pelo ar.

Lá você também vai encontrar de tudo um pouco, desde as especiarias tão presentes na cidade e na cultura turca, são vendidos chás, doces, frutas secas, artesanatos em geral entre outras coisas mais.

Considerado mais barato que o Grand Bazar, eu sinceramente não achei tanta diferença, apenas é uma opção mais tranquila por ser menos turístico.

Como chegar: Bonde elétrico (estação Eminönü).

Endereço: Rüstem Paşa Mahallesi, Fatih

Horário de funcionamento: de segunda a sexta das 08h às 19h30

Basílica da Cisterna (Yerebatan Sarayi)

Em Istambul existem diversas cisternas subterrâneas que eram utilizadas pelos romanos para estocar água que era utilizada para abastecer os palácios.

Hoje podemos visitar a Basílica da Cisterna ou Yerebatan Sarayi. Cenário do filme do 007, achei esse passeio um dos mais interessantes de Istambul. O clima de mistério paira no ar, desde quando descemos as escadarias que dão no subsolo. Lá existe um grande reservatório de água com diversas colunas que sustentam o lugar.

O tempo todo, para dar ainda mais clima, fica tocando um musica turca suave e enigmática. No caminho, reza a renda que se deve jogar uma moeda virado de costas nas águas. Com isso, faça um pedido.. vai que né!

Ao final do passeio, todos esperam para ver as duas cabeças de medusa sustentadas por duas colunas. Na mitologia, quem olhasse para Medusa era transformado em pedra! Aqui elas fazem parte de um mistério até hoje não revelado do porque foram colocadas, uma de lado e outra de cabeça para baixo.

Como chegar: Bonde elétrico (estação Sultanahmet), ela fica quase em frente a Aya Sophia.

Endereço: Yerebatan Cad. Alemdar Mah. 1/3, Sultanahmet-Fatih

Horário de funcionamento: diariamente das 9h às 17h30

Preço: 20 LT

Bem essas foram as atrações que visitei.. não tive tanto tempo. 2 dias acaba sendo muito corrido e nem chega a ser dia completo. Mas valeu muito!!
Quem tiver alguma dúvida, deixa um comentário. Vou adorar ajudar e conversar sobre o país!!

DICAS PRÁTICAS:

Transporte: Para quem for ficar mais tempo na cidade, sugiro comprar o Istanbulkart, que é um cartão pré-pago de transporte publico em Istambul, com ele o preço da passagem cai quase pela metade.

Compras: Como já contei antes, pechinche sempre!! Os turcos adoram negociar e já jogam o preço das coisas lá em cima esperando uma choradinha..

Como se vestir: Eu disse também como é a vestimenta apropriada para entrar nas mesquitas né.. Além disso, sugiro que as moças andem com roupas comportadas todo tempo. Não é costume de eles terem mulheres andando com saias curtas e shortinho, então para evitar ouvir umas gracinhas, use roupas mais folgadinhas e compridas.

Como chegar do aeroporto Ataturk a Sultanahamet: A estação final Havalimanı (aeroporto) fica no piso térreo do terminal internacional. Basta descer a escada rolante e seguir as placas “Rapid Transit” e “Metro”. Pegar o metrô sentido Aksaray e, depois de 6 estações, desça em Zeytinburnu, onde você fará a conexão com o tram. Pegar tram no sentido Kabataş e descer em Sultanahmet.

 

 

↠ Planeje sua viagem com o Mochila, Câmera e Ação ↞
——————————————————————————————
↠ Precisando de ajuda para programar seu intercâmbio sem contratar agência? Eu posso te ajudar!
↠ Já tem seguro de viagem? Cote seu seguro com a Mondial e aproveite as promoções especiais!
↠ Reserve sua estadia pelo Booking através do Blog, você não paga nada além por isso! 
↠ Chegue no exterior com internet no seu celular com a Travel Mobile 
↠ Passagens aéreas em até 12x sem juros com a ViajaNet 
↠ Roteiros personalizados?? Pergunte-me como.
——————————————————————————————

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.