As melhores praias de Florianópolis | Santa Catarina |

A combinação perfeita de praias paradisíacas e qualidade de vida tornou Florianópolis um destino mega valorizado tanto para passar as férias quanto para morar.

Localizada no estado brasileiro de Santa Catarina, Floripa é daqueles destinos inteligentes, que soube muito bem receber os gringos, é super amigável ao público LGBT, sabe ser requintada e ao mesmo tempo atender a bolsos mais econômicos, além de oferecer agito e calmaria ao mesmo tempo!

Eu diria que Floripa é para todas as tribos! Sem dúvidas um dos destinos brasileiros que mais amei conhecer!

Venha conhecer agora as melhores praias de Florianópolis pela visão do Mochila, Câmera e Ação.

Escolhi Floripa como meu destino de carnaval em 2019, já que eu corro de agitação carnavalesca e queria aproveitar o verão conhecendo novas praias! Foi tiro certeiro!

Para conhecer melhor a ilha, dividi meu tempo em três partes: as praias do norte, as praias do leste e as praias do sul. Sendo que passei 3 noites na Praia do Ingleses e 3 noites na Praia do Campeche. Eu estava de carro e isso ajudou 100% para poder conhecer tudo com calma. Deixei no final do artigo o mapa com todas as praias que visitei!

Florianópolis é bem mais do que se pensa e existem muitas praias para conhecer, além de ecoturismo e gastronomia.

Praias do Norte

Meu ponto inicial para conhecer Florianópolis foi o norte da ilha. As praias que ficam na parte norte de Floripa são consideradas as mais calmas e mais estruturadas.

Praia dos Ingleses

Esse foi o lugar que escolhi para me hospedar em Florianópolis e super recomendo!! A praias é a mais extensa da parte norte, o que acomoda bem o público e fica agradável mesmo num feriadão como o carnaval.

Se você for para o canto esquerdo então vai achar muita paz e uma paisagem incrível.

No bairro tem tudo, várias opções de hospedagem, mercados, comércios, lojas de artesanato e muitos restaurantes. Achei bem estruturado e uma ótima base para conhecer as demais praias do norte.

Dica de onde me hospedei: Parada Beach Pousada & Restaurante

Praia do Santinho

Meu coração bateu forte quando avistei a praia do Santinho do alto das dunas! A praia pode ser acessada pela praia dos Ingleses passando pelas dunas. Com uma vasta extensão de areia bem durinha, a praia é ideal para quem gosta de ondas e paz, já que não fica cheia. Além disso, Santinho é considerada a praia mais limpa do Brasil. Eu amei de verdade a praia do Santinho, recomendo demais ir pelas dunas e passar um tempo lá. Todo o visual é incrível!

Leia também sobre Ibitipoca em Minas Gerais, outro destino tranquilo que já passei carnaval. 😉

Praia Brava

Praia Brava | Foto: Alessandra Siqueira

A primeira praia que conheci em Floripa já me ganhou de cara. Com belas ondas para quem gosta de surfar, no entanto também é ótima para banhistas, já que as ondas quebram mais no fundo e o mar é raso.

Eu tive bastante sorte em Floripa já que peguei a água quentinha todos os dias!!

Na areia existem quiosques para atendimento ao público e em frente aos condomínios achei estacionamento fácil e grátis.

Lagoinha do Norte

Lagoinha do Norte | Foto: Alessandra Siqueira

Também conhecida como Lagoinha de Ponta das Canas, é aquela praia ideal para quem está com crianças. A praia é bem extensa, com poucas ondas e rasa. O ambiente é familiar e cheio de barraquinhas para quem gosta de ficar “batendo os dentes” durante o dia na praia. Quem quiser alugar barraca e cadeira custa R$20.

Estacionar por lá não é tão fácil, mas se seguir pela Av da Beira Mar você consegue estacionar na rua sem pagar.

Ponta das Canas

Mais um lugar ótimo para a criançada ou também para aqueles que preferem praias com águas mais abrigadas.

Com uma vasta faixa de areia e local na beira da praia para estacionar grátis. Dessa praia saem passeios de barco, lancha e jetski.

Apesar de ser um local de entrada e saída de barcos pesqueiros, a água estava bem clarinha e ideal para banho.

Canasvieiras

É aquela praia típica bem popular! Canasvieiras é totalmente estruturada, com várias barraquinhas vendendo artigos de praia, muitos restaurantes e diversas opções de hospedagem. Ela também é uma das mais movimentadas de Floripa. O mar é calmo, mas a faixa de areia é estreita. Achei muito aglomerada, mas há quem goste… Por lá existe um pier bem bonitinho que rende boas fotos.

Jurerê Internacional

A praia super badalada na parte mais cara e desejada de ilha de Floripa!! Com o mar calmo, várias barraquinhas estilosas, onde é possível alugar barracas e cadeiras. Não tem muitos restaurantes na beira da praia, mas o point mais famoso da ilha, o Parador P12 tem de tudo além de muita balada!

Passear pelos bairros é como estar em um filme americano de gente rica! São mansões e mais mansões em ruas super tranquilas e arborizadas.

Daniela

Praia Daniela | Foto: Alessandra Siqueira

Pertinho da famosa Jurerê, a praia de Daniela é sossegada e bem familiar. A praia fica entre um manguezal e o mar, sendo acessada por uma pequena trilha. O mar é muito calmo e ideal para quem vai com criança.

Estacionamento não será problema, pois na entrada da praia tem bastante lugar para parar, e dependendo até na sombra.

Reserve também sua hospedagem na região dos Ingleses ou na região de Canasvieira para ficar bem localizado e numa região que possui boa estrutura.

Praias do Leste

Eu não me hospedei na parte leste da ilha, mas fiz uma passagem com calma pela região. As praias do leste são consideradas as de visual mais selvagem e na minha opinião, foram as mais bonitas!

Praia do Moçambique

Minha praia favorita em Florianópolis se chama Moçambique! A praia de Moçambique é a maior de Floripa, tendo 8,5 km de extensão. Isso proporciona esse cenário quase deserto da foto em pleno carnaval!

O início da praia fica cheio, mas se você seguir para o norte pela estrada de terra, você consegue ter praticamente uma praia particular!

A praia faz parte do Parque Florestal do Rio Vermelho e não tem estrutura turística. Para quem curte surf e sossego é o lugar ideal!

Praia da Galheta

Praia da Galheta | Foto: Alessandra Siqueira

Para os adeptos do nudismo esse é o lugar. A Praia da Galheta é oficialmente declarada uma praia naturista, porém não é obrigatório ficar pelado. Eu vi as duas coisas por lá… A galera do jeito que chegou ao mundo e a galera só querendo pegar um sol mais à vontade.

O meio mais fácil de chegar é através da trilha que sai do lado esquerdo da vizinha, Praia Mole.

A trilha não é pesada e você passa por belas paisagens entre a mata preservada do lugar. Achei bem bonito e na minha opinião, vale a visita!

Quer mais uma dica para fugir de um carnaval agitado? Leia sobre Gramado e Canela, também no sul do Brasil.

Praia Mole

Badalação e natureza. A praia Mole é um point de surf de Floripa e possui uma boa estrutura de bares, quiosques e até música ao vivo.

A fama de “mole” é devido a areia fofinha. O mar por ali não é tão amigável por ter bastante corrente, não sendo tão legal para a criançada. Mas o visual é bem bonito!

Na alta temporada o lugar fica bem lotado e acaba sendo difícil achar lugar para estacionar.

Praia da Joaquina

Uma das praias mais famosas de Florianópolis devido suas grandes dunas e belas ondas! Por lá rolam campeonatos de surf e nas dunas a galera costuma se aventurar no esquibunda.

Eu não fui curtir a praia em si porque acaba sendo parecida com a vizinha Campeche onde me hospedei, mas dei uma voltinha pelas dunas e adorei!

Praias do Sul

A segunda parte da minha estadia em Floripa foi na parte Sul da ilha. As praias do sul são consideradas as mais bonitas pela maioria dos locais e costumam ficar menos cheias que no restante da ilha.

Praia do Campeche

Praia do Campeche | Foto: Alessandra Siqueira

A região do Campeche é bem grande e desenvolvida, foi nessa área que decidi ficar hospedada mais três dias para finalizar minha viagem por Floripa.

O Campeche é bem estratégico, já que fica próximo das praias do leste da ilha assim como do centro histórico.

A praia em si é uma continuação da Joaquina, a qual se dá acesso a pé pela beirada da praia. A faixa de areia é grande e a praia bem bonita com suas ondas perfeitas!

Dica de onde me hospedei: Hi Adventure

Praia da Armação

Praia da Armação | Foto: Alessandra Siqueira

Aquele tipo de lugar que mais parece uma vila de pescadores… Jeito simples e calmaria de interior. As águas são bem abrigadas e consequentemente são mansas. Acaba ficando um pouco cheio, mas vale uma visita. Principalmente se for fazer o passeio de barco que sai de lá rumo a Ilha do Campeche.

Ilha do Campeche

Quando eu pedi dicas do que fazer em Floripa o que mais ouvi foi sobre visitar a Ilha do Campeche! E pessoalmente agora posso dizer que vale a pena!! O acesso é feito somente por barcos a partir das praias do Campeche, da Armação e da Barra da Lagoa.

Na alta temporada o trajeto de barco custa 120 reais (ida e volta) a partir da praia da Armação com a associação dos pescadores. No barco você pode levar sua cadeira, guarda sol e comidas.

Há limite diário para a visitação na ilha, por isso é necessário chegar cedo ou reservar o passeio com antecedência. Também há limite de permanência na ilha, sendo no máximo 4 horas.

O mar é muito calmo, com águas cristalinas e quentinhas (pelo menos no carnaval estava).

A ilha tem pouca estrutura, mas o restaurante disponível serve almoço, lanches e bebidas com preço justo.

Praia da Solidão

Praia da Solidão | Foto: Alessandra Siqueira

Também conhecida como Praia do Rio das Pacas, é aquele lugar para quem busca um refúgio. A praia é cercada por morros de Mata Atlântica e chegando no final da faixa de areia existe uma pequena cachoeira que forma uma piscininha de água natural.

Tem acesso próximo de carro, onde é possível estacionar na rua.

Praia dos Naufragados

A última praia de Florianópolis fica no extremo sul da ilha, externo real! A praia dos Naufragados fica onde acaba a ilha.

Com uma paisagem maravilhosa, de natureza praticamente intocada, o lugar não tem muita estrutura turística, apenas quiosques de moradores locais. Não é uma opção muito amigável para crianças por ter bastante onda, mas é ideal para quem é surfista. Ou simplesmente para quem ama uma praia roots, assim como eu! 💙

O acesso é bem restrito, sendo que a praia somente é acessada por barco ou trilha!

Eu cheguei pela trilha e achei relativamente tranquilo. O início é um pouco íngreme, mas a maior parte da trilha é plana, em meio a mata fechada e com córrego durante o caminho! A trilha é bem bonita e dura cerca de 1 hora de caminhada.

Na volta eu peguei um barquinho que custou R$25. Tudo valeu muito a pena! Uma das coisas que mais gostei de fazer em Floripa!

Bem é isso!! Eu amei Florianópolis e suas praias de verdade! Me surpreendeu e recomendo demais! Compartilha com os amigos esse destino tão lindo no nosso Brasil! 😉


Sobre as hospedagens em que estive:

Achei a pousada muito bem localizada, de frente para o mar e num local seguro com comércio em geral por perto. Atendimento muito bom e café da manhã farto. Dos Ingleses é fácil se locomover pelo sul de Florianópolis.
Diária: R$180 casal com café da manhã

Pousada temática, no estilo Skate e Surf com muito bom gosto. Sossegada e familiar! Em pleno carnaval estava muito de boa! O atendimento foi excelente, quarto muito limpo e café da manhã bom. Para quem ama skate ou está com crianças é demais! Eles tem duas pistas iradas de skate!
Diária: R$173 casal com café da manhã


Mapa das praias de Florianópolis que visitei:


↠ Planeje sua viagem com o Mochila, Câmera e Ação ↞

↠ Reserve sua estadia pelo Booking através do Blog, você não paga nada além por isso! ✌

↠ Reserve com segurança os melhore passeios em toda América do Sul com a DeNomades

↠ Passagens aéreas em até 12x sem juros com a ViajaNet 

↠ Viaje com segurança e tranquilidade com Seguros Promo e aproveite o desconto de 5% com o cupom CAMERAEACAO5

↠ Chegue no exterior com internet no seu celular com a EasySim4U

↠ Ganhe R$130 de crédito em sua primeira viagem pelo AirBnb

↠ Precisando de ajuda para programar seu intercâmbio sem contratar agência? Eu posso te ajudar!

↠ Roteiros personalizados?? Pergunte-me como.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.