Lagunas Escondidas: o segredo do Deserto do Atacama

Então, vamos falar do meu último passeio no Atacama? Para fechar com chave de ouro, vou contar para vocês sobre as Lagunas Escondidas ou Lagunas de Baltinache!
Localizadas cerca de 57km de San Pedro de Atacama, entre a Cordilheira do Sal e a Cordilheira de Domeyko, as chamadas Lagunas Escondidas são na verdade 7 lagunas, onde apenas 2 delas são próprias para banho, a primeira e a última!

Essas lagunas surgiram a partir da exploração e extração de lítio por lá e acabaram se tornando uma linda atração turística. Mas esse passeio é relativamente novo e poucas agências fazem. A Ayllu Atacama é uma delas!

Esse passeio é muito relaxante, bom para acalmar os dias intensos de passeios que o deserto oferece. O trecho até lá é curto e a viagem não demora muito (mais ou menos 1 hora e meia), além de ser linda! Estar entre as duas cordilheiras é sensacional! O cenário é marcante, sem dúvidas!

No caminho para as lagunas

As lagunas ficam a 2.400 metros de altitude, assim como San Pedro, ou seja, é um passeio menos frio e que exige menos esforço físico. Mas vamos lá detalhar mais essa experiência!

______________________________________
Siga nosso Instagram e fique por dentro das novidades @mochilacameraacao ! E mais fotos do Atacama seguindo a #mochilanochile

O passeio das Lagunas Escondidas oferece duas opções de horários, saindo pela manhã de 8h às 14h:30 e pela tarde de 13h às 19h30. Eu fiz a tarde, pois combinei com o passeio dos Geysers El Tatio.

A roupa para esse passeio foi bem básica. Como estava calor, fui com meu body e um short jeans. Até levei o tênis, mas fiquei com preguiça de tirar e colocar, então fiquei só com o chinelo. Além disso levei um casaquinho para o final do dia. A Ayllu fornece roupão então não é necessário levar toalha.

Chegando lá, temos que pagar uma taxa de entrada de 5.000 pesos (cerca de R$27) que somente podem ser pagos em pesos chilenos mesmo e logo na entrada existem banheiros com ducha para quem quiser tirar o sal do corpo.

Pois é, assim como a Laguna Cejar, as Lagunas Escondidas possuem uma grande concentração de sal, até mais que na Cejar para falar a verdade!!! Então, saiba primeiro se você tem alergia ao sal. Caso tenha, se for entrar nas lagunas fique pouco e corra logo para a ducha! 😉

Com todo esse sal, aqui você também vai boiar facinho facinho! Só entrar na água e relaxar!! Como fui no verão, a temperatura estava bem agradável, mas acredito que o pessoal que vai em outras épocas passa muito frio.
Eu achei as Lagunas Escondidas mais geladas que a Laguna Cejar e fiz os dois passeios no mesmo horário! De qualquer forma eu não tenho medo de água fria e vale a pena entrar! hehe

Primeira Laguna todinha para mim

Quando chegamos a primeira Laguna estava vazia! Todinha para nós, isso por conta do horário diferenciado da Ayllu!
Um prato cheio para muitas fotos né!! O cenário é lindo!

Saiba quanto custa viajar para o Atacama e Salar de Uyuni! Guia de gastos!

Ficamos relaxando um pouco na primeira Laguna para depois então começar nossa caminha para explorar as outras! Enquanto isso, o nosso querido guia Mario ia preparando nosso almoço.

Em volta das Lagunas vocês verão muito sal (falei que era mais salgada) e cada uma das 7 têm belezas diferentes. Umas são verdes, outras com um tom de azul surreal, outras mais escuras… E é esperado que as cores mudem de acordo com o tempo, então em outras épocas do ano vocês podem vê-las com outros tons!

Perguntamos ao Mario se ele enjoava de fazer os mesmos tours sempre e ele prontamente nos disse que não dá pra enjoar do deserto do Atacama porque cada dia a paisagem tem algo diferente!

Uma das mais bonitas, mas não é própria para banho
Que azul é esse Brasil?!
Reserve sua hospedagem pelo blog sem pagar nada a mais!

Parte do caminho entre as Lagunas é demarcado, mas em algumas partes não tem muita marcação e você acaba se guiando pelo norte mesmo! Hehe
Além disso, ficam pessoas que trabalham no lugar te indicando, ou brigando com você, quando chega muito perto de uma das lagunas proibidas para banho…

Essa caminhada dura cerda de 20 minutos, mas acabou que fizemos até mais (fotos e mais fotos)!

Não tem como não se encantar com as cores das Lagunas e a paisagem das Cordilheiras.. Além de lindo, esse passeio é no mínimo curioso né. Fiquei tentando imaginar como foi a descoberta desse lugar!

E então se chega na última Laguna totalmente própria para banho!! Ela é maior que a primeira e também estava vaziaaaa.

Ficamos lá um tempinho e então voltamos para almoçar!

Garanta seu seguro de viagem com desconto aqui no Blog!

Chegando de volta na primeira Laguna, nosso guia estava esperando com um almoço lindo padrão Ayllu!!
Muito bem servido e delicioso!! Ainda acompanhado de um bom vinho para brindar o momento!

Dicas práticas para o passeio das Lagunas Escondidas:
  • Muito cuidado com o sal nos olhos! Não é recomendado mergulhar nas Lagunas.
  • Evite que a água pegue no seu cabelo também, como é muito salgada certamente vai ficar ressecado. Eu prendi o cabelo com um coque lá no alto e deu tudo certo.
  • Se tiver com alguma ferida na pele (isso serve para tatuagem recente também), muito cuidado e talvez seja uma idéia boa evitar entrar na água. Eu estava com as mãos assadas, tipo queimadura e ardeu demaissss! Acabou ficando ainda mais vermelho o local, mas também sem maiores consequências.
  • Tire jóias e bijuterias para entrar na água. Pode estragar, então é melhor evitar né.
  • Para a caminhada entre as Lagunas é bom estar de tênis, eu usei só sandália (lembra que falei no início que fiquei com preguiça?) e ficou um pouco desconfortável porque o piso entre as lagunas é muito irregular e o sal pode machucar o pé.
  • Use muito protetor solar, o sal potencializa o efeito do sol na pele.
  • Se for no verão é imprescindível levar um chapéu ou boné. Eu não levei nesse dia e meu couro cabeludo ficou queimado. O mesmo aconteceu com a minha amiga Roberta.
  • O banheiro com ducha é um pouco distante das Lagunas, então se quiser tirar o sal rapidamente do corpo é bom levar uma garrafa de água para se limpar.

E ai, gostaram?? Que tal conhecer as Lagunas Escondidas com a Ayllu Atacama também?!

Os leitores do Blog têm desconto nos passeios.
É só informar que leu sobre a agência aqui no Mochila, Câmera e Ação!!

 

Maiores informações sobre esse passeio:

Preço: R$429 (116USD ou 75.000 pesos)
Entrada Lagunas Escondidas: 5.000 pesos *só aceita pesos chilenos
Alimentação inclusa: Almoço
Roupa apropriada: short ou bermuda e camiseta para o começo do passeio, roupa de banho, jaqueta corta vento ou casaco quentinho para o final do passeio e tênis.
O que levar: chapéu ou boné, óculos de sol, protetor solar, água, chinelo. *a agência fornece roupão
Horário: 8h às 14h:30 e 13h às 19h30
Altitude: 2.400 metros

 

Conheça nosso Guia completo de como planejar uma viagem para o Deserto do Atacama!

 

Outros posts sobre o Chile:

 

↠ Planeje sua viagem com o Mochila, Câmera e Ação ↞
——————————————————————————————
↠ Precisando de ajuda para programar seu intercâmbio sem contratar agência? Eu posso te ajudar!
↠ Já tem seguro de viagem? Cote seu seguro com a Mondial e aproveite as promoções especiais!
↠ Reserve sua estadia pelo Booking através do Blog, você não paga nada além por isso! 
↠ Chegue no exterior com internet no seu celular com a Travel Mobile 
↠ Roteiros personalizados?? Pergunte-me como.
——————————————————————————————

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.