Guia de informações para ajudar na sua viagem a Turquia

 

 

A Turquia possui uma gama de atrações turísticas, com paisagens incríveis e únicas, além de uma cultura riquíssima! Mas ainda sim existe muita dúvida do que é necessário para visitá-la.
 
Nesse guia irei dar um help para que possam planejar e ver como é fácil visitar esse país lindo e apaixonante!
 
Ao contrário do que muitos pensam, Istambul não é a capital do país, mas realmente é a maior e mais movimentada da Turquia. A capital é Ankara.
 

 
 
Como chegar
 
Mesmo não sendo a capital do país, Istambul é sua principal cidade e a maior porta de entrada para quem quer visitar a Turquia. O aeroporto internacional Ataturk é um dos maiores do mundo com uma grande opção de voos.
 

A principal companhia aérea do país é a Turkish Airlines com voos que saem direto do Brasil.

 

 

 
Imigração
 
 
Brasileiros não precisam de visto para entrar na Turquia, desde que não ultrapasse 90 dias. É necessário passaporte válido por período de pelo menos 6 meses da data da viagem. Não é necessária comprovação de nenhuma vacina.
 
O que é sugerido é o mesmo que para entrar em qualquer país da Europa: seguro de viagem, passagem aérea de volta para o Brasil e comprovante de hospedagem.
 
 
 
Idioma
 
A língua oficial do país é o turco, mas tanto inglês como espanhol são bastante falados, principalmente pelos mais jovens.
 
Acho sempre legal saber falar algumas palavras do país, acredito que torna mais cortês e a recíproca é verdadeira.
 
Adorei o obrigado em turco: teşekkü ederim

Seguro Viagem: na Europa o seguro viagem é obrigatório, garanta 5% de desconto com a Seguros Promo usando o cupom CAMERAEACAO5

 
 
Moeda
 
A moeda da Turquia é a Lira Turca, no entanto, o Euro e Dólar são bem aceitos, assim como cartões de crédito. Sugiro ter moeda local para compras pequenas e uso em transporte público.
 
Cotação na presente data (março/2017): R$1 = 1,17 TRY; 1USD = 3,62 TRY; 1EUR = 3,90 TRY.

 

 

 
 
Fuso horário
 
A Turquia possui diferença de 5 horas a mais que no Brasil, sendo que no nosso horário de verão, essa diferença passa para 4 horas a mais.
 
 
 
Clima
 
As estações são opostas as do Brasil, isso é bom para saber quando é a melhor época para ir.
 
Primavera (março a maio) – temperaturas podem ficar na média de 10º C com pouca chuva, época mais favorável para os passeios de balão.
 
Verão (junho a agosto) – calor intenso
 
Outono (setembro a novembro) – tempo agradável durante o dia, com frio nas noites. Como não é alta temporada, acaba se tornando um dos melhores períodos para a viagem.
 
Inverno (dezembro a fevereiro) – é frio e úmido, com grandes chances de nevascas.
 
 
 
Religião
 
A religião oficial do país é a muçulmana, mas as diferentes religiões são bem respeitadas. É possível ver nas ruas muçulmanas vestidas com roupas comuns, o que marca bastante a modernidade que é presente na Turquia.
 
 
 
Vestuário
 
É cada vez mais comum as mulheres turcas vestirem roupas modernas, com apenas o lenço na cabeça. Mesmo que a Turquia seja bem moderninha, sugiro o uso de roupas comportadas. Ao visitar as mesquitas, para as mulheres será necessário cobrir a cabeça e ombros, assim como não poderá entrar com roupas curtas e bermudas para os homens.
 
 
O povo turco
 
Como já disse no meu post anterior, o povo turco foi um dos pontos que me fizeram apaixonar pelo país. Eles são muito receptivos e gostam de tratar bem os turistas. Muito difícil não se sentir em casa na Turquia.
 
 
 
Segurança
 
Mesmo com a atual instabilidade política e os conflitos que causam tantos transtornos, a Turquia é um país muito seguro, considerado um dos seguros da Europa. Andei sozinha pelas ruas sem ficar com medo, tanto durante o dia como a noite, em nenhum momento senti clima de insegurança nas ruas. Até mesmo nos mercados super cheios.
 
Claro que vale ficar atento e se estiver sozinho, não aceitar ir a lugares com desconhecidos.
 
 
 
Terrorismo
 
Infelizmente, por toda Europa está acontecendo, sem o menor aviso prévio, atos terroristas devo os conflitos no Oriente Médio. Porém, o que vi quando visitei a Turquia, foi bastante precaução para evitar certos acidentes. Como por exemplo, nos aeroportos havia duplo raio X, qualquer um que entra no aeroporto, mesmo se não for embarcar, passa pela segurança. O mesmo aconteceu na estação que saía do aeroporto para o metrô. Nos mercados, havia polícia passando detector nas bolsas e mochilas.
 
 
 
Transporte
 
Andei bastante de metrô e ônibus por Istambul e realmente achei bem eficiente. Para se locomover para outras cidades, como falei anteriormente, a principal companhia aérea é a Turkish Airlines, e foi com uma parceira dela que viajei para a Capadócia. Mas existem opções de low costs também como: Pegasus Airlines, Anadolu Jet e Onur Air.
 
 
 
Bebida alcoólica
 
Mesmo que os muçulmanos não tenham o costume de beber bebida alcoólica, a venda e consumo de bebidas alcoólicas não é proibida. Assim como não é proibido beber em bares e restaurantes. Nas ruas não costuma ser bem visto.
 
 
 
Fumo
 
O povo turco tem o costume de fumar muito e não é proibido fumar em lugares fechados. O que mais se vê, e é um costume cultural, o narguilé! Ele faz até parte de cardápio de bares e restaurantes.

 

Fonte foto: egeszsegedre.weebly.com
 
 
Voltagem e tomadas
 
A grande maioria das tomadas são as que estamos acostumados no Brasil, as de dois pinos redondos. Não precisei usar adaptador em nenhum lugar durante a viagem.
 
Já a voltagem é de 220 volts e 50Hz.
 
 
 
Custos
 
A moeda turca é similar a brasileira e no geral os custos são os mesmos também. Existem diversas opções de restaurantes para uma refeição boa e barata. Sem contar alguns artigos de decoração que são até mais baratos que no Brasil.
 
 
 
Consulado e Embaixada do Brasil
 
Consulado Brasileiro em Istambul
Askeroğacı Caddesi, 6 – Süzer Plaza 4ºandar – Elmadağ, Şişli – Istambul
Telefone: (0212) 252 0013

istambul.itamaraty.gov.br

Embaixada do Brasil em Ankara
Ilkadim Sokak Nº 1 – Gaziosmanpasa – 06700 – Ankara
Tel: (90312) 448 1840

Espero ter ajudado pelo menos um pouco… Mas quem quiser alguma dica ou tirar alguma dúvida, pode deixar um comentário ou mandar email.


Reserve sua hospedagem pelo Blog! Você não paga nada além por isso e me ajuda com uma pequena comissão para continuar mantendo o Blog e trazendo informações gratuitas para mais viajantes! | Reserve aqui |


Planejando conhecer a Turquia?! Não deixe de ler os outros posts aqui do Blog:


↠ Planeje sua viagem com o Mochila, Câmera e Ação ↞

  • Reserve sua estadia pelo Booking através do Blog, você não paga nada além por isso! 
  • Reserve com segurança os melhore passeios em toda América do Sul com a DeNomades
  • Viaje com segurança e tranquilidade com Seguros Promo e aproveite o desconto de 5% com o cupom CAMERAEACAO5
  • Chegue no exterior com internet no seu celular com a EasySim4U
  • Ganhe R$130 de crédito em sua primeira viagem pelo AirBnb
  • Precisando de ajuda para programar seu intercâmbio sem contratar agência? Eu posso te ajudar!
  • Roteiros personalizados?? Pergunte-me como.

5 Comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.