A Turquia possui uma gama de atrações turísticas, com paisagens incríveis e únicas, além de uma cultura riquíssima! Mas ainda sim existe muita dúvida do que é necessário para visitá-la.
Nesse guia irei dar um help para que possam planejar e ver como é fácil visitar esse país lindo e apaixonante!
Ao contrário do que muitos pensam, Istambul não é a capital do país, mas realmente é a maior e mais movimentada da Turquia. A capital é Ankara.
Como chegar
Mesmo não sendo a capital do país, Istambul é sua principal cidade e a maior porta de entrada para quem quer visitar a Turquia. O aeroporto internacional Ataturk é um dos maiores do mundo com uma grande opção de voos.
Imigração
Brasileiros não precisam de visto para entrar na Turquia, desde que não ultrapasse 90 dias. É necessário passaporte válido por período de pelo menos 6 meses da data da viagem. Não é necessária comprovação de nenhuma vacina.
O que é sugerido é o mesmo que para entrar em qualquer país da Europa: seguro de viagem, passagem aérea de volta para o Brasil e comprovante de hospedagem.
Idioma
A língua oficial do país é o turco, mas tanto inglês como espanhol são bastante falados, principalmente pelos mais jovens.
Acho sempre legal saber falar algumas palavras do país, acredito que torna mais cortês e a recíproca é verdadeira.
Adorei o obrigado em turco: teşekkü ederim
Seguro Viagem: na Europa o seguro viagem é obrigatório, garanta 5% de desconto com a Seguros Promo usando o cupom CAMERAEACAO5
Moeda
A moeda da Turquia é a Lira Turca, no entanto, o Euro e Dólar são bem aceitos, assim como cartões de crédito. Sugiro ter moeda local para compras pequenas e uso em transporte público.
Cotação na presente data (março/2017): R$1 = 1,17 TRY; 1USD = 3,62 TRY; 1EUR = 3,90 TRY.
Fuso horário
A Turquia possui diferença de 5 horas a mais que no Brasil, sendo que no nosso horário de verão, essa diferença passa para 4 horas a mais.
Clima
As estações são opostas as do Brasil, isso é bom para saber quando é a melhor época para ir.
Primavera (março a maio) – temperaturas podem ficar na média de 10º C com pouca chuva, época mais favorável para os passeios de balão.
Verão (junho a agosto) – calor intenso
Outono (setembro a novembro) – tempo agradável durante o dia, com frio nas noites. Como não é alta temporada, acaba se tornando um dos melhores períodos para a viagem.
Inverno (dezembro a fevereiro) – é frio e úmido, com grandes chances de nevascas.
Religião
A religião oficial do país é a muçulmana, mas as diferentes religiões são bem respeitadas. É possível ver nas ruas muçulmanas vestidas com roupas comuns, o que marca bastante a modernidade que é presente na Turquia.
Vestuário
É cada vez mais comum as mulheres turcas vestirem roupas modernas, com apenas o lenço na cabeça. Mesmo que a Turquia seja bem moderninha, sugiro o uso de roupas comportadas. Ao visitar as mesquitas, para as mulheres será necessário cobrir a cabeça e ombros, assim como não poderá entrar com roupas curtas e bermudas para os homens.
O povo turco
Como já disse no meu post anterior, o povo turco foi um dos pontos que me fizeram apaixonar pelo país. Eles são muito receptivos e gostam de tratar bem os turistas. Muito difícil não se sentir em casa na Turquia.
Segurança
Mesmo com a atual instabilidade política e os conflitos que causam tantos transtornos, a Turquia é um país muito seguro, considerado um dos seguros da Europa. Andei sozinha pelas ruas sem ficar com medo, tanto durante o dia como a noite, em nenhum momento senti clima de insegurança nas ruas. Até mesmo nos mercados super cheios.
Claro que vale ficar atento e se estiver sozinho, não aceitar ir a lugares com desconhecidos.
Terrorismo
Infelizmente, por toda Europa está acontecendo, sem o menor aviso prévio, atos terroristas devo os conflitos no Oriente Médio. Porém, o que vi quando visitei a Turquia, foi bastante precaução para evitar certos acidentes. Como por exemplo, nos aeroportos havia duplo raio X, qualquer um que entra no aeroporto, mesmo se não for embarcar, passa pela segurança. O mesmo aconteceu na estação que saía do aeroporto para o metrô. Nos mercados, havia polícia passando detector nas bolsas e mochilas.
Transporte
Andei bastante de metrô e ônibus por Istambul e realmente achei bem eficiente. Para se locomover para outras cidades, como falei anteriormente, a principal companhia aérea é a Turkish Airlines, e foi com uma parceira dela que viajei para a Capadócia. Mas existem opções de low costs também como: Pegasus Airlines, Anadolu Jet e Onur Air.
Bebida alcoólica
Mesmo que os muçulmanos não tenham o costume de beber bebida alcoólica, a venda e consumo de bebidas alcoólicas não é proibida. Assim como não é proibido beber em bares e restaurantes. Nas ruas não costuma ser bem visto.
Fumo
O povo turco tem o costume de fumar muito e não é proibido fumar em lugares fechados. O que mais se vê, e é um costume cultural, o narguilé! Ele faz até parte de cardápio de bares e restaurantes.
Voltagem e tomadas
A grande maioria das tomadas são as que estamos acostumados no Brasil, as de dois pinos redondos. Não precisei usar adaptador em nenhum lugar durante a viagem.
Já a voltagem é de 220 volts e 50Hz.
Custos
A moeda turca é similar a brasileira e no geral os custos são os mesmos também. Existem diversas opções de restaurantes para uma refeição boa e barata. Sem contar alguns artigos de decoração que são até mais baratos que no Brasil.
Consulado e Embaixada do Brasil
Consulado Brasileiro em Istambul
Askeroğacı Caddesi, 6 – Süzer Plaza 4ºandar – Elmadağ, Şişli – Istambul
Telefone: (0212) 252 0013
Embaixada do Brasil em Ankara
Ilkadim Sokak Nº 1 – Gaziosmanpasa – 06700 – Ankara
Tel: (90312) 448 1840
Espero ter ajudado pelo menos um pouco… Mas quem quiser alguma dica ou tirar alguma dúvida, pode deixar um comentário ou mandar email. ☺
Reserve sua hospedagem pelo Blog! Você não paga nada além por isso e me ajuda com uma pequena comissão para continuar mantendo o Blog e trazendo informações gratuitas para mais viajantes! | Reserve aqui |
Planejando conhecer a Turquia?! Não deixe de ler os outros posts aqui do Blog:
- Guia de informações para ajudar na sua viagem a Turquia
- Voo de balão na Capadócia: como é essa experiência incrível
- O que fazer na Capadócia: 12 atrações imperdíveis!
- 5 motivos para conhecer e amar Istambul
- O que fazer em Istambul em 2 dias!
- O que fazer em Éfeso: as mais belas ruínas da Turquia
- O que fazer em Antalya: Riviera Turca (parte 1)
- O que fazer em Fethiye: Riviera Turca (parte 2)
- O que fazer em Bodrum: Riviera Turca (parte 3)
↠ Planeje sua viagem com o Mochila, Câmera e Ação ↞
- Reserve sua estadia pelo Booking através do Blog, você não paga nada além por isso!
- Reserve com segurança os melhore passeios em toda América do Sul com a DeNomades
- Viaje com segurança e tranquilidade com Seguros Promo e aproveite o desconto de 5% com o cupom CAMERAEACAO5
- Chegue no exterior com internet no seu celular com a EasySim4U
- Ganhe R$130 de crédito em sua primeira viagem pelo AirBnb
- Precisando de ajuda para programar seu intercâmbio sem contratar agência? Eu posso te ajudar!
- Roteiros personalizados?? Pergunte-me como.
Que bom, fico feliz que tenha gostado!!
Acabei de postar sobre as atrações da Capadócia! =D
bjsss
Adorei a dica! Nunca pensei em visitar a Turquia mas agora eu fiquei com vontade! A Capadócia deve ser linda também 🙂 viajar de balaão *-*
Beijos
http://www.brasilisboemia.com
Obrigada!!!!
Depois que aprendi, eu falava toda hora!! heheh
Adorei o post… mas preciso de aula pra falar esse Obrigado kkkkk