Geysers El Tatio: um lugar único no Atacama

Preparados para o passeio mais gelado do Atacama??

Localizados na Cordilheira dos Andes, os Geysers del Tatio formam o terceiro maior campo geotérmico do mundo!! Ou seja, onde existe muita energia gerada pelo calor que vem do interior da Terra.

Esse tipo de fenômeno só ocorre em lugares onde existem vulcões ativos, o que torna esse passeio um grande atrativo! Os geysers del Tatio ficam a 4.300 metros de altitude num cenário de natureza muito bem conservada, lá você sente presente a força da Pachamama!

O passeio começa bem cedinho, entre 5 e 5:30 o pessoal da Ayllu Atacama passa na acomodação para nos buscar. Isso porque para ver as fumarolas mais bonitas, precisamos chegar com o sol! E mais uma vez, as fotos não fazem jus a real beleza do lugar!

Os Geysers del Tatio ficam aproximadamente a 100km de San Pedro do Atacama, onde você vai passar por lugares belíssimos! Particularmente, achei o caminho mais lindo de todos! Claro que a maior parte fazemos o trajeto no escuro, mas nem consegui dormir de tanta empolgação!

Quase chegando…
Primeira visão ainda do carro

Saiba quanto custa viajar para o Atacama e Salar de Uyuni! Guia de gastos!

Mas vamos entender um pouquinho esse lugar?! Bem, os gêiseres são buracos que funcionam como aliviadores de pressão! Isso porque, como eu disse, ficam em áreas de vulcões ativos e no subsolo existe o magna que por sua vez, aquece as águas de rios e neve derretida. Então essas águas são fervidas e necessitam achar uma saída para a superfície. Quando todo esse vapor é liberado em um ambiente muito frio, são formadas grandes fumarolas que podem chegar até 10 metros de altura! Daí então formando os chamados gêiseres!

O pico das fumarolas é entre 6 e 7:30 da manhã, quando ainda está muito frio e sol ainda chegando… Os jatos de água podem chegar até 85°C e é um espetáculo único que, em conjunto com a belíssima paisagem da região, tornam esse passeio essencial no Atacama. Na minha opinião, é claro!

______________________________________
Siga nosso Instagram e fique por dentro das novidades @mochilacameraacao ! E mais fotos do Atacama seguindo a #mochilanochile

Falando em frio, quando visitei os geysers já era verão, mas mesmo assim peguei -5°C e imagino que a sensação térmica estava ainda mais baixa… No inverno é esperado -20°C! Haja preparação para aguentar esse frio hein!

Look inverno

Confesso que quase desisti desse passeio por causa do frio, mas a verdade é que do jeito que me vesti, fiquei muito confortável! Com o passar do tempo, o sol vai subindo e ficando mais quente e o frio vai passando.

Reserve sua hospedagem pelo blog sem pagar nada a mais!

Nesse passeio nosso guia ficou praticamente todo o tempo com a gente por precaução e claro, para passar um monte de informação sobre o lugar.

É imprescindível que ninguém ultrapasse os caminhos sinalizados para evitar acidentes!! A fumaça pode não ser quente, mas o solo em volta dos buracos pode ceder e nem preciso dizer que você vai virar churrasquinho…

Essas pedrinhas demarcam o caminho

Além disso, não é aconselhável ficar respirando a fumaça dos geysers. Claro que o pouco que conseqüentemente respiramos por estar ali não vai fazer mal, mas você vai perceber que não é agradável.. Principalmente o cheiro de enxofre. O cabelo e roupas ficam fedendo, sério!

Poços de água fervendo

Depois de muito passear e fotografar o lugar, nosso guia começou a preparar o café da manhã!

Claro que mais uma vez foi sensacional, com pão, bolo, frios, doce de leite, geleias, bolinhos, café, chá, chocolate quente, suco, frutas, ovos mexidos e até uma panqueca de chocolate! Ufa!

Tudo isso num cenário maraaaa!

Também ali no local existe uma piscina de água termal, mas acabou que não animamos de encarar o biquíni no frio!

Finalizando o café e mais algumas fotos, pegamos estrada novamente rumo ao povoado de Machuca. A comunidade é bem pequena e os habitantes de lá vivem do turismo. Lá são vendidos espetinhos de carne de lhama, empanadas e queijo de cabra.

Foto: http://turisteiro.com
Garanta seu seguro de viagem com desconto aqui no Blog!

Então seguimos de volta para San Pedro, mas não sem antes fazer algumas paradas no caminho para fotografar.

Lhamas na região La Putana

Se cedo o caminho era lindo, na volta tivemos mais certeza ainda da beleza dessa região! Que lugar!

Mais uma vez o passeio foi feito com a agência Ayllu Atacama!! Claro! A qualidade do serviço que eles prestam é incontestável! Todos os guias que pude conhecer eram extremamente preparados e com muito conhecimento. E fica claro o carinho com que todos fazem o trabalho! Eu recomendo sem pestanejar a agência!

E para os leitores do Blog, têm desconto nos passeios.

É só informar que leu sobre a Ayllu aqui no Mochila, Câmera e Ação!!

 

Maiores informações sobre esse passeio:

Preço: R$457 (123 USD ou 80.000 pesos)

Entrada Laguna Altiplânicas: 10.000 pesos *só aceita pesos chilenos

Alimentação inclusa: Café da manhã tipo buffet.

Roupa apropriada: calça térmica + calça legging ou jeans, blusa térmica + casaco de tricot ou fleece + casaco de plumas ou algum outro bem quentinho para o começo do passeio. Uma blusa mais leve para o final do passeio. Bota trekking ou tênis. Para quem for entrar nas termas, levar roupa de banho e toalha.

O que levar: gorro, touca ou chapéu, luva, cachecol ou lenço, óculos de sol, protetor solar e água.

Horário: 05h30 às 13h00

Temperatura: de -5 e -20° no inicio e 25° no final

Altitude: 4.300 metros

 

O que eu vesti no passeio (começo de dezembro):

Estava com uma calça térmica, uma meia calça e uma legging na parte de baixo. Na parte de cima fui com uma blusa térmica, um suéter, uma blusa de malha e o casaco de plumas fechado. Estava também com uma pashmina de lã, touca e luva. No pé foi tênis e uma meia de lã comprida. Fiquei assim todo o passeio, tirando dentro da van que eu ficava sem o casaco.

Gostou desse artigo? Compartilha com os amigos que estão com viagem programada para o Atacama!

Conheça nosso Guia completo de como planejar uma viagem para o Deserto do Atacama!

Outros posts sobre o Chile:

 

↠ Planeje sua viagem com o Mochila, Câmera e Ação ↞
↠ Precisando de ajuda para programar seu intercâmbio sem contratar agência? Eu posso te ajudar!
↠ Já tem seguro de viagem? Cote seu seguro com a Mondial e aproveite as promoções especiais!
↠ Reserve sua estadia pelo Booking através do Blog, você não paga nada além por isso! 
↠ Chegue no exterior com internet no seu celular com a Travel Mobile 
↠ Roteiros personalizados?? Pergunte-me como.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.