Compras e San Blas !! Panamá !!

Compras e San Blas !! Panamá !!

 Continuando a viagem..
28/01/2014 – E lá vamos nós para o segundo dia no Panamá !! Esse dia reversei para compras, já que na manhã seguinte partiríamos para San Blas. Pensei em comprar algo pra levar, tipo roupas e acessórios… mas tenho que admitir que não foi uma boa ideia (no final do dia vou contar o que aconteceu)..
Partimos cedo rumo ao Albrook, que é o shopping mais popular do Panamá ! Pegamos um taxi que cobrou 5 dólares, mas chegando la na porta ainda era muito cedo (o shopping só abre às 10h) então decidimos conhecer o cerro Ancon e o taxista disse que nos levava lá, nos esperava e trazia de volta ao shopping por mais 10 dólares (carinho sim, mas foi o que tinha) !
O Ancon é o cerro mais alto da Capital e de lá é possível ver toda a cidade ! Ótimo para tirar umas fotos, e pra quem gosta de caminhadas e bike também é excelente ! Muito verde e pássaros !
 Ponte das Américas vista do Ancon

 

Casco Viejo visto do Ancon
Quando voltamos já estava na hora da abertura do shopping ! Então partiu compras !!! o
O Albrook é gigante, tem diversas lojas de grife, outlets, lojas de conveniência, eletrônicos, produtos de beleza, supermercado e etc.. é um paraíso !!
Da pra passar horas e horas lá (que foi o nosso caso, chegamos às 10 da manhã e saímos quase às 20) !! As praças de alimentaçãotambém são muito boas, várias opções de almoço ou lanche, com preços variados.
Praça do Carrossel
Os preços são melhores que no Brasil é claro, principalmenteeletrônicos !! Cosméticos, óculos e relógios achei o preço parecido com freeshop, mas a vantagem que no shopping tem mais opções. Nos demos bem que além dos preços serem melhores, ainda estava tudo ou quase tudo em liquidação ! =DD
Mas nem tudo é festa.. na hora de ir pro caixa conte com o aumento de 7% em tudo de imposto do governo.. mas mesmo assim vale a pena !! Eu fiz uma festa na Zara, comprei muita coisa barata !! Eu comprei o chapéu Panamá numa loja especializada no shopping (Panama Hat) e foi mais caro do que achei no Casco, mas como queria levar pra ilha não tive escolha (30 dólares).
Depois de muito andar e comprar, voltamos pro Casco de taxi (6 dólares) e fomos beber aquela Piña no Tequila Bar pra fechar com chave de ouro !
Bem mais tarde voltamos para o hostel para arrumar as coisas pra ilha, já que sairíamos muito cedo no dia seguinte. Na hora de guardar as malas grandes que tivemos um probleminha.. Eu já tinha deixado uma vez no Peru e foi muito tranquilo. Foi a única vez então não sei se costuma ser como foi lá. Mas acontece que no Panamericana as malas ficam numa sala sem tranca e sem nenhum controle de quem deixou malas ali.. ou seja, a pessoa deixa a mala e depois pega sem grandes avisos ! Imagina estar com compras lá e alguém pegar sua mala e levar.. não gostei nem um pouco disso. Um mínimo de controle por parte do hostel não é difícil. Mas não teve outra saída.. e graças a Deus deu tudo certo ! Mas passamos a estadia inteira em San Blas imaginando se as malas estavam seguras..
29/01/2014 – Dia de San Blas !! =D
A empresa contratada para o passeio foi a LAM Tours, ela é bem famosa no Panamá e fiz todos os contatos antes de chegar no país. Vou deixar aqui os preços e contatos !
Email para contratar: sanblastours@live.com
Custos:
Jeep 4X4  (Ida e Volta) PTY – San Blas – PTY.  $60.00 por pessoa e entrada em San Blas $10.00 por pessoa. Pagos diretamente na LAM
Imposto do Porto $2.00 por pessoa. Pago quando chega lá no porto.
O Bote depende da ilha que vai visitar: Cabanas Tubasenika (Franklyn), Cabanas Senidup , Cabanas Robinson (Mr. Robinson), Cabanas Iguana (Luis & Negro) custa $20.00;  Cabanas Ina (Mr. Ina) $24.00; Cayo Chichime, Diablo, Perro,  Elefante $30.00. Tudo sendo ida e volta do Porto até a ilha e a volta ao porto, por pessoa.
Cabanas:
–  Cabanas Robinson $20.00 Dormitório e $25.00 Privada, por pessoa.
–  Cabanas Ina $20.00 Dormitório e $25.00 Privada, por pessoa.
–  Cabanas Senidup $26.00 Dormitório e $31.00 Privada, por pessoa.
–  Cabanas Tubasenika (Franklyn) $26.00 Dormitório e $35.00 Privada, por pessoa.
–  Cabanas Iguana $35.00 Dormitório  e $50.00/60.00 Privada por pessoa.
–  Cabanas Diablo $35.00 Dormitório e $45.00 Privada, por pessoa.
–  Cabanas Chichime $30.00 Dormitório, Privada $40.00 por pessoa.
Comidas:  Todas as Cabanas incluem café da manhã, almoço e janta.
A LAM solicita que no dia anterior confirme por email e no dia seguinte eles passam no seu hostel entre 5:30 – 6:00 da manhã para ir até a agencia pagar o jeep e a entrada e passam as informações para o passeio, você escolhe a ilha que vai ficar (escolhemos a Senidup) e então te dão um curto tempo para comprar alguma coisa pra levar pra ilha. Ai vai uma grande dica: comprem bastante lanchinho e agua !
Então partimos rumo ao paraíso !! Masss… antes passamos pelo inferno !! hehe
A estrada até chegar ao porto é simplesmente a pior que já passei.. não de conservação, isso até que estava melhor que esperava, mas de curvas, subidas, descidas.. Nossa a estrada é toda assim.. parecia que estávamos andando numa montanha russa sem fim !! Todo mundo no carro enjoado.. eu deveria ter tomado um Dramin antes de entrar no carro, mas achei que a parte ruim seria o bote ! E ainda não tem acostamento !! Dá muito medo quando o jeep cruza com outro carro. São as piores 2 horas de meia da viagem ! Fato !
Ai se chega ao porto e parte de bote até a ilha !! Muitooo tranquilo, ainda mais depois do carro.. e foi pouco menos de 50 minutos até nossa ilha !
A paisagem é linda !!E a sensação de quando chega na ilha é que você acabou de entrar num cenário de filme !! Maravilhosamente perfeito !! =D
Alguma bela ilha de San Blas…
Chegamos por volta das 10 da manha.. foi só deixar as coisas na cabana e se jogar naquele mar maravilhoso !!! A cabana que ficamos foi compartilhada, com duas argentinas que conhecemos e nos tornamos amigos ! Tinha 6 camas, mas só ficamos nós 4 ! Muito tranquilo !! E super diferente.. a cabana é feita de palha e bambu, aí tem as camas artesanais também com o colchão (muito bom por sinal). O chão é de areia, claro !! E luz só a noite !! hehe
Vale lembrar que lá tudo é muito simples.. aqueles que tem “frescura” com banho e comida podem ter alguma dificuldade… Mas garanto, vale a pena !
Senidup
Todas as cores do mar do Caribe
E os índios Kunas ?? Todas as ilhas de San Blas pertencem a eles !! E eles são uma simpatia ! Sempre alegres e prestativos !! A Kuna chefe que era meio carrancuda, mas estava sempre toda linda com as roupas típicas de sua cultura !! O kuninha, filho do dono da ilha, é uma amor ! Sempre curioso e o tempo todo brincando com os turistas ! É muito bom poder conviver com eles, poder ver como se comportam !! Adoro isso de ver de perto a cultura de um povo tão diferente !! Uns, como ela, ainda guardam muito as raízes! Mas é muito forte a presença da globalização entre os índios !
 Kuna

 

Kuninha fofo !
A vida em San Blasé uma delícia.. contemplar aquele mar azul, sombra de coqueiro, pássaros cantando e muita paz ! O tempo parece que não passa. Até porque lá se acorda bem cedo..
A rotina da ilha era: acordar 7 hora da manhã ao som da concha que os Kunas tocam com prazer, tomar café e curtir a praia até a hora do almoço que sai às 12h !! Depois mais praia ou passeios em outras ilhas !! Mais tarde, 17:30h, sai a janta ! Depois da jantar resta curtir mais a praia !! A noite reserva um céu estrelado incrível..
Prato típico Kuna ! Maricos !
Nesse primeiro dia só ficamos em Senidup mesmo ! A viagem foi cansativa e queríamos curtir esse dia só na nossa ilha !! Já nesse primeiro dia percebemos que pra quem tem fome a quantidade de comida não era suficiente.. Mas tudo que os kunas serve é muito saboroso ! Na barraquinha deles tem coisas pra vender, mas nada demais. A cerveja até que não é cara, estava 1,50 dólares.
No final do dia fizemos mais 2 amigos, um casal muito gente boa formado por uma americana e um italiano ! Com eles foi sempre diversão ! E acabamos formando os 6 um grupo legal pra nosso passeio do dia seguinte !
30/01/2014 – O dia começou cedo.. com o som dos pássaros e é claro da concha !! Aqui não tem escolha, acordar cedo é lei ! hehe
A parte da manhã foi toda na Senidup, e é na hora do almoço que algum kuna pergunta se as pessoas vão querer fazer passeio de barco pra outras ilhas.
Fomos então com nossos amigos novos !! O passeio custou 15 dólares e fazia duas paradas ! A primeira parada foi nas piscinas naturais !! Nossa parece de mentira.. peixinhos, estrela do mar, ilhas cheias de coqueiros em volta, agua cristalina  e na cintura !!
Piscina Natural
A próxima parada foi na Isla Perro ! É a mais famosa de todas !! E muito linda !! Lá que tem o tal navio naufragado. Os kunas nos deixaram um tempo curtindo a ilha !! realmente a ilha é incrível, mergulhar perto no navio é muito legal. Tudo em San Blas parece magico !
Isla Perro
A Ilha Diablo fica bem em frente da Perro, mas nela apenas passamos pra deixar um casal. Também parece belíssima (qual não é né?!).
E então voltamos pra “casa”, se chega por volta de 16 e pouca. Cheios de fome!! Hehe
Enquanto aguardávamos a janta, pudemos compartilhar um momento muito legal com nossos amigos !! fazer uma roda e compartilhar um Mate Argentino !
Novos amigos !!
A noite foi mais uma vez estrelada e com boas companhias e boas conversas !
31/01/2014 – Nosso último dia em San Blas.. dia de curtir mais um pouco nosso paraíso !
As amigas argentinas partiram cedo para outra aventura, e continuamos com nosso casal de amigos.
O dia foi inteiro curtindo o lugar.. descansando também ! Praia cansa né !! hehe
Não tenho muito o que falar, só que nunca foi tão bom não fazer nada !
Nossa amada Senidup
Na noite após a janta fechamos com o kuna nossa partida para o dia seguinte.. é aí então que se faz o check out. Paga as diárias, o bote e o que consumiu.
Último pôr do sol na ilha..

 

Em breve continuo com o relato da viagem e a volta a Cidade do Panamá..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.