Comparando países Eurotrip

Comparando países Eurotrip

Um sonho antigo foi finalmente tirado do papel e realizado maravilhosamente !

Foram 5 países em 25 dias, 5 para cada um.. posso dizer com minha experiência que essa logística poderia ter sido melhor distribuída.. mas valeu a pena cada segundo !

Minha idéia aqui é fazer um comparativo entre eles para poder, quem sabe, ajudar outras pessoas na hora da escolha da sua própria Eurotrip como eu fui tão ajudada nos blogs que conheci !

Então vamos lá, países: Espanha (Barcelona), Itália (Roma), Holanda (Amsterdam), Inglaterra (Londres) e França (Paris).

O povo

Sempre quando viajamos há uma grande expectativa de como é o povo do lugar que vai visitar né.. eu indo pra cinco países diferentes fui com várias opiniões pré formadas, porém o único que eu não havia nem pensando eram os holandeses.. Mass foram eles que me surpreenderam ! De cara já no aeroporto percebi quão simpáticos eles são, e foi assim durante toda minha estadia em Amsterdam ! Apenas um motorista de ônibus não foi simpático, mas no grande geral eles são super prestativos, educados e simpáticos.

Os ingleses também me surpreenderam bastante, mesmo eu tendo sempre sonhado com Londres, fui com aquela ideia inicial que a maioria tem: ingleses são donos de si, se acham os melhores e bla bla bla.. Nada disso !! Fui bem tratada todo tempo, todos que precisei de informação foram simpáticos ! Pra mim essa fama é devido serem mais na deles, sem muito enfeite, simples e diretos, o que pra mim está ótimo !

Em Barcelona foi tudo normal.. o pessoal é tranquilo, não fazem demais nem de menos.. nem tenho muito o que falar.

Em Roma, no geral é de boa também, porém achei o atendimento nos restaurantes péssimo ! Parece que não te querem alí.. e a pessoa tem que quase implorar pra ser atendido. Nas ruas, como na região da estação Termini, achei os homens um pouco abusados de ficar mexendo, mas não tive problemas.

Agora Paris.. fui achando que não encontraria muita simpatia e não estava errada.. pelo contrario, estava super certa e um pouco mais.. hehe O que me pareceu é que ninguém ali faz questão de gringo, independente de onde você venha. Parece que não se misturam e também não fazem questão disso.

Comida

Em Barcelona comi muito bem ! Eu sou fã de frutos do mar, e por lá é o que mais se tem ! Bom tempero, bom preço, boa qualidade ! Pra mim foi a melhor comida. A Paeja é deliciosa !

Paeja

Em Roma eu me apaixonei pelo spagetti !! Nossa, realmente foram os melhores que já comi, no ponto certo e o molho de tomate dos deuses.. Já pizza, eu sinceramente prefiro a nossa.. hehe Sorvete também é uma delicia, adorei me refrescar nas ruas com o Gelato !

Massa e salada

Em Londres experimentei tal famoso Fish and Chips, mas confesso que não gostei (posso ter dado azar né). O peixe fica muito gorduroso na minha opinião. hehe

 Fish and chips

Em Paris achei os doces deliciosos.. a pessoa fica maluca se entrar numa confeitaria !

Macaron

Amsterdam eu me apaixonei pelos stroopwafel, que são maravilhosos wafels concrantes feitos com mel !! Só de lembrar me da saudade.. hehe Os queijos de leite de cabra também são perfeitos !

Stroopwafel
 

Limpeza

Em geral, mesmo sendo Europa, só Londres vai muito bem no quesito limpeza ! Ruas bem limpas e conservadas, gostei bastante.

Barcelona e Amsterdam achei as ruas um pouco sujas, mas nada fora do normal. Como venta bastante, a poeira acaba indo direto pro olho.. uahhuahua (andava até com colírio de tanto cisco que caiu no meu olho)

Paris eu fiquei apavorada com a quantidade de sujeita pelas ruas e pontos turísticos.. eu realmente fiquei bem triste com isso, porque sempre achei que Paris era uma cidade mágica e tal.. muito cheiro de urina e no metrô um dia eu vi fezes na parede de um corredor interno.

Atrações

Claro que atrações são o que não faltam em todos esses países ! Cada um com seus pontos imperdíveis !

Mas o que mais me emocionou foi sem dúvidas o Coliseu.. só de lembrar fico arrepiada ! Sair da estação de metro e me deparar por um ícone da historia mundial não tem preço !

Em segundo lugar foi poder ver de perto o maravilhoso Parlamento Britânico e o Big Ben ! Eu sempre quis conhecer Londres, e não me decepcionei.. Toda região de Westminder é tão histórica e linda que perdi horas caminhando por ali..

Depois foi meu encantamento pelo maior jardim de flores do mundo, Keukenhof numa cidade vizinha de Amsterdam ! Estar lá é como estar num cenário de conto de fadas.. as flores são tão perfeitas que nem parecem reais !

Agora também não tem como não se encantar pela Torre Eiffel ! Sonho de consumo de muita gente, a Dama de Ferro, é realmente mágica ! E a noite, nas horas cheias, a torre brilhando faz você se sentir personagem de filme..

Em Barcelona não tem como não se impressionar com as obras do genial arquiteto Gaudí.. principalmente a misteriosa Catedral da Sagrada Família !

** Darei mais detalhes nas postagens de cada país.

Transporte

Vamos lá.. mais um ponto a frente Londres ! Nunca tinha andado num metrô tão gigante e fácil de usar !! Sério.. eu estava com um pouco de medo de me perder, mas é tão seguro, bem organizado e explicado que me senti parte daquele mundo ! E uma dica que não quem vai passar uns dias em Londres não pode deixar de seguir é comprar o Oyster, que é o cartão de passe de transporte público que faz o preço das passagens caírem muitas vezes mais da metade do preço ! Você paga 5 libras e depois no final da sua estadia pega de volta esse valor e o saldo que restar no cartão.

Em Amsterdam o transporte público também é muito bom ! Desde o aeroporto você pega trens rápidos, baratos e confortáveis. E dentro da cidade a melhor opção são os trans que custam 2,80 euros (válidos por 1 hora), mas você também pode comprar o passe da GVB que sai mais barato. O difícil mesmo é conseguir entender os nomes complicados das estações.. hehe Mas depois você acostuma e pega o jeito !

Barcelona tem um sistema integrado de transporte publico, podendo seu bilhete valer para ônibus, bonde, metrô, trem e por ai vai. Também existe opção de passe de 1 dia ou mais com desconto. O valor básico do transporte são 2,15 dólares, pra metro e bus.

Eu particularmente, acho que o melhor meio de transporte em Roma são os próprios pés ! hehe A cidade é relativamente pequena e deliciosa de desbravar.. O sistema de metrô de Roma é bastante simples tendo apenas duas linhas (A e B) que se cruzam na estação Termini. A passagem é bem barata, custando apenas 1,50 euros e quem tem o Roma Pass pode usar a vontade. A estação Termini é um ponto forte para transporte em Roma, pois de lá saem diversos trens para muitas cidades vizinhas ! Ótima opção pra quem quer conhecer um pouco mais desse país lindo !

Paris tem um metro bem amplo que corta a cidade inteira, além de contar com os RER que são como trens de alta velocidade que te leva a diversas cidades vizinhas. Esse RER também esta ligado ao metro em algumas estações. O valor da passagem é 1,80 euros e existe pacote de passe de viagem pra ficar mais barato. Claro que também tem bastante ônibus pra te levar pra passear pela cidade e região.

Preços

Bemmm, Europa é tudo de bom, masss euro e libra pesam.. hehe

Nem preciso dizer que a Libra é de falir, mas pra falar a verdade não achei Londres tão caro assim ! Pra quem ganha em Libra os preços são justos. Turista sente sim, mas se não quiser gastar muito, comer em restaurantes sem luxo é uma boa opção, além de comprar lanchinhos nos muitos mercados espalhados pela cidade. Além disso Londres oferece infinitas atrações gratuitas.

Paris eu achei bem acima da média.. comida bem cara, besteirinhas caras, atrações quase sempre pagas.. e por ai vai ! hehe

Barcelona foi onde achei os melhores preços pra comida.. se come muito bem e com preços bem justos ! As atrações são um pouco caras e o mesmo serve pra compras.

Em Amsterdam achei preços dentro da média, bem equilibrados por assim dizer.

Roma os preços também são equilibrados, porém um prato que se pede e paga lá dos 12 euros vem bem pouco servido, e acaba se tornando caro.

Inglês/comunicação

Não é de hoje que sabemos que o inglês é a linguagem mundial, e pra se viajar e se virar bem, temos que saber pelo menos o básico !

E lá vamos nós pra Europa, onde existem diversos idiomas falados.. como se comunicar?!! Eu confesso que fiquei com um pouco de medo dessa parte.. meu inglês não é grandes coisas (fui também pra melhorar um pouco), estava acostumada com o querido portunhol.. então rolou aquela dúvida.

Em Barcelona, minha primeira parada, deu pra me virar bem no inglês e até um pouco de portunhol ! Porque o espanhol falado no país é bem diferente.

Em Roma também rolou a comunicação em inglês, até porque não sei nada de italiano ! Quando você vai em algum estabelecimento, os atendentes perguntam em que língua você prefere ser atendido (inglês, espanhol ou italiano).

Em Amsterdam foi uma grande surpresa.. todo mundo fala inglês fluente ! É como se fosse a segunda língua deles, muito tranquilo.. mas também se eu tivesse que me virar em Holandês, eu morreria de fome.. muito difícil !! hehe

Em Londres, claro, é falado o inglês britânico maravilhoso ! Na minha opinião as palavras são ditas com muito mais clareza.

Agora em Paris….. raro alguém querer falar inglês ! Eu não estava levando fé nisso, mas comprovei.. eles não fazem a menor questão de falar.. nem querem saber se é turista ! O francês é oficial e pronto.. ¬¬

No próximo post irei fazer o comparativo dos albergues que fiquei ! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.