Como tirar o visto americano | Para turismo nos Estados Unidos |

como tirar o visto americano

Viajar para a terra do Tio Sam é o sonho de muitos viajantes, mas o temido visto americano pode se tornar uma pedra no meio do caminho.
Muitos adiam a viagem para os Estados Unidos com medo de não conseguir tirar o visto americano, esse é o meu caso para ser exata. Mas uma coisa é fato, se você quer ou precisa viajar para os States, você vai ter que correr atrás do seu visto.

Aqui nesse artigo irei falar sobre o passo a passo de como solicitar o visto americano para turismo de maneira prática sem enrolação! Vem comigo!

Nesse artigo você irá encontrar:

Preenchimento do formulário de visto americano (DS-160)

Pagamento da taxa do visto americano

Agendamentos do visto americano

Entrevista do visto americano

Entrega do visto americano

Existem diversos tipos de visto americano, que vai desde visita a negócios a aqueles que estão indo para os Estados Unidos para fazer uma universidade. Mas hoje iremos falar sobre como solicitar o visto B2 que nada mais é tipo de visto que nós viajantes queremos. Com o visto B2 não é permitido trabalhar nem estudar, é para turistar mesmo! Podem ser férias, visita a familiares, tratamento médico e por ai vai.
Entenda agora como é todo procedimento.

Preenchimento do formulário de visto americano (DS-160)

A primeira etapa de todo processo para tirar o visto americano é o preenchimento do formulário de visto DS-160. O formulário é chatinho de ser preenchido e por isso deve ser feito com muita atenção já que é através das suas respostas nele que a entrevista pode se basear. Além disso ele é todo em inglês.

Mas calma, se você passar o cursor do mouse no ícone i aparece a tradução em português. Nesse site aqui tem um passo a passo de como preencher o formulário. Achei muito bom e interessante compartilhar com vocês. 😉

Não esqueça de salvar cada etapa que for preenchendo e anote o número do formulário (Application ID), pois ele é obrigatório para que você acesse e acompanhe o documento.

O site para preenchimento do visto americano é:https://ceac.state.gov/genniv/

Após todo o preenchimento do formulário é necessário enviar eletronicamente sua aplicação, clicando em “Click the button below to electronically sign your application”

Então você receberá a confirmação de envio com um código de barras. Essa página deve ser impressa com boa qualidade, pois ela será obrigatória em outras etapas que irei falar no decorrer do artigo. DICA: imprima 2 cópias.

confirmação formulário DS-160
Página de confirmação do formulário DS-160

Pagamento da taxa do visto americano

Se você queria saber o valor do visto americano, chegou a hora. Como já é sabido, a taxa do visto americano, chamada de MRV (Machine Readable Visa) é obrigatória para todos aqueles que precisam solicitar o visto.

Após finalização do preenchimento do formulário DS-160 você deverá efetuar o pagamento da taxa de visto (MRV) através de outro site. Onde será necessário criar um novo cadastro para então pagar a taxa do visto.

O valor dessa taxa é de US$ 160 (160 dólares) que pode ser paga em boleto bancário ou cartão de crédito. É cara, mas seu visto americano vai valer por 10 anos. Lembrando que essa taxa não é reembolsável caso seu visto seja negado.

Mas vamos lá: acesse o site https://ais.usvisa-info.com/pt-br/niv e inicie sua solicitação na opção 1 onde indica que você irá informar o número do formulário DS-160 e então faça todo seu cadastro. Mas lembre-se que você deve inserir as informações exatamente iguais as que informou no formulário.

Durante a inserção de informações nessa etapa, você deverá informar como quer receber seu visto que pode ser pessoalmente ou através de entrega domiciliar.

Então finalmente você chegará na etapa do pagamento! Escolha como quer pagar e quando o pagamento for aceito, seja pela operadora do cartão ou pela compensação do boleto pelo banco, será liberada a próxima etapa que refere aos agendamentos. Você vai receber um email informando o recebimento do pagamento, lembre-se de imprimir também essa confirmação.

Não consegue ficar desconectado? Conheça a EasySim4U o chip de internet que eu uso nas viagens!

Agendamentos do visto americano

Com o pagamento da taxa confirmado, chegou a hora de realizar os agendamentos através do mesmo site que efetuou o pagamento
https://ais.usvisa-info.com/pt-br/niv. Nessa etapa serão dois agendamentos.

  • CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto): para cadastro de biometria e para tirar a foto digital que vai constar no seu visto americano.

Escolha uma data e hora para comparecimento no CASV em sua cidade. Eu fiz no Rio de Janeiro e foi muito rápido e tranquilo. Nesse dia você vai cadastrar suas digitais e tirar uma foto bem bonita para ficar 10 anos no seu visto! 😉

Leve somente a página impressa da confirmação do Formulário DS-160 (aquela com código de barras), seu passaporte válido e o comprovante do pagamento da taxa (MRV).

  • Consulado Americano: para realização da entrevista.

Também no site https://ais.usvisa-info.com/pt-br/niv você deverá agendar a entrevista no Consulado Americano mais próximo de você. Eu aconselho fazer em dia diferente do comparecimento ao CASV para fazer as coisas com mais calma.

Já fez seu seguro de viagem? É sempre bom ter e viajar tranquilo! Use o cupom CAMERAEACAO5 e garanta 5% de desconto com a Seguros Promo!

Entrevista do visto americano

A parte mais temida por todos aqueles que estão solicitando o visto americano é a entrevista! Eu sei porque também passei por isso!

Documentos para levar no dia da entrevista do visto americano

Após agendamento da entrevista, prepare a documentação para apresentar no Consulado Americano que comprovem seu vínculo no Brasil e o que é exigido normalmente.

  • Passaporte válido + anteriores caso tenha
  • Página de confirmação do Formulário DS-160 (aquela mesma do código de barras)
  • Página de comprovante de agendamento da entrevista
  • Página de confirmação de pagamento da taxa
  • Extratos bancários dos últimos 3 meses
  • Comprovante de declaração de imposto de renda atual
  • Comprovação de emprego: carteira de trabalho, carta do empregador (solicite isso a sua empresa caso trabalhe) e comprovante de recebimento de salário dos últimos 3 meses
  • Comprovante de acomodação (você pode reservar a hospedagem com cancelamento grátis pelo Booking e mudar a reserva caso precise)
  • Comprovação que estuda no Brasil como matrícula de cursos

Além disso você pode levar passagem aérea ida e volta (caso já tenha comprado, mas isso não é recomendável antes de ter o visto em mãos).

Como foi a minha entrevista em si

Não existe uma regra para as entrevista, mas a dica que dou é ser honesto acima de tudo e tentar ao máximo manter a calma. A entrevista será baseada nas informações que você inseriu no formulário DS-160 então seja coerente, responda só o que for perguntado e de maneira mais simples e direta possível.

A entrevista é feita por um cônsul americano, mas é toda em português. Abaixo eu vou informar todas as perguntas que me foram feitas:

Cônsul: Bom dia! Para onde você vai viajar?
Eu: San Francisco
Cônsul: Você viajou para Cuba. Porque? (ele começou a folhear meu passaporte e deu de cara com o carimbo de Cuba)
Eu: Para conhecer o país e as praias. Férias! (Nesse momento eu gelei… Será que essas adversidades entre os países iria me prejudicar?)
Cônsul: Em que você trabalha?
Eu: Sou engenheira.
Cônsul: De que?
Eu: Segurança do trabalho.
Cônsul: Quanto tempo você está trabalhando?
Eu: Na atual empresa 1 ano.
Cônsul: Tem parentes nos Estados Unidos?
Eu: Não.
Cônsul: Está indo viajar com quem?
Eu: Meu namorado.
Cônsul: Ele tem visto americano?
Eu: Sim.
Cônsul: Aprovado! Boa viagem! (ele bateu o carimbo num papel, guardou meu passaporte para colocar meu visto e me entregou um papelzinho com informações de como pegar meu passaporte com o visto)

Nessa hora eu nem acreditei! Fiquei igual uma idiota por alguns poucos segundos, agradeci e meti o pé dali!

aprovação do visto americano

Infelizmente nem todos conseguem ter o visto aprovado na primeira vez, então caso não ser aprovado, o cônsul devolve na hora o seu passaporte. Mas calma, você pode tentar novamente. Não precisa desistir!!

Entrega do visto americano

Sendo aprovado o visto americano, você terá que aguardar em média 10 dias para poder receber seu passaporte de volta já com o visto colado nele. Para acompanhar o status da solicitação acesse o link https://ais.usvisa-info.com/pt-br/niv

Como eu disse anteriormente, é possível receber o visto em casa ou fazer a retirada pessoalmente no CASV, isso vai depender de como escolheu quando preencheu os formulários de solicitação.

visto americano aprovado
Meu querido visto americano

Eu peguei pessoalmente no Rio de Janeiro, achei mais rápido e não precisa pagar mais algum encargo no caso de quem vai receber pelos Correios. Mas isso depende da possibilidade de cada um.

Esse artigo te ajudou? Deixe um comentário e compartilha com os amigos! Assim posso continuar melhorando meu trabalho e ajudando mais pessoas a viajar bem informadas! 😉


↠ Planeje sua viagem com o Mochila, Câmera e Ação ↞

↠ Reserve sua estadia pelo Booking através do Blog, você não paga nada além por isso! ✌

↠ Reserve com segurança os melhore passeios em toda América do Sul com a DeNomades

↠ Passagens aéreas em até 12x sem juros com a ViajaNet 

↠ Viaje com segurança e tranquilidade com Seguros Promo e aproveite o desconto de 5% com o cupom CAMERAEACAO5

↠ Chegue no exterior com internet no seu celular com a EasySim4U

↠ Ganhe R$130 de crédito em sua primeira viagem pelo AirBnb

↠ Precisando de ajuda para programar seu intercâmbio sem contratar agência? Eu posso te ajudar!

↠ Roteiros personalizados?? Pergunte-me como.

2 Comentários

  1. Bem útil!
    Também vou solicitar o visto e seu artigo vai ajudar bastante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.