O que fazer na Chapada dos Veadeiros

Hello pessoal !!

Sou uma criatura que ama natureza e tive a chance de me apaixonar e conhecer um pouquinho de uma maravilha de nosso país: a Chapada dos Veadeiros !

Situada em Goiás, a Chapada dos Veadeiros é uma das principais atrações do estado e recebe muitos e muitos turistas durante todo o ano. Alguns buscam o contato com a natureza, outros vão atrás do esoterismo que a região oferece.
Na Chapada dos Veadeiros você pode encontrar vários tipos de turismo, tanto aventura das trilhas pelas maravilhosas cachoeiras, rapel e tirolesa, como também apenas relaxar com massagem e meditação aproveitando a paisagem.

A parada mais procurada é em Alto Paraíso, que fica a 230km de Brasília e também o distrito da região, São Jorge, a mais 40km de distância.

A Chapada é muito grande e tem muita coisa pra fazer.. Acredito que seja necessário uma semana por lá para conhecer as principais atrações e sentir melhor o clima do lugar !! Infelizmente não tive muito tempo, o que é um ótimo pretexto para voltar, mas vamos lá ao que fiz:

Cataratas dos Couros

Fica em Alto Paraíso de Goiás, na propriedade privada Fazenda Boa Esperança, mas é super de boa entrar e não precisa pagar nada.
Pra quem ama cachoeiras é um prato cheio, pois a paisagem vai mudando no decorrer da trilha e você vai ter a chance de conhecer várias quedas em um só lugar. Na minha opinião é uma boa opção para quem tem pouco tempo, você vai querer passar o dia todo por lá !

 

Cachoeira das Muralhas

Cachoeira das Muralhas

As Cataratas são formadas pelas águas do Rio dos Couros com muitas corredeiras, cachoeiras, poços e paredões de pedra. Várias paradas tranquilas para relaxar no banho, outras para massagear as costas em alguma queda, outras apenas para contemplar a mãe natureza !

Cachoeira do Parafuso

Trilha:

Em relação a trilha, são aproximadamente 3 km, contando ida e volta. A dificuldade é nível médio, pois tem trechos de pedras, além de subidas e descidas por corda. Mas nada impossível. Cada um no seu ritmo e tudo dá certo !

Localização:

A entrada das Cataratas fica a 51 km de Alto Paraíso, em média 1h 30min de carro. Desses serão 16 km de afasto e mais 35 km de estrada de terra. É aconselhável fazer o trajeto de 4X4.

Minha opinião em relação as Cataratas dos Couros é: IMPERDÍVEL !

Vale da Lua

Próximo ao vilarejo de São Jorge se encontra o Vale da Lua !! Todo mundo que falei que ia para Chapada me perguntava se eu iria conhecer esse lugar! Não é pra menos, o Vale é um dos pontos mais turísticos da Chapada dos Veadeiros.
O vale é composto por uma interessante formação rochosa que foi esculpida pelas aguas do Rio São Miguel. O resultado disso faz lembrar o solo lunar, além de criar várias fendas nas pedras formando piscinas naturais.

Vale da Lua

Agora tenho que ser sincera, na minha opinião se tiver pouco tempo não vale a pena!! Ainda mais se for final de semana.. O local fica muito cheio e como a maior parte é pedra, fica muito calor e como tem muito turista, fica difícil achar um lugarzinho tranquilo nas piscinas…

Vale da Lua


Trilha:

A extensão da trilha é 1.2km, bem tranquilo. A maior dificuldade é andar nas pedras, vá com cuidado e atenção.

Localização:

A entrada do Vale da Lua fica a 35km do centro de Alto Paraíso, sendo 30 km de asfalto e mais 5 km de estrada de terra.
Fica também em uma propriedade privada, mas é aberto à visitação com o pagamento de uma taxa de R$ 20 por pessoa.


Dicas para curtir de boa:

  • Independente da trilha que fizer, dê prioridade para roupas leves e confortáveis, além de levar roupa de banho.
  • Leve água! Eu bebi água da cachoeira, mas muita gente não curte fazer isso.. Então leve a sua, já que não conseguirá comprar no caminho.
  • Ter uns snacks na mochila é sempre uma ótima ideia, assim como frutas! Mas não esqueça de levar um saquinho para trazer de volta seu lixo e manter o meio ambiente saudável!
  • Não esqueça o protetor solar e repelente.
  • Se possível, use sapato antiderrapante pois muitas trilhas têm trechos de pedras molhadas que escorregam bastante.
  • Dependendo da trilha é necessário contratar um guia.
  • Leve um chapéu ou boné.. Principalmente no período de seca, o sol é bem forte.

Clima na Chapada dos Veadeiros:

A região do cerrado tem estações bem definidas.

O tempo fica seco de maio a setembro, com os rios mais vazios e o ar super seco também. As chuvas serão raras, mas em compensação o calor é grande.
Já o período de chuvas começa outubro se mantendo até abril, nessa época os rios ficam bem cheios e a vegetação mais verde. Tem cachoeiras que só aparecem nesse período!

Trilha Cataratas dos Couros

Como chegar na Chapada dos Veadeiros saindo de Brasília:
Fonte: viajeaqui.abril.com.br

  • De carro, pegue a saída para Planaltina/DF (BR-020), rode 41 km e pegue o acesso para a BR-010/GO118 na direção de Alto Paraíso de Goiás, a 167 km.
  • De ônibus até Alto Paraíso, são três horas de viagem (Real Expresso, 11/2142-7100; R$ 40; todos os dias às10h e 21h).

De Alto Paraíso a Cavalcante são 91 km pelas asfaltadas GO-118 e GO-241 – mas para conhecer as cachoeiras e mirantes do entorno, roda-se bastante por estradas de terra. De Alto Paraíso até São Jorge são 22 km asfaltados e 14 km de terra pela GO-239.

Toda organização da viagem ficou por conta da querida amiga Camila do blog Pelo Mundo com Você !!
Também tive a chance de conhecer pessoalmente as amigas: Aliny do blog Me leva da Mala, a Thelma do blog De Casa para o Mundo e a Gabi do Viajando com Gabi !!

Estrada para as Cataratas dos Couros
 

Amigas muito especiais que sou muito feliz em ter, mesmo que na maior parte pelo Whatsapp ! Além delas, se uniram ao time a Carol e a Paula (também do Pelo Mundo com Você).

Nossa trip também contou com a logística e paciência dos meninos do Medusa !

Obrigada galera !! Vocês fizeram essa aventura se tornar ainda mais TOP !!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.