Centro histórico de Cusco e Valle Sagrado

Buenos días amigos !!

Eu estava louca pra escrever sobre a viagem mais incrível que já fiz.. minha visita a terra dos Incas, o Peru !!
Eu sabia que seria maravilhoso, mas na verdade foi muito melhor do que eu imaginava !! É até difícil falar.. porque só indo e vendo pra se ter uma ideia real do que é estar lá !!

Bem, vou começar dando a dica que julgo mais importante pra viagem: vai conhecer Cusco e Lima?? Então vá primeiro a Lima pra depois ir a Cusco.. senão Lima não vai ter graça nenhuma !! ;p

Eu desde novinha sonhei conhecer Machu Picchu, mas ainda não tinha tido a oportunidade nem grana para ir, então achei uma bela promoção da TAM e comprei as passagens pra Lima por 540 reais ida e volta !! E depois mais 141 dólares ida e volta Lima-Cusco pela Star Peru. Pronto?? Não.. eu não tinha companhia.. ai decidi ir sozinha mesmo, não perderia a oportunidade mesmo querendo fazer essa viagem mais alguém.. até porque pra quem eu ia compartilhar os momentos mágicos?? Então eis que vi com grupo no Mochileiros que estava indo pra lá também, me juntei a eles e hoje digo que não poderia ter feito escolha melhor !! De companhia viraram companheiros e amigos que quero levar pra vida toda !! Felippe, Fernando e Cristiane vocês fizeram toda a diferença !! Obrigada por tudo !!

Então vamos começar !!

18/04/2013 (quinta-feira): Esse dia não poderia contar muito, porque meu voo pra Lima foi a tarde e só cheguei lá 10 e poca da noite. Então fui direto pro hostel pra dormir e no outro dia partir pra Cusco. Reservei um hostel perto do aeroporto o Pay Purix Hostel por 42 reais num quarto privado, ele é bem normalzinho só pra passar noite mesmo e fiquei chateada que o café não começava  cedo e o transfer foi caro também, paguei 22 soles pra vir e mais 22 pra me levarem até o aeroporto de manha (é muito perto, não valia nem metade desse valor).

19/04/2013 (sexta-feira): Acordei cedinho e super animada !! Meu voo foi às 8h e 9 e pouquinha eu estava em Cusco !!! Cheguei feliz e com um pouco de medo da altitude, pois Cusco esta a mais ou menos 3400 metros acima do nível do mar. Então fui logo tomando um chazinho de coca e mastigando umas bolhas também (ajuda bastante) !! Eu ia esperar o Felippe, mas como estava cansada resolvi ir logo para o hostel !! Peguei um taxi por 12 soles até o Pariwana. Chegando lá me encantei com o hostel.. sem dúvidas o melhor que já fiquei !! Tudo é bom, os quartos, o clima, a estrutura, os atendentes, tudo tudo !! (27 reais por noite em quarto compartido de 6 pessoas com banheiro).

Pariwana Cusco

De cara conheci uma galera do Brasil e fomos dar uma volta e comprar umas coisinhas básicas para uso pessoal e quando voltei o Felippe estava lá me esperando !! Então fomos dar mais uma volta pra agora conhecer melhor a cidade !!
No primeiro momento do passeio encontramos um amigo que ele conheceu no voo e ficamos andando os 3 !! Visitamos o Mercado primeiro !! Lugar bem bacana, não muito limpo, mas vale a pena !!

 

Mercado Central de San Pedro

Dali conhecemos as diversas plazas (peguem um mapinha no hostel), andamos pelas ruas de pedra e pela Plaza de Armas (linda linda) !

 Alguma Calle por Cusco…

 

 Plaza San Blas

 

Plaza de Armas

Andamos, andamos e andamos… (o tempo voa.. quando fui ver já eram 17 e poca ) e voltamos pro hostel para descansar um pouco e mais tarde sair pra conhecer a noite cusqueña !
Dito e feito.. mais tarde nos encontramos os 3 e fomos para a Plaza de Armas (onde tb esta concentrada as noitadas), mas ainda estava relativamente cedo e então voltamos para o bar do hostel beber a famosa cerveja local (a deliciosa Cusqueña) e mais tarde um pouco voltamos para a Plaza e fomos no Mama Africa !! Eu tinha lido bastante sobre o local !! E é realmente legal !! Bem temático e animado, com happy hour até meia noite ! (Depois posto fotos do local, ainda não estou com elas)

20/04/2013 (sábado): Acordamos cedo e logo a Cris e o Fer chegaram !! Então fomos ver um passeio de parte do Valle Sagrado no próprio Pariwana (outra dica: os passeios de lá valem a pena pelo que pesquisamos) !! Esse passeio nós conhecemos Chinchero, Maras e Moray !! Custou 35 soles e mais 10 soles de entrada em Moray (como não compramos o boleto turístico tivemos que pagar entradas separadas e esse valor foi nosso guia que conseguiu como se fossemos locais).

Primeira parada foi em Chinchero, em uma típica casa de tecelãs para conhecer o belo trabalho delas !! Lá ouvimos sobre como são feitos os tecidos e um pouco da história local. Infelizmente não ficamos muito, pois o tempo é curto e há muito pra se ver !

 Chinchero

 

 Chinchero
Próxima parada foi a altíssima cidade de Maras (aproximadamente 4000 metros de altitude), onde fomos até as Salineras de Maras que possui os impressionantes poços de sal formados por uma fonte de água salgada, e é dali que aquele povo tira o sustento, dessa produção de sal. É bem interessante e bonito.
 Salineras de Maras

 

Salineras de Maras
Confesso que na subida de volta ao ônibus eu quase passei mal, senti falta de ar e tontura.. mas logo sentei, bebi água e melhorei !
Depois dali fomos pra última parte do nosso passeio…

Moray, nosso primeiro sítio arqueológico, uma espécie de antigo laboratório Inca com gigantes círculos na terra que simulavam altitude e clima, assim podendo testar seus plantios.
É muito interessante ver a tecnologia que era utilizada pelos Incas !

 Moray

 

Moray

Dali voltamos pra Cusco, já era a tardinha e aproveitamos pra fechar o passeio do dia seguinte lá no Pariwana, fechamos Valle Sagrado (transfer com guia) + trem pra Aguas Calientes + transfer pra Machu Picchu e entrada (com guia) + transfer de volta pra Cusco por 211 dólares.
Depois disso fomos até a Plaza de Armas jantar e apreciar a paisagem com o pôr do sol !

 Plaza de Armas

No final da janta a Cris não estava se sentindo bem então voltamos para o hostel pra descansar.. eu como sempre empolgada e ligada no 220, arrumei minhas coisas pro dia seguinte, me arrumei e fiquei no bar do hostel !! Os meninos tb ficaram, mas resolveram não sair pra noitada !!
Eu combinei com uma amiga do Brasil e ela foi com um grupo pro nosso hostel e de lá parti com eles pro Mama Africa de novo ! Mas dessa vez nem fiquei muito porque o dia seguinte seria intenso.. 😉

 

2 Comentários

  1. Lendo seu bloggggg…..feliz por aparecer nele dentre belas e aventurosas palavras….saudade " de casa" viu….kkkkk nossa casa cusqueña!!!!! Bjao aleeee! Fer!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.