O que fazer em Arraial d’Ajuda – Bahia: praias, atrações e muitas dicas

Falésias da praia da Pitinga em Arraial d'Ajuda, Bahia

O litoral brasileiro é cheio de lugares maravilhosos e uma viagem de carro é uma ótima oportunidade de conhecer um pouco mais do nosso país. Arraial d’Ajuda na Bahia foi o primeiro destino que escolhemos nessa viagem de última hora no final do ano.

Começamos em Macaé, no estado do Rio de Janeiro e seguimos de carro rumo a Bahia!

Arraial d’Ajuda foi uma excelente escolha, visto que é uma ótima opção para se hospedar na região sul da Bahia, já que é fora da muvuca de Porto Seguro e bem mais econômica que Trancoso.

Ficamos 2 dias em Arraial d’Ajuda e gostaria de ter tido um dia a mais. Então para quem têm mais tempo, tenho certeza que vale a pena investir em uma noite a mais. O litoral da Arraial d’Ajuda é lindo, o centrinho é animado e uma graça!

Nesse artigo contarei o que fazer em Arraial d’Ajuda, como chegar, onde ficar e a melhor época para visitar esse paraíso!


Como chegar e se locomover em Arraial d’Ajuda?

Como eu disse, essa viagem fizemos de carro. Então subindo do Rio de Janeiro para a Bahia, seguimos pela BR-101 passando pelo estado do Espírito Santo até a cidade de Eunápolis na Bahia. Nessa cidade então pegamos a BR-367 até a divisa onde se inicia a Estrada de Trancoso. Seguimos por essa estrada até onde se inicia a BA-986 que leva até Arraial d’Ajuda.

Costa do Descobrimento: rumo a Arraial d’Ajuda

Travessia da Balsa

Para quem vem do norte da Bahia, ou chega de avião por Porto Seguro, a melhor opção, e também mais econômica, é a balsa separa Porto Seguro de Arraial d’Ajuda.

Se estiver de carro é possível atravessar com a balsa também, mas se tiver chegada pelo aeroporto pegue um Uber e atravesse como pedestre.

Se locomovendo em Arraial d’Ajuda

Existem diversas vans circulando em Arraial d’Ajuda, assim podendo chegar bem próximo da sua hospedagem. Há também ônibus, mas o acesso fica um pouco mais restrito.

Táxis, uber e mototáxis também rodam pela cidade. No entanto, assim como eu, a forma que mais nos locomovemos em Arraial foi a pé!

Não acho que alugar carro seja uma boa opção, visto que as ruas são estreitas e é bem difícil achar vaga para estacionar. Nós mesmos deixamos o carro o tempo todo estacionado na pousada.

Para conhecer as praias, se estiver fazendo tudo a pé será necessário bastante disposição, já que têm bastante subidas e descidas. Mas as vans circulam pelas praias e levam até partes altas da cidade. Verifique na sua hospedagem os horários e locais das vans.

______________________________________
Siga nosso Instagram e fique por dentro das novidades @mochilacameraacao ! E mais fotos da Bahia seguindo a #MochilaNaBahia


O que fazer em Arraial d’Ajuda?

Arraial d’Ajuda é um distrito pertencente a Porto Seguro, Bahia. Mas ao contrário da cidade do descobrimento, Arraial tem uma vibe muito mais tranquila, mas todavia, possui uma noite bem animadinha.

Para quem gosta de conhecer os lugares caminhando, Arraial d’Ajuda é um prato cheio, visto que possui dois extremos de litoral bem diferentes. A Praia de Mucugê é a mais central e pode ser esse divisor de extremos. Já que a partir dela, no lado esquerdo se segue no sentido Porto Seguro e no lado direito pode-se chegar em Trancoso.

Igreja de Nossa Senhora da Ajuda

Igreja de Nossa Senhora da Ajuda: branca com detalhes amarelos. Apenas uma torre e uma pequena imagem do cristo redentor na frente da igreja. No entorno estão casas coloridas onde funcionam lojas de artesanato.
Igreja de Nossa Senhora da Ajuda e as lojas de artesanato

A Igreja de Nossa Senhora da Ajuda foi o primeiro santuário do Brasil, com a chegada da imagem da santa em 1549, trazida pelos jesuítas portugueses.

O santuário teve seu início no ano de 1550 e apenas em 1772 teve sua estrutura totalmente concretizada. Nos anos atuais, devido sua importância histórica e religiosa, continua recebendo algumas intervenções quando necessário.

A Igreja de Nossa Senhora da Ajuda  vista do alto
Igreja de Nossa Senhora da Ajuda vista do alto

Atrás da igreja está um dos pontos mais fotografados de Arraial D’Ajuda, com uma vista maravilhosa, é lá que está o mirante das fitas. Com milhares de fitinhas coloridas que deixa qualquer foto mais charmosa.

Além disso, também existe uma fonte de água potável que é considerada milagrosa por fiéis.

Largo d’Ajuda

A pracinha principal da cidade, chamada de Largo d’Ajuda, foi tombada pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Em seu entorno está a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Ajuda, muitas lojas de artesanato, restaurantes e cafés, além de um lindo casario colorido circulando a praça por todos os lados.

É um local bem agradável e ideal para sentar um pouco e apreciar os vai e vem das pessoas.

Rua do Mucugê

Considerada a “rua mais charmosa do Brasil”, a Rua do Mucugê fica bem no centro de Arraial d’Ajuda e é aquela rua que você não cansa de andar. Simples e rústica, mas, ao mesmo tempo, com toques de sofisticação, tudo com muito charme, sem perder a originalidade.

A rua do Mucugê possui muitos restaurantes, com cardápios bem variados, tanto no quesito preço, quanto opções gastronômicas. A rua também é repleta de lojas de roupas, acessórios e artesanatos.

É uma boa se hospedar no entorno do Mucugê, onde estão a maioria dos serviços como farmácias, agências de turismo, casas de câmbio, caixas eletrônicos, etc.

Praia do Mucugê

Praia do Mucugê – Fonte: Passeios e Viagens

A praia mais central de Arraial d’Ajuda, com boa estrutura de barracas de praia. Sendo a mais procurada da região.

A praia fica bem na descida da Rua do Mucugê, onde de cara você vai encontrar lojinhas simples no estilo pé na areia.

As águas são calmas e com aquela temperatura quentinha das praias baianas. Na maré baixa é possível ver os corais que foram piscinas naturais.

Praias de Arraial d’Ajuda

Litoral Sul de Arraial d’Ajuda, Bahia

Como eu disse anteriormente, Arraial d’Ajuda têm dois litorais extremos. No litoral sul seguiremos para a direção de Trancoso.

Quando a maré está baixa é possível chegar caminhando até Trancoso, mas é preciso bastante disposição e de preferência fora do alto verão, como janeiro e fevereiro quando as temperaturas estão altíssimas.

Praia do Parracho

A Praia do Parracho possui barracas mais sofisticadas e bonitas do que em Mucugê

Após a Praia do Mucugê é a primeira praia do litoral sul. A Praia do Parracho em si é muito parecida com a do Mucugê, a única diferença é são as barracas de praia que por ali são bem estruturadas e mais sofisticadas.

As mais famosas são Uiki Parracho, Sunrise Beach Club e Cabana Grande. Mas antes de sentar, verifique se é cobrada consumação mínima.

Praia da Pitinga

Continuando a caminhada para o sul, logo se chega na Praia da Pitinga. O cenário é lindo, com falésias multicoloridas e uma foz de rio formando uma piscina natural.

Na chegada da praia estão vários restaurantes e um grande estacionamento onde há parada de vans.

A estrutura da praia é muito boa, que se torna ideal para famílias com crianças. No entanto, também é um ponto para quem quiser se aventurar em um salto de parapente.

Praia da Lagoa Azul

Antiga Lagoa Azul | Fonte: TripAvisor

Mais a frente do caminho chegamos na Praia da Lagoa Azul.

Antigamente existia no local uma lagoa, a qual era foram por uma cascata que vinha do alto do desfiladeiro em meio as falésias. Mas hoje em dia não há mais água, o que restou é somente uma lama de argila que, teoricamente, possui propriedades medicinais.

Na Praia da Lagoa Azul não há grandes estruturas, contando apenas com uma barraca. No entanto, se você gosta de ambientes mais selvagens, esse é um bom ponto para passar um tempo.

Praia do Taípe

Praia do Taípe vista do alto, com falésias e coqueiros

A última praia do litoral sul de Arraial d’Ajuda é belíssima!! Chegar até a Praia do Taípe não é fácil, mas garanto que vale a pena. Eu estava caminhando e foi um logo trecho, mas se quiser chegar de carro é possível através de uma estrada de terra saindo do centro de Arraial d’Ajuda.

Existem algumas barracas para almoço, inclusive almocei na Cabana Falésia e gostei muito. Comida farta e bem caseira.

Mas o espetáculo fica por conta da natureza mesmo, com o visual de uma grande falésia com cerca de 45 metros, cheia de coqueiros no algo!


Litoral Norte de Arraial d’Ajuda, Bahia

Infelizmente não tivemos tempo de conhecer as praias do litoral norte de Arraial d’Ajuda, mas vou deixar aqui as dicas para que vocês possam aproveitar todas as belezas possíveis desse lugar tão incrível.

Se forem caminhando, ressalto que é importante verificar a tábua das marés (frequentemente nas pousadas têm informações a respeito, mas você pode verificar diretamente no site), visto que durante a maré alta pode ser difícil atravessar algum trecho pela praia.

Normalmente a maré começa a baixar por volta das 10h30min e só estará totalmente baixa por volta das 14h.

Praia dos Pescadores

Partindo mais uma vez da Praia do Mucugê, caminhando para o lado esquerdo, a primeira praia é a Praia dos Pescadores. A praia tem visual de barquinhos de pescadores, coqueiros e poucas barracas de praia.

Possui uma boa extensão e normalmente a praia fica tranquila.

Praia de Araçaípe

Praia de Araçaípe – Fonte: https://www.arraialdajuda.tur.br/

Mar calmo, com recifes de corais e muitas conchinhas na areia. A Praia de Araçaípe conta com boa estrutura de barracas e é ideal para a prática de esportes aquáticos. Durante a maré baixa, algumas piscinas naturais surgem em suas águas.

A praia tem acesso rápido de carro, o que pode ser uma boa opção para quem não está muito disposto a caminhar.

Praia do Apaga Fogo

Praia do Apaga Fogo – Fonte: https://www.arraialdajuda.tur.br/

Situado as margens do Rio Buranhém, a Praia do Apaga Fogo é onde Arraial d’Ajuda termina, em sua divisa com Porto Seguro. Justamente onde há a travessia de balsa de um lado para o outro.

A praia é ideal para banho em qualquer momento da maré, sendo bem mansa e rasa. Além disse, conta com uma grande piscina natural, que é o ideal para quem está com crianças.

A Praia do Apaga Fogo é bem estruturada e é onde está localizado o Arraial d’Ajuda Eco Resort.


Passeios no entorno de Arraial d’Ajuda

Arraial d’Ajuda conta com diversas agências de turismo que oferecem passeios para as regiões no entorno. Se você quiser fazer a cidade como base, não faltarão opções para conhecer muita coisa e ainda estar hospedado num lugar mais em conta e com ótima estrutura.

Entre as opções estão a belíssima Praia do Espelho (onde passei 2 noites na minha última visita a Bahia), Caraíva, um destino super procurado e bem roots (ainda não tive a oportunidade de conhecer mas só ouço elogios). Também existe um tour pela noite de Trancoso, entre outros passeios, inclusive mergulho e esportes radicais.

As principais agências são Arraial Trip Tour e Portal Turismo .


Onde Ficar em Arraial d’Ajuda?

Numa viagem de última hora, não tivemos tempo de procurar muito um lugar para ficar. No entanto, a escolha foi bem acertada.

Ficamos na Pousada Vento Sul, bem pertinho da Praia de Mucugê e também muito perto da Rua do Mucugê. Ou seja, muito bem localizada!! O quarto era bem espaçoso, com bom ar-condicionado e frigobar. A área externa têm umas cadeiras bonitas com vista para o mar. É bem agradável!

O café da manhã é simples, mas gostoso (a tapioca feita na hora é divina). Eles também disponibilizam um cafezinho da tarde. Ótimo né?! A equipe foi muito atenciosa e solicita com informações sobre a cidade. Eu recomendo a hospedagem lá.

2 diárias (20 a 22/12/19) para duas pessoas com café da manhã incluso custou R$598. | Reserve aqui |

Outras opções de hospedagem em Arraial d’Ajuda:

Fonte: Booking.com

Fonte: Booking.com

Fonte: Booking.com


Quando ir a Arraial d’Ajuda?

A dura realidade é que o melhor período com relação ao clima, é também o período da alta temporada de verão.

A temperatura média anual é de 25ºC e o inverno é longe de ser rigoroso. Os meses menos chuvosos vai de final de dezembro até março.

Eu fui no final de dezembro e peguei dias lindos, mas com umas chuvas de verão no final do dia. Nada que tenha estragado o passeio.

Em resumo, os melhores meses para visitar Arraial d’Ajuda são janeiro, fevereiro e março.


Reserve sua hospedagem pelo Blog! Você não paga nada além por isso e me ajuda com uma pequena comissão para continuar mantendo o Blog e trazendo informações gratuitas para mais viajantes! | Reserve aqui |


PLANEJE SUA VIAGEM COM O BLOG! RESERVE AQUI!

Ao fazer uma reserva com um link do blog, eu ganho uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso. Assim você me ajuda a continuar mantendo o Blog e trazendo conteúdos gratuitos para mais viajantes!

🛏️ Hospedagem 🛏️
Reserve o seu hotel, hostel ou apartamento no Booking e casas no AirBnb

🚑 Seguro viagem 🚑
Garanta uma viagem tranquila com a Seguros Promo (cupom desconto CAMERAEACAO5)

🎟️ Passeios e ingressos 🎟️
Encontre tours para muitas atrações na DeNomades e GetYourGuide

📲 Chip de celular 📲
Internet no seu celular em diversos países na EasySim4U

🗺️ Intercâmbio 🗺️
Realize seu sonho de estudar inglês em Malta na am Language e ainda ganhe 15% de desconto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.