5 motivos para conhecer e amar Istambul

 

Muitas pessoas me perguntaram qual foi o país que mais gostei dos 7 que visitei nas férias, de bate pronto eu respondo: Turquia!
Conhecer a Capadócia estava na minha lista de sonhos a realizar antes de morrer, então ano passado tive a chance de riscar essa conquista da lista.
Oportunidade de férias veio e então tinha chegado a hora de incluir a Turquia no meu roteiro. Pesquisei, programei, montei roteiro e comprei passagem. Porém, a instabilidade política do país e da Europa mostraram a cara fortemente nesse destino.

Só em Istambul, antes da minha viagem em outubro, ocorreram fatos muito preocupantes. Em janeiro houve ataque suicida em Sultanhamet (bairro que me hospedei e mais famoso de Istambul) matando turistas, em março ataque suicida em famosa avenida da cidade também matando turistas. Em junho a coisa piorou, ocorreu o atentado no aeroporto internacional com 47 mortes e uma explosão de carro bomba junto a ônibus da polícia. Em julho houve a tentativa de golpe militar com muito caos, mortes e feridos.
Imagina a minha cabeça como ficou… muitas vezes pensei em desistir do sonho, ou pelo menos adia-lo…. Parecia loucura ir. Mas um certo dia acordei com uma certeza tão grande que decidi manter os planos!!
Pensei: todos os dias dirijo 50km para trabalhar, onde quase toda semana vejo acidentes de trânsito. Moro no estado do Rio, onde infelizmente há muita violência. Sem contar qualquer doença que nosso corpo está exposto e outros acasos que podem ocorrer sem aviso prévio…. Se estamos respirando, estamos sujeitos a coisas ruins. Eu não poderia desistir por medo de algo incerto acontecer. Claro que isso é uma opinião que cada um precisa tomar sozinho, até porque nada adianta forçar uma viagem e chegar lá e não relaxar porque continua com medo, e eu decidi ir!
Eu fui, tudo deu certo e a Turquia foi a surpresa mais grata que já tive em todas as minhas viagens!! E voltaria, e voltarei!!
A Turquia está passando por momentos difíceis, sim. Mas também o que ocorre é que acaba sendo mostrado pela mídia só a violência. A quantidade de maravilhas que o país têm não merece ser ignorada por isso!
Deixo aqui, minha opinião sobre 5 motivos para conhecer e amar Istambul.
1. Dois continentes em uma única cidade

A Turquia é o único país no mundo que está dividido entre Europa e Ásia, e Istambul é a única cidade no mundo que está nesses dois continentes ao mesmo tempo! O incrível canal do Bósforo divide esses dois continentes e torna o país em um movimentado ponto comercial. Esse fato é no mínimo intrigante. Fiquei hospedada em Sultanhamet que está no lado Europa, mas quando fui para o aeroporto Sabiha pegar o voo para a Capadócia, já estava no lado Ásia. Meio louco não?! Sem contar no contraste que há, enquanto o lado europeu é pura agitação, o lado asiático se tornou refúgio para aqueles que desejam uma vida mais tranquila nessa grande cidade.

 

Já tem seguro de viagem? Não se esqueça que na Europa o seguro viagem é obrigatório!! Cote seu seguro com a Mondial e aproveite as promoções especiais!

 

2. Diversidade
A mistura de Ocidente e Oriente trazem para o país uma diversidade grande, mesmo a grande maioria ser muçulmana, as diferenças de costume e fé são respeitadas.
Há muita diversidade, até mesmo no costume da religião. Nas ruas são vistas mulheres muçulmanas de burca, umas somente com lenço na cabeça e outras de roupa normal sem lenço.

 

 

É muito legal conhecer uma cultura tão diferente da nossa e ter a chance de quebrar alguns tabus que existem pelo desconhecimento.
Tenho algumas histórias legais que vivi na Turquia mesmo com meu pequeno tempo de convívio.
3. Culinária maravilhosa

Desde o meu primeiro contato com a comida turca rolou uma química. A cara da comida é boa, o cheiro, os temperos, as cores…

 

Em cada esquina de Istambul você vai encontrar lugares vendendo Kebab (normalmente carne de cordeiro ou frango), impossível não experimentar e acho bem difícil não amar.

No café da manhã o costume é de mesa farta, tanto que uma das atrações do país é justamente começar o dia com muita comida boa, com ovos, queijos, legumes, pães, saladas e claro, muito chá!!

 

Esse foi outro ponto que me fez apaixonar… os chás!! Tanto o tradicional chá turco, como o delicioso chá de maçã.

 

Os temperos também são sempre presentes, indo conhecer algum mercado turco você verá tempero que nem imagina… e o resultado disso é uma comida deliciosa!
Algo delicioso que conheci em Istambul também foi o ayran, um iogurte temperado que é o principal acompanhamento dos pratos apimentados.

Ahhhh mas meu maior amor pela culinária turca ficou nos doces… os belos delights são deliciosos!!! Feitos tipo uma gelatina a base de romã com muito pistache, castanhas, frutas, chocolate e bastante açúcar. Eu já conhecia, mas comer na fonte é melhor ainda né!!

 

Precisando de dica de onde ficar em Istambul?! Sugiro duas hospedagens que já estive: Hotel Empress Zoe e Hotel Ibrahim Pasha

 

4. O povo mais legal que conheci
Isso vale para Istambul e Capadócia!! Impossível não se sentir em casa! O povo turco tão hospitaleiro quanto o brasileiro. Vi tanta gente simpática que na verdade nem estava esperando por isso, foi uma ótima surpresa!! As vezes chegamos num lugar com a impressão que ouvimos de outros né, mas aí tudo pode mudar! Pode ser uma impressão pessoal, mas o que mais encontramos nas ruas foram pessoas dispostas a ajudar, ou simplesmente para ficar batendo papo.
Como falei, tenho histórias muito bacanas e um carinho enorme por esse povo!! Vou contar em outro post sobre elas!!
5. Atrações incríveis

Istambul é a maior cidade da Turquia e a quarta maior do mundo, pode-se imaginar a quantidade de atrações que ela possui né. Claro que o destaque não poderia ser nada mais, nada menos que as muitas e belas mesquitas espalhadas pela cidade, tanto que Istambul é conhecida como a “Cidade dos Miranetes”, que são os auto-falantes das mesquitas. A mais a famosa delas, a Mesquita do Sultao Ahmet (Sultan Ahmet Cami) também conhecida como Mesquita Azul, foi construída em 1600 chama atenção e atrai turistas do mundo todo!! Ela é majestosa e belíssima, eu estava super animada para conhecer e não me decepcionei!

 

 

O Grand Bazaar também é outra grande atração imperdível, ele é o maior mercado coberto do mundo e também o mais antigo, com mais de 3 mil lojas. Nele se encontra de tudo, é uma perdição deliciosa!! Além de ser um passeio gastronômico (os turcos vão te encher de chá, doces e café) e cultural, onde mesmo que não queira comprar nada, o que para mim é impossível, você poderá fazer parte da tradição turca de negociação!

 

 

 

Com isso, dá para entender pelo menos um pouquinho do porque me apaixonei tanto por essa cidade e esse país? Quem tiver a oportunidade de conhecer, aproveita!! ❤❤

Eu já estou morrendo de saudade…

 

↠ Planeje sua viagem com o Mochila, Câmera e Ação ↞
——————————————————————————————
↠ Precisando de ajuda para programar seu intercâmbio sem contratar agência? Eu posso te ajudar!
↠ Já tem seguro de viagem? Cote seu seguro com a Mondial e aproveite as promoções especiais!
↠ Reserve sua estadia pelo Booking através do Blog, você não paga nada além por isso! 
↠ Roteiros personalizados?? Pergunte-me como.

 

——————————————————————————————

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.